Patrícia Lamounier – Cheguei ao Santuário do Caraça, distrito de Catas Altas, numa tarde de inverno.  A diferença de temperatura entre a cidade e o parque me chamou a atenção. Estava frio! De noite, gelou!

Estava vindo da cidade de Santa Bárbara com minha família. Sempre quis me hospedar no santuário, especialmente na Páscoa e Natal, mas nunca consegui.  Desta vez, programamos a viagem para um final de semana de agosto e deu tudo certo!!!

Como ir ao Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça está a cerca de 120km de Belo Horizonte, indo pela BR 381 em direção a Vitória (ES). É uma rodovia complicada: muitos caminhões, curvas e no momento, obras de ampliação.

Mas ao sair da 381, no trevo que leva a Cocais, Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara parece que estramos em outro mundo. Estradas secundárias têm um charme especial! Siga nesta rodovia, MG 436, até a rotatória com placa de sinalização para o Santuário do Caraça. Dali, não tem como errar!

Uma opção para quem está em BH é pegar o trem da Vale. Este trem parte todos os dias as 7h30 da Estação Central de Belo Horizonte e tem como destino final a cidade de Cariacica, região metropolitana de Vitória-ES. A estação de descida é Barão de Cocais. De lá, um transporte deve ser contratado para seguir até o santuário.

Se estiver vindo de São Paulo ou do Espírito Santo, é também a BR 381 que usará. Mas se vier do Rio Janeiro, pegue a BR 04o, siga até Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Catas Altas.  É pouquinho tempo e logo, logo você vê a rotatória que leva ao Santuário.

Um pouco da história 

caraça-(3.1)

Panorâmica do Santuário do Caraça (Patricia Lamounier)

A reserva particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça é propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM).  Sua história começou há 200 anos com o Irmão Lourenço erguendo o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. Seu objetivo era desenvolver trabalhos religiosos e sociais.

Em 1820, anos depois da morte de Padre Lourenço e a propriedade já pertencente a Congregação da Missão, foi fundado o Colégio do Caraça. Por quase 150 anos, o lugar foi colégio e seminário.

Em 1968, o fogo destruiu algumas dependências da casa, levando a uma reconfiguração nos objetivos do colégio. Hoje o Santuário do Caraça é um centro de peregrinação, cultura e turismo.

” O Caraça pode ser buscado como espaço privilegiado de mudança de rumos, lugar para se repensar a vida, revalorar a existência, repensar conceitos e hábitos, redimensionar atitudes e programas existenciais. Visitá-lo também pode  reestreitar laços perdidos, aprofundar o amor familiar e a bênção da convivência, ampliando laços fraternos e afetivos”. (Trecho retirado do Site do Santuário).

 

Recepção

Ao chegar ao santuário, depois de percorrer uma estradinha de quase 10km, o visitante é encaminhado diretamente para a recepção. Uma ficha de hospedagem é entregue para ser preenchida juntamente com um folder com as normas de visitação.

O horário de check-in é a partir das 14h e check-out às 12h.

Hospedagem

De acordo com a direção, o santuário recebe aproximadamente 17.500 hóspedes/ano. Portanto, é necessário reservar. As reservas podem ser feitas pelos telefones  (31) 98978-3179 (Oi) ou (31) 98978-3180 (Oi), ou de 8h às 18h através da Central de Reservas do santuário ou sites de hotéis.

As diárias são com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), com direito à entrada na Reserva Natural.

quarto mostrando 2 camas, já com cobertores e travesseiros um armário de madeira encostado na parede e um quadro dependurado do Santuário do Caraça, Santuário do Caraça: programa de final de semana

Dormitórios têm camas simples

Lembrando que o Caraça foi um antigo internato, os quartos são simples e espartanos. A disposição do mobiliário é quase sempre a mesma: 3 camas de solteiros, um armário, uma mesinha e uma pia.

Os banheiros (externos) ficam nos corredores. Estão sempre limpos e a água normalmente é muito quente.

Ali não existe luxo e não é lugar para tal. É um lugar simples, para descanso, relax e oração!

Almoço & Jantar

Almoço e jantar são servidos no refeitório.  Mais uma vez insisto, não existe luxo. As mesas são comunitárias e o esquema é self-service. Os copos são descartáveis e guardanapos são de papel. A comida é bem mineira, de “sustança”, simples e com sabor de casa. Você pode se servir quantas vezes desejar.

refeitório-caraça-(3

Refeitório de almoço e jantar, com verduras e folhas produzidas na horta orgânica  (Patricia Lamounier)

Água é gratuita. Se desejar refrigerante, vinho ou cerveja é possível obter. Existe um balcão de vendas para tal.

As cozinheiras ficam todas embevecidas quando elogiamos a comida, fato comum por ali! Um detalhe: O Santuário do Caraça possui uma horta orgânica. Todas as verduras de folhas são produzidos nesta horta!

Almoço é servido de 12h às 14h e o jantar de 18h30 as 19h30.

Café da manhã

Assim como o almoço e o jantar, o café da manhã também é self-service. Mas é servido no refeitório São José. Placas e cartazes indicam o local.

Café, leite e chá podem ser encontrados nos aparadores, junto á água e suco.  Pães, bolos, manteiga, queijo, biscoitos e geleias ficam dispostos em outro aparador. No centro de tudo está um grande fogão à lenha, onde é possível fazer ovos mexidos e pão na chapa (com queijo, presunto ou somente manteiga!). Fica delicioso! É interessante ver todos preparando seus próprios ovos ou pães! Memória da minha infância! De roça!

Tudo é muito caseiro, preparado pelo pessoal da comunidade. A fome fica incrivelmente maior no inverno! Nas mesas comunitárias, cheias de famílias, é possível observá-las se preparando para passar o dia desfrutando das opções de lazer ou mesmo finalizando para pegar estrada.

A criançada ainda comenta do lobo. Os maiores contam como foi ver o lobo e os pequeno justificam pesarosamente o fato de terem dormido de cansaço! Muitos mostram as fotos ou os vídeos da noite anterior.

O café da manhã é servido de 7h30 às 9h30.

O que fazer no Santuário do Caraça

Fazem parte do conjunto histórico do Santuário do Caraça a Igreja Neogótica de Nossa Senhora Mãe dos Homens, o claustro, as catacumbas, o museu, a biblioteca, os jardins, o calvário e a capelinha. Estes estão próximos do prédio principal e numa simples caminhada é possível conhecer tudo! Este passeio leva aproximadamente 1h30.

Minha família e eu curtimos os Passos e o Calvário localizados no alto do morro, de onde é possível ter uma visão panorâmica do complexo do santuário. Os jardins são bem cuidados e de manhã encontramos esquilos e pássaros por lá.

Fomos visitar uma feirinha de artesanato perto da cantina e da lojinha onde o pessoal local cadastrado expõe seus dotes ou dons nos finais de semana, feriados e no horário de visitação. É possível adquirir gorros, bolsas, geleias, sabonetes, difusores e bonecas de palha.

Pelas trilhas do Santuário do Caraça

O santuário tem uma área de 10.187,89 hectares considerada como área de conservação e enquadrada na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (Portaria 32/94 – IBAMA). O visual é maravilhoso e é possível fazer trilhas. Todas sinalizadas.

As trilhas de até 2km são consideradas de pequena e média distância. São inúmeras, como o Banho do Imperador, do Belchior, Cascatinha, Bela Vista, Capelinha, Mirante da Piscina, etc. É um bom exercício para quem quer curtir o local.

Sempre ouvi falar da Cachoeira da Bocaina. Ela, juntamente com a Cascatona, Oratório e Taboões entram no rol das trilhas classificadas de longa distância, de 2 a 6km.

É obrigatório a contratação de um guia cadastrado pelo Caraça para aqueles que desejam ir às grutas e cachoeiras acima de 6 km, incluindo subir os picos. Além disso, a capacidade de carga para cada pico não pode exceder a 10 pessoas. O passeio deve ser realizado no mesmo dia e em dias de chuva, não há saídas!

*Algumas regrinhas básicas que a direção do Caraça pede aos visitantes que farão trilhas:

Use calças compridas e de preferência botas para sair em caminhada. Nunca use chinelos ou shorts;

Nunca ande sozinho, principalmente para trilhas mais distantes; 

A água é muito fria. Antes de se banhar, molhe os pulsos e a nuca para evitar choque térmico. No inverno, não se deve ficar mais que 5 min dentro da água para evitar hipotermia;

É expressamente proibido sair das trilhas e adentrar no interior da mata;

Nunca coletar flores ou mudas;

Não deixar qualquer tipo de lanche de trilha na área de reserva (ou mesmo no chão!).

Não ir de bicicleta para as trilhas ou atrativos naturais. Ande de bicicleta somente no asfalto;

Não acender fogueira.

O lobo-guará

lobo-caraça-3

Lobo-guará no adro da Igreja no Santuário do Caraça (Foto: Sabrina Carvalho)

Atração máster para crianças e adolescentes. Os adultos não mencionam, mas também esperam ansiosamente pela chegada do lobo.

Às 19h30, uma bandeja com carnes e frutas é colocada no chão do adro da igreja. As pessoas se postam sentadas ali para esperá-lo. A partir desse horário, a direção do Caraça pede que os hóspedes evitem andar pelo pátio, jardim e escadaria em frente ao santuário. A conversa deve ser em tom baixo para que o lobo não seja intimidado. Afinal, é um animal medroso e arisco. Pedem ainda para evitar uso de celulares e vídeos em tom alto.

Não existe um horário determinado para o lobo aparecer, podendo acontecer das 19h30 até quase o alvorecer. Na noite da minha estada ele chegou às 22h30. Estávamos geladas de frio!!! Muitos hóspedes já tinham desistido e só as crianças maiores ficaram.

A partir do momento que o lobo começa a subir as escadas, dá um frisson nos visitantes. Todos ficam quietos e boca aberta, observando aquele animal ali, bem à sua frente, caminhando em passos lentos em direção à bandeja de comida.

É uma cena interessante de se ver. O animal de médio porte, não domesticado, postado ali bem pertinho, comendo e olhando timidamente à sua volta. Fotos podem ser tiradas, inclusive com flashes. Mas conversas altas e movimentos bruscos fazem com que o lobo sinta-se ameaçado e vá embora.

lobo-no-atrium-comendo-(3)

Lobo-guará comendo carnes e frutas dispostas na bandeja no adro da igreja (Foto: Sabrina Carvalho)