Patrícia Lamounier (texto & fotos) – O Museu Del Bicentenário Casa Rosada também é conhecido como Museu Casa Rosada. Este museu subterrâneo e de entrada gratuita, foi inaugurado em 2010, em comemoração aos 200 anos da Revolução de Maio. É um espaço cultural que passeia pela história de Buenos Aires, da Argentina e de seus governantes.
Está localizado na área restaurada do complexo da Casa Rosada, grudadinho á Casa Rosada, na esquina da Av. Paseo Colón com Hipólito Yrigoyen.
A entrada do Museu Del Bicentenário Casa Rosada é uma pequena construção envidraçada. Ao entrar, o visitante é surpreendido pelos amplos espaços no subsolo. O projeto museográfico contempla também teto e paredes envidraçadas para dar maior luminosidade ao local. O museu está implantado numa área de 500 m2.
Sua concepção museológica dialoga com o público através dos vestígios arqueológicos de Buenos Aires antiga, do forte, da alfândega e dos artefatos do Museu Presidencial Casa Rosada.
ACERVO DO MUSEU DEL BICENTENÁRIO CASA ROSADA
A proposta museológica realiza-se por meio de uma linguagem expositiva, com apoio de imagens e de recursos tecnológicos. Seu acervo está disposto nas salas laterais, dentro das abóbodas de tijolos aparentes. Estes arcos pertencem ao que restou dos 2 edifícios históricos: o forte Buenos Aires do século 18 e da Aduana Taylor, século 19.
Cada sala é um espaço inédito. Os espaços têm equipamentos de vídeo que permitem ao visitante aprofundar as informações das vitrines e dos painéis expositivos.
Seguindo uma ordem cronológica, o museu conta a história da Argentina através dos restos arqueológicos (parte do piso original, cerâmicas, peças de metal, etc.) e da política do país através de vídeos, documentos, fotos, desenhos e objetos. O acervo é composto por mais de 1000 peças de cunho histórico e cultural.
O visitante percorre cerca de 12 galerias divididas em eras presidenciais, perfazendo um período de 200 anos. Vai do período hispânico até os dias atuais.
Os temas desenvolvidos são: a revolução, a anarquia, a organização do Estado Nacional, imigração e a ordem conservadora, sufrágio, radicalismo e lutas sociais, ascensão de Perón, Peronismo, Eva Perón, a resistência Peronista, a ditadura militar, a recuperação da democracia, o neoliberalismo, a recuperação política, econômica e social e o bicentenário.
Legenda abaixo: (1)faixas presidenciais, (2) tinteiro, (3) publicações da época de Perón, (4) escrivaninha presidencial (5)carro presidencial, (6) carruagem presidencial
O MURAL
Em exibição no Museu Del Bicentenário Casa Rosada está o mural “Ejercicio Plástico”, do artista mexicano David Alfaro Siqueiros juntamente com os argentinos Lino Spilimbergo, Antonio Berni, Juan Carlos Castagnino e o uruguaio Enrique Lázaro.
O painel de 1933, é considerado obra-prima da arte latino–americana e faz parte do patrimônio nacional. O trabalho pretende transmitir a sensação de como é submergir no oceano dentro de uma caixa de vidro – e ainda ser observado!!!
Dicas para visitar o museu:
– Vá em dias ensolarados. O ambiente estará mais iluminado;
– Utilize os serviços dos guias uniformizados. Eles podem tirar suas dúvidas sobre os temas vistos;
– No El Cabildo (prédio branco do outro lado da Plaza de Mayo) você encontrará uma diversidade de informações sobre a fundação da cidade de Buenos Aires;
– Faça também a visita a Casa Rosada!
– Não deixe de visitar os arredores da Casa Rosada!!
Leia ainda nossos posts sobre Buenos Aires
Buenos Aires: Lugares para visitar e se encantar, Onde ficar em Buenos Aires e o que saber antes de visitá-la, 3 museus para conhecer em Buenos Aires e 5 cafés em Buenos Aires que você vai amar conhecer
Viaje conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para Buenos Aires e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios e traslados incluindo passagens aéreas foram bancados por mim. Assim também foi a matéria ” Museu Del Bicentenário da Casa Rosada” . Esta é a política do blog, de total transparência.
*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.
comentários