Patricia Lamounier – Se me pedirem sugestões de passeios em Foz do Iguaçu com a família, direi sem hesitar: vá ao Parque Nacional do Iguaçu,  veja as cataratas, faça rafting ou Macuco Sáfari, conheça Itaipu, voe de helicóptero, atravesse a Ponte da Amizade! Nooosa, são tantos os passeios…. Não podemos esquecer ainda do Marco da Tríplice Fronteira, o Parque das Aves e o Templo Budista!  Muitos não sabem, mas Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros no país!

Todos os anos eu viajava com meu sobrinho mais velho mostrando para ele um pouco do nosso Brasil. Começamos a viajar quando ele tinha 6 anos. Nesta viagem ele estava com 17. Esta foi a maneira que encontrei de proporcionar um pouco de cultura, de conhecimento e, principalmente, criar laços de companheirismo e intimidade para sermos amigos na fase adulta.

Foz está localizada no Paraná. É mundialmente conhecida pelas Cataratas do Iguaçu e considerada uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.  Um espetáculo de tirar o fôlego! Leia abaixo sobre os passeios que fizemos e que eu recomendo.

 

PASSEIOS EM FOZ DO IGUAÇU: CATARATAS!

As Cataratas do Iguaçu são consideradas Patrimônio da Humanidade. Tudo o que fizer dentro do Parque  Nacional do Iguaçu terá como norte, sul, leste ou oeste as cataratas. São 275 quedas d’água que podem chegar a quase 90 metros de altura.

Lindas, lindas, lindas … São lindíssimas na primavera e verão. Essas são as duas melhores estações do ano para visitá-las, pois o volume de água é maior e as árvores estão verdes e muitas vezes, floridas.

A entrada do parque é pelo centro de recepção de visitantes. É possível comprar o tíquete com cartão ou dinheiro. Na época em que fui, um banco estava patrocinando o parque. Por ser cliente, obtive 50% de desconto na taxa de entrada.

Após a compra do ingresso, os turistas embarcam num ônibus duplo-deck panorâmico. Este ônibus segue até quase as cataratas. Durante o trajeto, o passageiro pode observar a flora e fauna do parque.

O parque oferece aos visitantes uma série de atividades como trilhas e caminhadas, passeios de bicicleta, Macuco Safári, rafting e rapel.

O parque também pertence à Argentina. Vale a pena cruzar a fronteira e verificar de pertinho a impressionante Garganta do Diabo.

O parque está aberto diariamente das 9h às 17h.

 

MACUCO SAFÁRI E RAFTING

O Macuco Safári é um dos passeios em Foz do Iguaçu mais procurados por quem visita as Cataratas . Em barcos infláveis, os visitantes, trajados com coletes salva-vidas, são conduzidos até quase debaixo das quedas. Uma aventura deliciosamente molhada, de aproximadamente meia hora. Todos saem dos barcos felizes da vida após este passeio! Fico emocionada até hoje só de lembrar como os olhinhos do meu sobrinho brilhavam ao se aproximar das quedas!

Caso o visitante tenha comprado ingresso para o rafting, os motoristas dos barcos podem deixá-los diretamente na área própria, como foi meu caso. Se o dia estiver lindo e quente e o parque vazio, não haverá passeio melhor e mais divertido.

Rafting é igual a todos. Mas foi a primeira vez que fiz. Fiquei com os músculos da perna em frangalhos de tanto “ajoelha, senta, sobe e desce”. Tem de ser rápido, bem como as remadas. O grau de dificuldade não foi alto, mas deu para cansar.

Depois de remar pelas corredeiras do rio, me esforçar para levantar e sentar usando um colete maior que o meu número e um capacete também, o instrutor simplesmente disse: se vocês quiserem seguir ao lado do barco nadando, podem pular!

Que sensação! Eu olhava para trás, via as quedas d’água, olhava para os lados, via os paredões de pedra e árvores verdes, muito verde! Olhava para cima, via o céu azul, sem nuvem alguma. O dia estava quente e a temperatura da água perfeita.  Meu sobrinho tinha sorriso de verdadeira alegria estampada no rosto! Pena não ter a câmera comigo neste passeio!

PARQUE DAS AVES

 

Borboletas do Borboletário no Parque das Aves

Borboletas do Borboletário no Parque das Aves

Antes de visitá-lo, pensei que fosse encontrar um parque com algumas aves em gaiolas e só. Na verdade, o Parque das Aves é considerado o maior viveiro de araras da América do Sul. Esse parque particular conta com mais de 200 espécies. Para a maioria delas, que foram resgatadas de maus tratos e tráfico, o parque é definitivamente um santuário.  O visitante pode entrar na maior parte dos lugares e apreciar as aves de perto e em “liberdade”.

O borboletário me deixou extasiada. Poder observar a metamorfose de uma borboleta, ao vivo e a cores,  é sem explicação! O ovo, a larva, a pupa (crisálida) e o estágio adulto. Imagina que leva um ano inteiro para acontecer esta transformação.  O ciclo começa quando os ovos são depositados nas folhas

Garanto: já estive entre jacarés, segurei cobra, mas ver aquele tanto de araras soltas, grasnando, andando desengonçadamente para todos os lados e me olhando de soslaio, juro, tive medo!!! Já pensou se elas implicam comigo?

 

Araras soltas no parque das aves

Araras soltas no parque das aves

PASSEIO DE HELICÓPTERO

Do lado oposto à entrada do centro de recepção de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu está o heliponto. Ali é oferecido diariamente, das 9h às 17h, o passeio de helicóptero. Durante 10 minutos é possível  sobrevoar as cataratas pelo lado brasileiro. O helicóptero comporta 4 pessoas, mais o piloto. Feriados e finais de semana é necessário fazer reserva. Foi um dos passeios em Foz do Iguaçu que mais me encantou e divertiu.

Detalhe: O chão do helicóptero, onde fica o passageiro que senta ao lado piloto, é de vidro. Isto faz com que este passageiro tenha a sensação de não ter nada abaixo dele durante o voo. É maravilhosa a visão do parque e das quedas!

 

HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Depois que fiz o circuito especial, a Usina Hidrelétrica de Itaipu tornou-se para mim, uma das obras mais faraônicas da engenharia moderna e também um dos projetos mais ambiciosos do mundo. A usina abastece o Paraguai em 71,3% de toda sua energia elétrica de consumo, e o Brasil  em 16,4%.

A barragem é uma gigantesca estrutura de concreto que retém o curso do Rio Paraná. Possui 8 km de comprimento e 167 metros de altura. Seus dutos e unidades geradoras de energia elétrica estão instalados no reservatório que contorna a Barragem da Itaipu Binacional.

O Circuito Especial acontece todos os dias, das 8h às 16h e tem duração de 2h30. É necessário a compra antecipada de ingresso, uma vez que o passeio tem vagas limitadas: 24 lugares. Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas. Há armários no Centro de Recepção de Visitantes para alugar.

É necessário usar calçados fechados, sem salto e com sola de borracha. Pede se para usar roupas com comprimento abaixo do joelho. A idade mínima é de 14 anos, e precisa apresentar passaporte ou da identidade. Este circuito permite o visitante conhecer ao interior da barragem.

Etapas do Circuito Especial: 

A 1ª parada é na estação mirante. Além da barragem e do vertedouro pode-se conhecer o painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu.

As 2ª e a 3ª paradas são nas comportas de captação de água para as unidades geradoras. O visitante passa ao lado de enormes “tubos” brancos por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou seja, metade da vazão das cataratas em cada um deles.

Na 4ª e 5ª paradas é possível ver a sala e os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras e os técnicos que controlam a operação por meio de computadores e painéis eletrônicos. Existe uma faixa amarela no chão desta sala que representa simbolicamente a fronteira entre Brasil e Paraguai.

Na 6ª e 7ª paradas observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural. Pode-se observar os trabalhadores andando de bicicleta ou carrinhos elétricos dentro dessa galeria, que possui 1 km de extensão. É possível ver as tampas das 20 unidades geradoras.

Já o circuito Visita Panorâmica também acontece todos os dias das 8h às 16h30. Tem duração aproximada de 1h30. Este circuito permite a visão panorâmica da usina, da barragem e do vertedouro. Antes da saída do ônibus é exibido  um documentário sobre Itaipu.

A Iluminação da Barragem, espetáculo de som e luz, acontece somente às sextas e sábados às 20h, com duração aproximada de 1h30.

 PONTE DA AMIZADE E COMPRAS NA CIUDAD DEL ESTE

Se algum dia você sonhou em cruzar a Ponte da Amizade a pé, esquece! Principalmente se decidir fazer isto num sábado qualquer. Loucura ensandecida! Sábado é o dia em que todos cruzam a ponte para barganhar, pechinchar, visitar e fazer compras!!!

A Ponte Internacional da Amizade foi construída sobre o Rio Paraná entre 1950 e 1960, ligando a zona comercial de Foz do Iguaçu a Ciudad Del Este. Todos os que desejam fazer compras no lado paraguaio têm obrigatoriamente que passar por ela. O fluxo de carros, motos e pedestres na área é gigantesco.

O centro de compras desta a cidade paraguaia situa-se na cabeceira da própria ponte, o que faz com que poucos conheçam realmente a Ciudad Del Este.

Uma manhã é pouco! São tantos shoppings, “ling-lings” e camelôs, que nos sentimos perdidos. Algumas lojas vendem produtos de boa qualidade, outras nem tanto. Mas o que vale é conhecer e se você se animar, por que não levar um mimo?

Curiosidade: Durante muito tempo a Ciudad Del Este foi chamada de Puerto Presidente Stroessner, nome do ditador paraguaio. É a segunda cidade mais importante do Paraguai, depois da capital, Assunción, e uma das maiores zonas francas do mundo, competindo com Hong Kong e Miami.

 

TEMPLO BUDISTA

Estátua de Buda no Templo Budista em Foz do Iguaçu

Estátua de Buda no Templo Budista em Foz do Iguaçu

Com chuva ou com sol, meditar é sempre uma boa pedida! Ainda mais se você estiver viajando: medite  e agradeça a oportunidade!

Em 1996, o mosteiro Budista foi construído pelos chineses que moram na região do Brasil, Argentina e Paraguai. O lugar é muito interessante, especialmente por ter uma réplica de 7 metros de altura do famoso Buda sentado. Existem ainda cerca de 120 outras estátuas, representando cada encarnação de Buda na terra.

O mosteiro está aberto das 9h30 ás 16h30 de terça a domingo. A entrada é franca.

MARCO DA TRÍPLICE FRONTEIRA

Obelisco brasileiro na tríplice fronteira foto: depositphotos

Obelisco brasileiro na tríplice fronteira foto: depositphotos

Em 2012, época em que visitei Iguaçu, me disseram que o marco era longe e que a área estava muito abandonada. Eu não fui e me arrependo. Abandonada ou não, eu teria visto o obelisco construído em 1903.  Teria visto um mirante com vista para os três países: Brasil, Paraguai e Argentina. Teria visto o encontro das águas do Rio Paraná com o Rio Iguaçu!

O marco da tríplice fronteira foi revitalizado em 2016. Foi transformando num complexo turístico com várias atrações, incluindo uma vila cenográfica das Missões Jesuíticas, show de águas dançantes e restaurante com vista para o encontro dos rios.

ONDE FICAR EM FOZ DO IGUAÇU

Ficamos hospedados no Hotel Bella Itáliano Centro da cidade de Foz do Iguaçu. É um hotel antigo mas confortável, com excelente café da manhã, agência de viagem no saguão e pertinho do shopping! O que gostamos muito, porque meu sobrinho e eu adoramos cinema! Quando viajamos, assistimos de 2 a 3 filmes e sempre pegamos a última sessão!

No Centro de Foz do Iguaçu os hotéis têm um perfil mais voltado para o público corporativo e também aqueles que procuram hospedagens mais econômicas, tipo hostels. Foz do Iguaçu tem boa oferta de hostels (pelo menos 10). Já a Rodovia das Cataratas é bastante procurada por famílias em férias pelo número expressivo de grandes hotéis com áreas de lazer, piscinas e termas.