Patricia Lamounier – Ao viajar nos deparamos com costumes diferentes daqueles com que fomos criados. O mundo é vasto e as culturas diversas. Por isso, respeito é bom, mesmo que alguns comportamentos pareçam completamente absurdos. Por isso, listamos 30 regras de etiqueta em viagens de negócios. Elas podem até parecer insignificantes, mas mostram um sentimento de respeito pelos outros, o ambiente, a cultura e costumes de outros países.

Cartilha de boas maneiras

1- Nunca se deve comparar o país que visitamos com o país onde fomos criados e temos fincadas nossas raízes e costumes. Por exemplo, na Índia, é fácil um visitante ou turista – sem entender a cultura local – sucumbir ao preconceito, ao ver o trânsito caótico, as vacas circulando livremente, as pessoas utilizando as ruas como mictório e a diferença as atividades exercidas segundo castas sociais.

2- Antes de chegar ao destino, faça uma pequena pesquisa para conhecer os hábitos de conduta e etiqueta da população local. Se a convivência diária é importante, ter informações corretas pode ajudar a fechar um negócio importante.

3 – No mundo dos negócios, os horários devem ser cumpridos religiosamente. Atrasos, mesmo que sejam por 5 ou 10 minutos, indicam falta de profissionalismo. Se estiver atrasado, ligue para a pessoa e explique o motivo do atraso e duração do mesmo. Caso não consiga falar, deixe uma mensagem de voz.

4 – O cumprimento dos prazos na entrega de propostas, relatórios, respostas às perguntas solicitadas, e-mails ou entrega de uma mercadoria devem ser cumprida com a mesma pontualidade.

Na Ásia

5 – Em alguns lugares da Ásia, como  Índia e Afeganistão, balançar a cabeça quer dizer SIM. Levantá-la e abaixá-la significa NÃO. É o oposto do que fazemos no Brasil.

 6 – Tocar a cabeça de alguém, mesmo que seja de uma criança, não é correto na Malásia. A cabeça é parte sagrada do corpo.

7 –  Na Indonésia nunca se usa a mão esquerda para oferecer ou receber qualquer coisa. Ela é considerada mão impura.

8 – Nos países asiáticos, as pessoas consideram pouco cortês dizer NÃO. Bocejar durante negociações é uma gafe intolerável, que normalmente se reflete nos resultados dos negócios.

9 – Nestes mesmos países, o aperto de mão se ocidentalizou. Entretanto alguns japoneses ainda se inclinam. É educado permitir que eles tomem a iniciativa.

 10 – Também no Japão, cruzar as pernas quando se está envolvido em uma negociação é muito descortês.

11 – Não se deve mostrar a sola do sapato para a pessoa que está à sua frente, especialmente quando se conversa.

 12 – No Japão, sempre chame seu interlocutor pelo sobrenome ou último nome acrescido de Mr. ou Mrs – até que a pessoa sugira outra forma.

 13 – Na Ásia, falar alto e gesticular demais são gafes imperdoáveis. Nem pense em beijos ou abraços.

 14 – Quando um japonês diz que algo será “ difícil” ele está querendo dizer “não”. Então, seja perspicaz para notar a sutileza e não insista.

15 – Também neste país, os atrasos não são admitidos. O amarelo é a cor da família imperial e portanto esta cor não deve ser usada em eventos políticos ou mundo oficial e empresarial.

 16 – Nos hotéis japoneses (inn), não se deve deixar roupas espalhadas. No banho sentô, a toalha nunca deve tocar a água na piscina/ banheira de imersão. Mantenha fora da banheira de imersão, ou em cima da cabeça!

 17 – Durante as refeições, gesticular com os “pauzinhos japoneses” (hashi) enquanto come é impensável. Ofensa grave. Ao colocá-los na mesa tenha a certeza de que sempre estarão paralelos. Pouse os hashis sobre o ‘hashiok’, descanso adequado para esta finalidade.

 18 – Quando tomar uma sopa, faça um pouquinho de barulho, pois isto significa que está gostando da refeição

 19 – Assuntos familiares ou perguntas sobre hábitos da vida privada devem ser evitados. Preferem os assuntos leves durante os jantares. Levar a esposa ou companheira não é comum em jantares de negócios.

20 – Na China, ao contrário do Japão, eles perguntam coisas que podemos considerar indiscretas ou pessoais, como por exemplo, por que não se casou, ou por que seus pais se separaram ou quanto você ganha (qual o seu salário)? Acreditam que este tipo de entendimento facilite o relacionamento.

 21 – Os chineses também consideram que presentear com um relógio é desejar má sorte. O número 8 e a cor vermelha são sinais de sorte, fortuna e prosperidade.

Países Árabes

22 – Negociar com mulheres ainda é complicado e há casos em que os empresários locais não aceitam se reunir com elas.

23 – Em reuniões que mulheres podem participar,  estas devem trajar saias mais longa, roupas de cores discretas e fechadas. De maneira alguma,  nunca para ser preciso, devem aceitar um convite para bares ou jantares depois de uma reunião.

24 – Em países de religião ortodoxa ou muçulmana, mulheres que bebem álcool são consideradas vulgares.

25 – Na Índia, onde a religião muçulmana prevalece, deve-se juntar as palmas das mãos com leve inclinação de cabeça para cumprimentar o anfitrião.

Europa

26- Em Portugal, pode-se discutir negócios no almoço, entretanto é indelicado fazê-lo no jantar. É comum o anfitrião levar o convidado para tomar café em uma cafeteria ou bar depois do almoço ou jantar em sua casa.

27 – Ao contrário de países asiáticos onde o contato físico é evitado, na Espanha um vigoroso aperto de mão é sinal de confiabilidade.

28 – Em Londres, faça como os londrinos: em uma reunião de negócios vista-se formalmente, terno para os homens e tailleur para as mulheres. O tratamento se dá pelo título (Mr. ou Ms.) e sobrenome.

América do Norte

 29-  No México, flores amarelas simbolizam morte. Então, nem pensar em ofertá-las a alguém.

 30 – Diferentemente da Índia e Inglaterra, nos Estados Unidos e Canadá o tratamento interpessoal é mais informal. Normalmente usa-se o primeiro nome da pessoa.