Marlyana Tavares – Dos mercados de Fortaleza, qual é o melhor? Depende: se o turista visa preços mais baratos, os melhores lugares são a Feirinha do Meireles, que funciona na Avenida Beira Mar, em frente à praia de mesmo nome, e o Mercado Central de Fortaleza, no Centro da cidade. 

Se a ideia é encontrar produtos mais originais, trabalhados e bem acabados o endereço é o Ceart Ceará – Central de Artesanato do Ceará (Aldeota).  E há o Centro de Turismo (Encearte), onde se encontram as duas opções: suvenires, roupas e produtos mais populares e, ao mesmo tempo, rendas e bordados sofisticados e muito bem acabados. 

Junto aos vendedores, à exceção do Ceart, que tem preços bem fechados, vale a velha e boa negociação. O cearense é mestre na arte de jogar com os preços. Teste sua paciência, que poderá valer muito a pena. Espero que minhas dicas ajudem. 

Os 4 mercados de Fortaleza

Ceart – Central de Artesanato do Ceará

Como trata-se de um projeto que envolve qualificação dos produtores e outras ações como acompanhamento de designers, as peças acabam saindo mais caras. Mas é onde se vê mais inovação, menos repetição e mais originalidade.

Entre os mercados de Fortaleza que eu conheci este é o que mais gosto. O Ceart vende artesanato de todo o Ceará. Achei bacana que todas as peças especificam o nome, a cidade e o contato do produtor. Assim, se a gente gosta muito de algo, pode entrar em contato, encomendar, etc….

Vale a pena separar um dinheiro para gastar no Ceart, viu? Como não sabia disso e não levei grana extra, apelei para o que havia de mais barato – camisetas com estampas em xilogravuras, que comprei para mim e minhas filhas. Minha prima levou bordados e rendas.

Fiquei suspirando pelos vasos de cerâmica, bolsas, artigos super lindos em couro, palha e madeira. Tem muita coisa bonita e exclusiva. Para quem gosta de decoração, então, é uma mina. 

Só foi possível tirar uma foto do interior, antes que os funcionários me chamassem a atenção. Penso que deve ser pela preocupação com a exclusividade das peças.

Onde fica

Avenida Santos Dumont, 1589, Praça Luíza Távora, Aldeota.

Como funciona

De 2ª a sábado, das 9h às 21h; aos domingos, das 14h30 às 20h30. Há uma pequena filial no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (são menos produtos), situado na Rua Dragão do Mar, 81, em Iracema.

Uma dica: se for até lá em dia de semana, não se demore além das 19h. O Centro da cidade fica muito vazio e, como em qualquer cidade grande, tem lá seus perigos.

Centro de Turismo (Emcetur)

Vale muito a visita, não só para comprar mas pela questão histórica. A construção, em estilo neoclássico, já abrigou uma casa de detenção que funcionou no século 19. 

As cerca de 200 lojas funcionam onde antes havia as celas – e é por isso que as janelas têm barras de ferro.

No pátio, à sombra de árvores centenárias, há mesinhas e cadeiras, onde é possível dar um refresco do calor sempre presente na capital cearense. 

Muitas lojas vendem roupas, a maioria trajes de malha, como biquínis, saídas de praia, shorts, camisetas etc. Outras, objetos de souvenir que se veem no Mercado Central e na Feirinha Beira-Mar. Vale a máxima da negociação, sempre!

Mas o que achei mais interessante foi ver as rendeiras em ação, comprar castanhas e as garrafinhas de areia colorida. 

Entrei na famosa loja do sr. Quixadá e conversei com ele, muito simpático na apresentação de suas castanhas de caju em vários sabores: natural, caramelo, gergelim e até de capuccino. E, lógico, comprei!

Foi o sr. Quixadá que me apresentou ao moço das garrafas de areia. Desafortunadamente, não lembro o nome do rapaz. Ele colocou, na hora, o nome do meu pai na garrafa escolhida. O preço varia de acordo com o tamanho do recipiente e do trabalho empregado.

Sou fascinada por esta arte de extrema sutileza chamada silico-gravura. O artesão vai preenchendo os espaços no vidro com a areia tingida por corantes e, como num passe de mágica, formas estranhas viram sol, casas, coqueiros, dunas e luas.

Onde fica

Rua Senador Pompeu, Centro, 350, Centro.

Como funciona

De 2ª a 6ª, das 8 às 18h; sábado, das 8h às 16h; domingo, das 8h às 12h. Há estacionamento pago e lanchonete no pátio.

Mercado Central de Fortaleza

É o maior mercado de Fortaleza. São 4 andares de lojas (cerca de 550) e  piso de estacionamento. Também fica no Centro da cidade, ao lado da Catedral.

Lá a gente encontra de tudo, mesmo. Os mais variados tipos de rendas, colchas, sapatos, sandálias, bolsas e malas de couro, redes, cachaças, castanhas (claro), roupas, brinquedos, bonecas feitas de cabaça, cestaria de palha, tudo em muita quantidade mas nem tanta variedade assim.

Os vendedores saem das lojas para abordar os visitantes e são insistentes, apesar de bastante simpáticos. Quer uma prosa? Está no lugar certo. Mas não compre da primeira vez. Rode tudo, compare preços, negocie, e só então adquira. Vale a pena.

No Mercado Central  de Fortaleza há vários restaurantes e casas de lanches, então pode ser uma opção almoçar por lá.

Onde fica

Avenida Alberto Nepomuceno, 199, Centro

Como funciona

Aberto de 2ª a 6ª, das 8 às 18h; sábado, das 8h às 17h; e domingo, das 8h às 13h. Estacionamento é pago. Tem manobrista.

Feirinha da Beira-Mar

Mercado a céu aberto, é também conhecida como Feirinha do Meireles, porque é montada em frente à praia de mesmo nome. Muito frequentada pelos turistas que se hospedam na orla de Fortaleza, na Avenida Beira Mar.

A Feirinha do Meireles é muito extensa. Os feirantes começam a montar suas barracas ao cair da tarde, às 17h. É bem gostoso andar entre as barracas, sentindo a brisa do mar. Fui em noite de dia de semana, no mês de fevereiro, depois do Carnaval e não estava cheio.

A Feirinha do Meireles vende basicamente as mesmas coisas que o Mercado Central, mas eu fiquei com a impressão que tem mais roupas, com muita oferta de biquínis. 

Peça para provar os doces e das castanhas. No geral, os donos das barracas deixam a gente experimentar, como nos outros mercados. Doce de caju caramelizado é bem gostoso. As cachaças, como nos outros mercados, chamam bastante a atenção com caranguejos e lagostas no interior das garrafas. Essas não arrisquei provar, não.

É na Feirinha da Beira-Mar que a gente também tromba com vendedores de passeios, mas é preciso bastante critério de escolha, viu gente? Eu sempre prefiro negociar com agências que têm base física ou recomendação dos hotéis onde estou hospedada.

Viaje conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para Fortaleza e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com  (Hospedagem) e do Rentcars.com  (aluguel de veículos), do qual somos afiliados.

Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

Breve explicação

*Todos os custos desta viagem , como hospedagem, passeios, e traslados foram bancados por mim. Esta é a política do blog, de total transparência. 

*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.