Patricia Lamounier – Quando fui para a Nova Zelândia, optei pela Etihad Airline, companhia área de Abu Dhabi. O roteiro era exatamente o que precisava: chegando por Christchurch e saindo por Wellington. E o melhor de tudo: eu poderia fazer um stop-over em na cidade de Abu Dhabi, sem pagar a taxa de embarque novamente!

 

UM POUCO DE INFORMAÇÃO SOBRE A CIDADE

 

Capital dos Emirados Árabes Unidos, o Emirado de Abu Dhabi, que significa “Pai da Gazela” possui 94% das reservas de petróleo do país, o que faz deste Emirado o mais rico de todos. Sua população é composta de locais, estrangeiros e expatriados.

A língua oficial é o árabe, mas todos falam inglês. A cidade de Abu Dhabi cresce exponencialmente tornando-se cosmopolita e futurista.  O governo quer tornar a cidade um pólo turístico e cultural na ilha de Saadiyat.

 

O QUE CONHECER EM ABU DHABI

1 – GRANDE MESQUITA SHEIKH ZAYED

Uma das maiores e mais suntuosas mesquitas do mundo. Toda em mármore branco, com desenhos entalhados em pedras semipreciosas, lustres de cristais de Bacarat e enormes tapetes, esta mesquita tem capacidade de acomodar 30 mil fiéis. Simplesmente divino! De tirar o fôlego.

Tudo é grandioso. Sheikh Zayed está enterrado ali. Para ter acesso à mesquita, as mulheres devem trajar roupas soltas e longas e terem a cabeça coberta (braços e pernas também!). A própria mesquita oferece burcas com capuz. Qualquer documento, até mesmo o cartão do hotel que esteja em seu poder, é documento para conseguir uma burca.

2 – HERITAGE VILLAGE

Esta vila é uma réplica de como era a vida e o dia-a-dia dos habitantes locais antes da descoberta do petróleo. Tendas de artesanato, casas antigas, pequenos ofícios descrevem as atividades diárias e um singelo museu compõe o cenário.

É um “oásis” para reflexão de como a vida desses habitantes mudou em tão pouco tempo. Da vila pode-se ver o skyline de Abu Dhabi do outro lado do mar. O acesso é gratuito. O lugar recebe grupos estudantis durante todas as manhãs para visita guiada.

3 – CORNICHE ROAD & BEACH

A Corniche Road (avenida costeira), com mais de 7 km, tem um grande calçadão com parques, ciclovia, cafés, restaurantes e uma praia. Um ponto desta praia é reservado exclusivamente para mulheres.

É uma ótima pedida para um passeio no final da tarde, quando está menos quente e as pessoas deixam os escritórios e aproveitam para um happy hour.

Na Corniche é possível observar alguns dos edifícios mais altos, elegantes e caros da cidade com arquitetura e design de tirar o fôlego.

4 – ETIHAD TOWERS

Este complexo de torres realmente me impressionou. Não só por poder ver toda a cidade de Abu Dhabi, as ilhas em construção, o mar e o deserto a uma altura de 305 metros, mas pela suntuosidade do complexo.

Estacionados na entrada encontrei limusines, Mercedes, Porshes e Audis.

O corredor que leva até o Ticket Office é todo em mármore branco e ladeando este corredor lojas das grifes mais famosas do mundo.  Os lustres de cristal reluzem, assim como todos os detalhes em dourado. O ingresso custa 75 AED.

Ao subir para o andar de observação é possível tomar um café ou suco e comer uma deliciosa salada tailandesa. Tudo isto servido por funcionários com uniformes impecáveis.

Como sou curiosa resolvi ir ao toalete. Além do perfume, do branco do mármore, das louças em dourado, as toalhas são todas de algodão macio e com monograma bordado.

5 – EMIRATES PALACE HOTEL

Definitivamente um ícone da cultura árabe. Muitos o consideram como “7 estrelas hotel”. Com gerenciamento do grupo Kempinski, é possível, sob agendamento prévio, tomar um café ou “camelccino” no Le Café, situado no hall de entrada deste hotel. Não é barato este singelo café, especialmente porque vem adornado com pó de ouro, mas lembre-se: será uma vez na vida e se tiver condições, faça-o!!!

6 – FERRARI WORLD

Situado na famosa ilha Yas, perto do Circuito de Formula 1 e do Yas Marine Hotel. É o primeiro parque de diversões Ferrari do mundo, com extensão de 200 mil m2. Seu formato foi inspirado no capô de uma Ferrari. Coberto e com ar-condicionado central, o parque oferece entretenimento para todas as idades, especialmente para aqueles que curtem velocidade e Ferraris. Como todo parque, pode se comprar um ingresso “Premium”, que favorece acesso rápido as atrações.

Ao entrar no parque, siga para a montanha russa mais rápida do mundo: a Ferrari Rosso. Ela não é alta, apenas 52 metros, mas o carrinho atinge uma velocidade de 240km/h em 5s.  Só na desaceleração é que você se dá conta que de que fez um looping. A experiência é única e muito louca!

Outros três brinquedos também chamam muito a atenção: a viagem virtual pela fábrica Ferrari em Maranello, o Tyre Twist e o simulador de corridas. O parque abre às 9h e encerra suas atividades às 20h. Existe uma saída por dentro do Mall onde se pode comer algo antes de voltar á cidade.

7 – YAS MARINA CIRCUIT

Este circuito (autódromo) está localizado na Ilha Yas, fora da cidade de Abu Dhabi. Desde 2009 abriga a formula 1. É conhecido por sua infra-estrutura super moderna.

Uma curiosidade: o circuito passa por debaixo do hotel Yas Visceroy, um dos mais caros, luxuosos e modernos do mundo.

É possível visitar o circuito ou até mesmo dirigir neste circuito – desde que tenha habilitação internacional e que na carteira mencione que é para carros de câmbio manual.

São mais de 50 tipos de carros para dirigir – até mesmo uma F1! O preço varia de acordo com o carro escolhido. Caso esteja pensando em visitar ou experimentar esta delicia, agende com muita antecedência! (www.yasmarinecircuit.com)

Pensando em ir a Abu Dhabi?

 Se gostou da matéria, curta, deixe comentários e compartilhe! Qualquer dúvida, teremos prazer em lhe ajudar.