Patricia Lamounier – Buenos Aires tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE) a 35 km de B.A., localizado na vizinha Ezeiza e o Aeroparque Jorge Newbery (AEP) , bem central, a apenas 10 minutos de carro do Centro.
Uma vez eu li que entre os cinco principais sonhos de consumo de um portenho está “ir para o aeroporto num carro de luxo da Silver Star Transport”. Talvez valha! Mas eu já me divertiria de ir ou vir com um motorista engraçado que cantasse os melhores e mais famosos tangos!
Aeroparque Jorge Newbery
Chegar pelo Aeroparque (AEP) é tudo de bom. É um aeroporto pequeno e central. O único senão deste aeroporto é o free shop, que é bem pequeno. Da última vez em que fui a Buenos Aires, optei pelo “pacote: hotel + passagem + transfer”. Mancada total da minha parte, uma vez que o aeroporto é dentro da cidade.
Existe uma parada de táxi na saída do aeroporto, mas os argentinos não recomendam pegar esses. Eles não pertencem a qualquer cooperativa de táxi, são modelos antigos e muitos destes motoristas estão sempre querendo levar vantagem com os turistas.
Bem em frente ao aeroporto há uma grande avenida. Ali circulam muitos táxis. Estes são ok pegar.
Outra opção de saída ou chegada no AEP é o serviço de mini-ônibus ou shuttle muito usado em alguns países. O mini-ônibus te deixa em pontos distintos da cidade. Normalmente quem faz este serviço é a empresa Manuel Tienda León.
O coletivo ou ônibus comum para na Av. Costanera Norte bem perto do AEP. É o meio mais econômico, entretanto o mais lento também. Ao utilizá-lo tenha em mente que você deve conhecer o trajeto, os pontos de parada e estar carregando pouca bagagem. As linhas 33, 37, 45 e 160 param na vizinhança. Mas só aceitam o cartão SUBE e moedinhas trocadas.
Outra opção é o ônibus executivo. Eles têm linhas diferentes para vários destinos. Melhor prestar atenção!
Aeroporto Internacional de Ezeiza
É o maior aeroporto da Argentina e um dos mais modernos da América Latina. Situa-se na cidade de Ezeiza, a uma distância de 45 a 60 minutos da capital.
Os táxis de Ezeiza ficam estacionados na chegada do terminal A. Antes de entrar em um deles, deve-se negociar o valor da viagem e perguntar ao motorista se a tarifa é para passageiro e bagagem ou só passageiro. Dizem que estes taxistas são muito gentis mas aumentam o valor do combinado durante o trajeto.
Outra opção é o “Táxi Ezeiza”, com tarifa fixa para qualquer lugar na cidade de BA. Este tipo de serviço é encontrado em todos os terminais do aeroporto.
O transfer é sempre feito pela agência do Manuel Tienda Leon. Este transfer oferece um traslado de van te deixando em pontos estratégicos da cidade.
O Shuttle faz cinco viagens diárias a distintos hotéis de B.A. Fica mais em conta do que um táxi ou transfer.
Os Remis (ou táxis credenciados ou motoristas particulares) são similares ao serviço de táxis. O procedimento é o mesmo: deve-se negociar o valor antes de entrar e verificar se a bagagem está incluída neste preço ou não.
É possível pegar um coletivo ou ônibus comum. Com certeza, é a maneira mais econômica, mas é demorada e menos segura. A linha de ônibus que leva diretamente ao Centro de B.A. é o número 8. Tem parada na Praça de Mayo e segue pela Av. Paseo Colón. Já a linha 51 atravessa a cidade, parando na Estação Constituición.
Existem várias empresas de aluguel de carro no saguão, como a Hertz, Álamo, Localiza & Avis.
Para alugar um carro na Argentina é necessário ter carteira internacional, ser maior de 21 anos, portar carteira de habilitação do país de origem (com data da primeira expedição) e um cartão de crédito internacional com limite suficiente para cobrir o aluguel e seguro do carro.
comentários