Patricia Lamounier (texto & fotos) – Quase 800 unidades fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas em Minas Gerais e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é a principal. Localizada no antigo anexo da Secretaria da Fazenda, tem entrada na Praça da Liberdade, nº 21. É popularmente chamada de “Biblioteca Pública” ou “Biblioteca da Praça”.

O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954.  Em 1961, o então Governador Juscelino Kubitscheck decretou que fosse inaugurado ali o prédio-sede da biblioteca, com o nome oficial de Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. De lá pra cá, atividades culturais, ações, cursos, encontros, debates, mostras, aulas e lançamentos de livros são promovidos ali.

A Biblioteca Pública se tornou, ao longo dos anos, um espaço referência para a leitura literária e informativa, empreendendo uma série de ações culturais na área. Com um acervo de mais de 570 mil livros, tem 100 mil associados. Sua principal meta é a de reunir, disponibilizar e preservar o patrimônio bibliotecário de Minas Gerais

Em 2017, a biblioteca mudou de nome. Para conferir uma identidade mineira e reforçar a mineiridade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa passou a chamar Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

biblioteca da praça da liberdade entrada-com-estatuas- foto patricia lamounier

Biblioteca Pública: entrada principal

CURIOSIDADES SOBRE A BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL

 praça da liberdade estátuas encontro-marcado-foto patricia lçamounier

Biblioteca Pública Estadual: os “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, Encontro Marcado!

– O antigo nome da biblioteca foi dado em homenagem a Antônio Luiz de Bessa. Nascido em Portugal, em 1894, chegou à cidade de Juiz de Fora aos 12 anos. Foi intelectual, jornalista e professor. Trabalhou no jornal “O Estado de Minas” e “Folha de Minas” como redator-chefe. Trabalhou também na Rádio Inconfidência, onde organizou o serviço de radiodifusão no Estado.

– O edifício foi projetado por Niemeyer mas nunca foi finalizado na íntegra. Do prédio de linhas sinuosas, característica do famoso arquiteto, foram construídos somente 3 andares dos 5 previstos.

ENCONTRO MARCADO & MURILO

– Logo na entrada, o visitante tem um “ENCONTRO MARCADO” com os escritores Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino. Também são conhecidos como “os 4 Cavaleiros do Apocalipse” ou “Adolescentes Definitivos”, nomes dado por Otto Lara ao grupo.  As estátuas de bronze, de tamanho natural, foram inauguradas em outubro de 2005 para registar o falecimento de Fernando Sabino.

– Todos os 4 escritores acima citados são mineiros. A amizade entre eles começou na metade do século 20. A partir daí, eles se encontravam frequentemente em bares e cafés de BH para discutir literatura, política e assuntos sobre os quais eram apaixonados. Depois de se se mudar para o Rio de Janeiro, continuaram a se encontrar!

– A estátua de Murilo Rubião, também mineiro, foi inaugurada pouco depois. Também em tamanho natural, a estátua está no jardim de entrada da Biblioteca. Ela mostra Rubião andando em direção aos “4 cavaleiros do Apocalipse”, meio que “Encontro Marcado”. Afinal, ele era amigo dos 4 escritores e o mais velho de todos. A estátua foi esculpida por Léo Santana e mostra Murilo Rubião carregando um exemplar de uma publicação criada por ele mesmo em 1966: o Suplemento Literário de Minas Gerais.

–  Acreditem  ou não, na década de 60, Minas Gerais ainda tinha pouca expressão referente à exposição e expressão de seus escritores.  As publicações não vingavam no mercado literário.  O então governador Israel Pinheiro decidiu publicar um suplemento semanal que acompanhasse o “Diário Oficial do Estado”.  O Suplemento Literário de Minas Gerais teria textos sobre artes plásticas, cinema, teatro, música e literatura. Traria também ensaios, críticas, poesias e reportagens. Diversificado! Atualmente, o SLMG tem publicação bimestral.

biblioteca da praça, estátua murilo rubião, foto patricia lamounier

Jardim da Biblioteca Pública Estadual: estátua de Murilo Rubião

suplemento literário

Edições do Suplemento Literário: publicação bimestral

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL: SERVIÇOS & OUTROS

Muitos não sabem mas a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem um programa de “Visitas Guiadas” onde apresenta o espaço e seus serviços à comunidade. A receptividade e disponibilidade do pessoal que trabalha lá é de encantar!

O objetivo da visita é estimular as pessoas a usarem mais os serviços e recursos oferecidos. As visitas possuem duração de 2h e são organizadas para até 45 pessoas, com pelo menos um responsável. Podem ser agendadas através do e-mail: educativo.sub@cultura.mg.gov.br

UMA BIJU PARA SE DIVERTIR

Biblioteca publica - livros em destaque da Biju, foto patricia lamounier

Livros em destaque na BIJU: Biblioteca Pública Infanto-Juvenil!

Adorei Biju! Biju lembra infância, lembra palavra doce, lembra coisa de criança e adolescente! Assim é este setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública. Localizada no hall de entrada do prédio principal, a Biju é toda colorida. Conta com mais de 35 mil exemplares para atender, tanto para empréstimos ou consulta local, o leitor infanto-juvenil!

A Biju oferece ainda várias atividades como oficinas e palestras para o público infantil e adolescente. Mas o carro-chefe é a “Contação de Histórias”. Voltada para o público infantil (junto com os papais, mamães, vovós, titias e quem mais desejar!) a atividade acontece no terceiro sábado de cada mês, sempre às 10h. Tem duração de aproximadamente 1 hora.

O espaço conta também com uma brinquedoteca, com jogos e brinquedos pedagógicos para aguçar a criatividade da criançada. Está aberta de segunda a sexta, de 8h às 18h e sábados alternados.

Antigamente era “chique” crianças terem carteirinha da biblioteca. Hoje em dia… já nem sei mais! Espero de coração que sim, pois esta é uma maneira de incentivar o hábito da leitura nos pequeninos! O fato é que para pegar um livro emprestado na Biju é só se cadastrar: documento de ID, comprovante de residência e uma taxa de R$ 3. Para menores de 16, é necessário a presença de um dos responsáveis.

biblioteca publica estadual biblioteca da praça,-brinquedoteca-foto patricia lamounier

Biblioteca Pública Estadual: brinquedoteca!

Entrada da Biju, Biblioteca publica estadual infanto-juvenil, foto patricia lamounier

Entrada da BIJU: setor infanto-juvenil!

O SETOR DE BRAILLE

Biblioteca publica estadual, setor braille, foto patricia lamounier

Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de MG

Pois é! Eu não sabia que ali existia tal espaço. O local me emocionou bastante!

O local possibilita às pessoas com deficiência visual (parcial ou total) acesso à literatura e à informação, através dos mais de 6 mil livros em Braille e dos 2 mil audiolivros. O acervo é eclético, indo de “Harry Potter” à “Grande Sertão Veredas”.

Há um estúdio de gravação, uma impressora Braille, um ampliador de tela e uma lupa eletrônica para leitores com baixa visão. Computadores com sintetizador de voz, linha braile e leitor digital para pessoas com deficiência visual total completam os equipamentos à disposição.

Muitos dos usuários vão lá estudar para concursos.

Biblioteca publica estadual mg, setor braille, lupa, foto patricia lamounier

Setor Braille: lupa para leitura

SEJA UM VOLUNTÁRIO: Se você tiver um tempinho livre para ler em voz alta, fazer transcrições de texto e gravações, e desejar ajudar alguém, voluntarie-se! Vá ao setor de Braille, preencha o formulário e coloque sua disponibilidade de horário! Os voluntários contribuem de acordo com a disponibilidade de tempo e a demanda do leitor! (31) 3269-1218 e (31) 3269-1222

 

HEMEROTECA

Biblioteca Publica Estadual de MG, setor hemeroteca, foto patricia lamounier

Setor Hemeroteca: jornais em restauro

Afinal, o que significa Hemeroteca? A palavra é de origem grega. “Heméra” significa dia e “Théke” coleção ou depósito. Ou seja, refere-se a qualquer coleção organizada de jornais e revistas (periódicos). Então, Hemeroteca é a seção ou setor de uma biblioteca que conserva e armazena o material escrito deste gênero.

A coleção desta Hemeroteca é composta por edições históricas, esgotadas, encerradas e de grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais e também para a história brasileira.

Sua principal função é resgatar os momentos importantes e preservar a memória de um povo. No nosso caso, a memória da cidade, estado e país! O setor é muito utilizado por historiadores, pesquisadores, escritores e profissionais que necessitam deste tipo de informação.

Mais de 1 milhão de imagens de jornais editados em BH no período de 1900 a 1983 já estão digitalizadas e disponíveis para consulta.

COLEÇÕES ESPECIAIS

Biblioteca Publica Estadual, biblioteca da Praça, coleções especiais, foto patricia lamounier

Biblioteca Pública Estadual de MG: Setor Coleções Especiais

Esta área da Biblioteca Pública preserva coleções e livros do patrimônio público.  São exemplares raros, de beleza única e de temática expressiva da cultura global.

As principais coleções que compõe o Setor de Coleções Especiais são: Mineiriana (nosso Estado em vários contextos), Memória Infantil, Artes (desde a história rupestre até a digital), Patrimonial (o Brasil e o mundo), Obras Raras (séculos 17 ao 19), etc.

Qualquer pessoa pode visitar ou consultar!

OUTROS

– Um serviço super interessante é o de “Caixa-Estante”. São caixas cheias de livros que são levadas pelo Carro-Biblioteca para 15 diferentes instituições, em 6 bairros da periferia de BH.

– A Biblioteca da Praça conta ainda com teatro, o José Aparecido de Oliveira, com capacidade para 220 pessoas. Tem também salas para cursos e pequenas palestras e galeria de arte.

–  A “Associação dos Amigos da Biblioteca Estadual” – SABE, foi criada em 1994, com o objetivo de promover e ampliar o acesso à cultura por meio da leitura. A SABE atua em concordância com a Secretaria de Cultura.

O ANEXO!

Biblioteca Publica Estadual, entrada do anexo, foto patricia lamounier

Biblioteca Pública Estadual de MG: entrada do anexo

Em 2000, para expandir o acervo e serviços e proporcionar maior conforto aos usuários, o prédio “Professor Francisco Iglésias” foi anexado ao conjunto da Biblioteca Pública. Construído na década de 70, está localizado à Rua da Bahia 1.889. Ali estão os setores de empréstimo domiciliar, referência e pesquisa e de estudos.

Este prédio de 3 andares, abriga um acervo de 180 mil exemplares. O 1.º andar é a recepção (devolução e retirada de livros e filiação). No segundo fica o setor de empréstimo. A pesquisa e a sala de internet estão no 3.º andar. Num cantinho deste andar, existe uma pequena mostra permanente sobre como preservar e conservar o acervo bibliográfico. É singela, mas instrutiva!

A Biblioteca Pública recebe anualmente cerca de 300 mil pessoas. Para se cadastrar é muito simples: basta 1 comprovante de residência, documento de identidade e pagar taxa de R$ 3. Menores de 16 necessitam de uma autorização dos pais.

Biblioteca Publica Estadual de MG, anexo, piso terreo, foto patricia lamounier

Piso térreo do Anexo da Biblioteca Pública Estadual de MG

Legenda abaixo: (1) Livros do setor de empréstimos, (2) Livros do setor de pesquisa (3) Sala de internet (4) Sala de estudos

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Braille, Periódicos e Infantojuvenil: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos e Sala de Estudos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quinta-feira: horário estendido até as 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Teatro José Aparecido de Oliveira: de acordo com programação.

Acesso gratuito.

Mais informações: (31) 3269-1166 ou pelo site: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br

Viaje Conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para algum lugar, é só clicar em nossos links. Ganhamos uma pequena comissão do Booking.com do e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!