Patricia Lamounier – Em primeiro lugar, devemos cumprir horários. Estar atrasado, nem que seja por 5 ou 10 minutos, indica falta de respeito, educação e profissionalismo. Exceto em alguns países na África. Oi? Como assim?
Isso mesmo: o que é falta de educação em um país pode ser considerado polidez em outro. Se numa viagem a negócios é necessário saber as regras de comportamento numa reunião ou compromisso para não estragar uma boa oportunidade, também à mesa conhecer os costumes dos anfitriões é fundamental.
Afinal, ninguém quer pagar mico. Por isso, listei abaixo 30 regrinhas de ouro de etiqueta à mesa.
EUROPA
1 – Na França e na Espanha, nunca agende um jantar às 18h. A maioria dos franceses janta às 20h e os espanhóis às 22h. Na França, a gorjeta é incluída na contas dos restaurantes.
2 – Na Espanha, não molhe o pão na sopa!
3 – Já na França, em ocasiões informais, pode-se espetar o pão no garfo e usá-lo para limpar o molho dos pratos. Aliás, o pão é servido também como utensílio. Ou se usa garfo e faca ou se usa garfo e pão! Ele é para ser comido junto com a comida e não como entrada!!! E não se corta a salada e muito menos as folhas de alface. Dobre-as com o garfo utilizando o mesmo na mão esquerda.
4 – Nunca divida a conta na França. Pague toda ela ou deixem que paguem sua parte!
5 – Na Alemanha tirar o paletó e dobrar as mangas é sinal de desrespeito e desleixo. Cruzar os talheres significa que a pessoa em questão apenas faz um intervalo ao comer. É falta de educação cortar panquecas e batatas com faca. Isto sugere que os mesmos estão duros.
6 – Na Itália, ao final da refeição, o garfo é colocado paralelo à faca, com os dentes para baixo. Nunca peça queijo se não for oferecido a você. É uma ofensa grave acrescentar queijo extra ao spaghetti ou pizza. E nunca peça cappuccino ou bebida com leite depois de comer. Isto retarda a digestão!
7 – Ao receber a conta em Portugal, caso tenha sido bem atendido, pague 5% a 10% de gorjeta.
8 – Na Inglaterra nunca coma de boca aberta e nem fale de boca cheia!
ÁSIA E ÁFRICA
9 – No Japão e na China não se deve receber com somente uma mão o recipiente de comida oferecido. O convidado deve pegar com as duas mãos. Quando se come com os hashi (pauzinhos), a primeira porção que se toca é a que se pega. Não pode escolher.
10 – Nunca cruze, espete, lamba ou coloque os pauzinhos verticalmente na tigela. Isto é muita falta de educação.
11 – Ao comer noodles ou sopa faça barulho, o que demonstra sua apreciação pela comida. Além disto, deve-se beber o caldinho diretamente da tigela. Não use colher e segure com as duas mãos. E nunca se sirva de um drink sem servir primeiramente seu anfitrião.
12 – Na China ao ser perguntado se deseja arroz, resultará no fim da refeição. A partir daí não se bebe mais vinho ou bebida alcoólica com arroz e não se deixa restos de arroz no prato. Se o bowl (vasilha especial) tiver tampa, deve tampá-lo.
13 – Recusar a sopa no início da refeição é desfeita. Ela é servida no início exatamente para aplacar a fome de todos.
14 – De maneira alguma vire o peixe no prato enquanto estiver visitando a China. Ele representa o barco que o pescou e se for virado, significa que o barco também irá virar!
15 – Nos países asiáticos não se dá gorjeta.
16 – Na Índia e em alguns países da África é considerado sujo quem come com a mão esquerda. Quando for comer com as mãos, use somente à direita! Na Índia não se deixa comida no prato. Sobra é considerado falta de educação. Lave as mãos antes e depois de comer.
17 – Na Tailândia, você receberá toda sua refeição de uma vez. A comida deve ser compartilhada, pois faz parte da cultura e tradição deste povo. E nunca pegue a sobra de comida de uma panela.
18 – Na Rússia, os pulsos devem ser apoiados a mesa e não os cotovelos. Garfo deve ser manejado pela mão esquerda e faca pela mão direita. Não se mistura vodka com outra bebida, exceto cerveja. É o famoso yorsh. O país prioriza a pureza da vodka, portanto não use gelo e nunca recuse uma dose!
19 – Na Coréia os mais velhos são os primeiros a comer. E somente depois que eles se levantarem da mesa é que você poderá fazê-lo!
20 – Em alguns lugares da África, se for convidado para jantar, deve-se chegar com 15 a 30 minutos de atraso!!!
21 – Na África do Sul é rude comer com sapatos. E não se deve olhar diretamente para as pessoas enquanto come.
PAÍSES ÁRABES
22 – No Egito é comum despejar o chá no copo até transbordar. É grave olhar a comida do outro.
23 – Os árabes fazem barulho ao degustar seu chá ou outras bebidas, alegando que este hábito melhora o sabor das bebidas.
24 – Ao ser convidada para uma festa só de mulheres, o café será servido como ritual de abertura e de encerramento da mesma. Na saída, todas levarão presentes, como perfume e incenso-aromas da casa visitada.
OCEANIA
25 – Na Nova Zelândia é costume palitar os dentes a mesa. O paliteiro é passado de pessoa para pessoa ao final da refeição.
26 – Na Austrália, pergunte ao anfitrião antecipadamente se deve levar um vinho ou cerveja. E após o jantar é esperado que se ofereça para lavar a louça ou ajudar a arrumar a cozinha.
AMÉRICAS
27 – No México, é muito comum comer com as mãos. Jamais use garfos para comer tacos! E só comece a comer quando o anfitrião disser: “Buen provecho”.
28 – Já no Chile, o uso de garfo e faca é essencial.
29 – No Canadá e nos Estados Unidos é sempre de bom tom levar um mimo para o anfitrião. Pode ser uma caixa de bombom, flores ou vinho. Em Quebec (Canadá) usa-se enviar flores antecipadamente.
30 – Não sopre a comida nos Estados Unidos e nunca, mas nunca mesmo sente à mesa antes de o anfitrião estar sentado. Não se usa palito de dentes à mesa, mas é normal assoar o nariz caso precise!!!
dicas perfeitas. ameiiiiiiiiiiiii