Patricia Lamounier (Texto & Fotos) – A Casa Fiat de Cultura está localizada no prédio do Palácio dos Despachos, à Praça da Liberdade n.º 10. Na verdade, ela fica bem pertinho da Rua da Bahia, na Praça José Mendes Junior, de frente para a entrada do restaurante do Minas I. Enfim, este edifício integra o conjunto arquitetônico e histórico da Praça da Liberdade. Foi inaugurado em 1967, para atender as demandas por espaço no Palácio da Liberdade.

Com a transferência do governo para a cidade administrativa, a Casa Fiat de Cultura, instituição mantida pelas empresas do Grupo Fiat, revitalizou e restaurou, por meio das mais avançadas tecnologias museológicas (padrão internacional!), o Palácio dos Despachos e também a Capela de Santana. Esta capela fica dentro dos limites do Palácio da Liberdade e da Casa Fiat.

A Casa Fiat de Cultura está consolidada como um importante espaço de debate e exposição das artes no Brasil. Sobressai especialmente pela alta qualidade de valor histórico e educativo da sua programação. Sempre com entrada gratuita, seu comprometimento com a população se objetiva e destaca pela valorização do patrimônio, difusão da cultura e circulação de bens culturais.

casa fiat de cultura- recepção, foto patricia lamounier

Recepção da Casa Fiat de Cultura

CURIOSIDADES SOBRE A CASA FIAT DE CULTURA

– A Casa Fiat de Cultura oferece ao público não só exposições inéditas como também, gratuitamente, concertos de música, oficinas, cursos, palestras, lançamentos de livros, oficinas e formação de professores. Ainda tem programação destinada ao público infantil!

– Foram produzidas até o momento mais de 43 exposições. Elas mostraram a importância da arte de Chagall, Rodin, Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Caravaggio, dentre outras.

– No saguão, existe um pequeno espaço direcionado para artistas que desejam expor seus trabalhos. É a “Piccola Galeria”.

Piccola Galeria: pequeno espaço expositivo no saguão de entrada da Casa Fiat de Cultura

Piccola Galleria: pequeno espaço expositivo no saguão de entrada da Casa Fiat de Cultura

– No final do saguão da Casa Fiat de Cultura ainda tem uma “mini-mini livraria” e um delicioso e charmoso café! Na verdade, a livraria é um balcãozinho onde se pode comprar  livros referentes às exposições da Casa Fiat. O “Café da Casa” é muito aconchegante e no final da tarde é difícil conseguir uma mesa!

– A Capela de Santana está localizada nos jardins do Palácio da Liberdade e tem entrada pela Casa Fiat.  Oferece concertos e missas aos sábados, às 11h, para o público em geral. A capela foi construída no final da década de 50 pela então primeira-dama do Estado, Dona Francisca Tamm Bias Fortes. Ela era conhecida como Dona Queridinha!

– Para aqueles com dificuldade de locomoção ou que desejem maior conforto para acessar a capela, tem uma entrada pela Rua Tomé de Souza, bem em frente ao restaurante Dona Derna. É só avisar aos porteiros e eles indicam o caminho.

– Nas cercanias da Capela de Santana existem cerca de 50 mangueiras centenárias!

Casa Fiat de Cultura, Capela de Santana, foto patricia lamounier

Capela de Santana: missas aos sábados às 11h

(Fotos abaixo: Entrada para o estacionamento, interior da Capela de Santana & Fotos do Café da Casa!!!)

O QUADRO DE PORTINARI

casa-fiat-quadro-portinari-civilização mineira, foto patricia lamounier

“Civilização Mineira”, de Portinari: exibição permanente no hall de entrada

O maior painel pintado por Cândido Portinari, que ainda hoje está em Minas Gerais, pode ser visto na Casa Fiat de Cultura. A obra está exposta no hall de entrada. O painel “Civilização Mineira”, de 1957, mostra a mudança da antiga capital do Estado, cidade de Ouro Preto para a recém-construída Belo Horizonte, em 1897.

O quadro “Civilização Mineira” é essencialmente modernista. Pintada em tons pastéis, a obra retrata paisagens urbanas. Do lado esquerdo, Ouro Preto antigo, com seu casario e igrejas. De lado direito, a moderna Belo Horizonte, com seus edifícios, construções e fios elétricos. Ao centro, trajando roupas de época, os Inconfidentes Mineiros.

Foram mais de 500 horas de pesquisa e 16 etapas de execução de trabalho para assegurar a restauração e salvaguarda desta obra de valor inestimável para a cultura mineira e brasileira.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

Aberto de terça à sexta de 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados de 10h às 18h.

Uma dica para os passantes. Verifique o mural localizado bem na esquininha da Rua da Bahia com a Praça José Murilo Mendes. O painel sempre mostra as exposições que estão em cartaz e os horários.

Maiores informações: (31) 3289-8900 ou pelo site: www.casafiatdecultura.com.br

Casa-Fiat de Cultura: esquina-Bahia-com-José-Mendes

Painel externo da Casa Fiat de Cultura: Rua da Bahia com Praça José Mendes Junior

Viaje Conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para algum lugar, é só clicar em nossos links. Ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!