Marlyana Tavares – A 25ª Temporada do Pinhão faz com que os chefs dos restaurantes de Visconde de Mauá (RJ) se esmerem ainda mais nas receitas, incluindo o ingrediente nos pratos oferecidos em seus cardápios. A temporada vai até 30 de junho.

Um concurso gastronômico levará à região chefs conhecidos para dar aulas, enquanto o público pagante poderá votar nos seus pratos preferidos. Na 25ª Temporada do Pinhão, visitantes poderão conferir também feiras de produtores locais, shows musicais e exposições.

Leia também

O que fazer em Visconde de Mauá: roteiro de 4 dias

Pousadas em Visconde de Mauá: não falta aconchego

Como será a temporada do pinhão 2018

Já está rolando o pinhão na mesa dos restaurantes em Visconde de Mauá, afinal ele está caindo que nem água das araucárias. Mas vai ter o final de semana dos dias 22 a 24 de julho, de sexta a domingo, que a coisa vai pegar. Será especial, com a presença dos chefs Tereza Paim, Flávia Quaresma, Elzinha Nunes, Ivan Achcar, Ana Bueno, Ciça Roxo, Ro Gouvêa, Conceição e Paulo Neroni.

Eles vão dar aulas com direito a degustação e depois no sábado, às 19h, formam o Grande Júri, quando serão conhecidos os vencedores do Concurso Gastronômico disputado entre os chefs dos restaurantes locais. Tudo vai a acontecer no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPs), a partir das 18h quando se reúne o júri popular.

Para participar do júri popular, degustando nove pequenas provas dos pratos, é necessário reservar, mediante pagamento de R$ 50/pessoa (mande e-mail para gostocomgosto@uol.com.br). São 180 vagas. Às 19h, o Júri dos Grandes Chefs se reúne e, às 23h, serão conhecidos os vencedores.

O concurso terá competidores nas categorias Entrada, Prato Principal e Sobremesa, e os pratos só serão revelados na hora da degustação. As entradas terão receitas dos chefs/restaurantes: Camila Szabo, Bar da Cerveja Vale do Pavão; Marcos Garcia, Nosso Quintal; e Cesar Ferreira, O Fino da Roça.

Os pratos principais serão apresentados por Jussara Nunes, Fazenda do Mel; Eliane e Vera, Restaurante Malagueta; Gabriel Douglas, Casebre. As sobremesas serão representadas por Ricardo Sato, Fue Gelateria; Daniel Passeri, Passeri Massas Artesanais; e Cida, do Hotel Buhler.

Já no cardápio

Cumbuca com torta envolta em pinhões com lareira ao fundo

Torta feita com pinhão: o fruto da araucária se presta a diversas combinações (Foto: Divulgação)

Desde abril, todos os restaurantes têm o pinhão nos pratos ofertados nos cardápios. De gosto suave e quase neutro, o pinhão presta-se a diversas combinações. Por exemplo: a chef Monica Rangel, do restaurante Gosto Com Gosto, criou o Tornedor de Costelinha com Pinhão e Purê de Queijo Curado.

Uma vez no Gosto com Gosto, passa na lojinha da Monica e confere os mimos para a cozinha e os doces em conserva de lá. Um show!

Obejtos com panelas e canecas de ágata em prateleiras de madeira

Mimos do Gosto com Gosto (Foto: Eliza Peixoto)

O fruto da araucária é a base do Bobó de Pinhão do Restaurante da Kashi.

E não é que o que chef Daniel Passeri, da Casa Gourmet, inventou o Ravioli de Pinhão Recheado com Truta Defumada e Boursin de Cabra?

Para a sobremesa, compareça ao Pastelão de Mauá e experimente os pastéis de pinhão caramelizado com canela e de brigadeiro de pinhão.

Para conferir programação: www.mauagastronomico.com.br