Patrícia Lamounier – Época de férias, época de viagens! Férias nas montanhas, na praia, na neve… Sol, mar, cachoeira, frio, vento … E quando as férias acabam o rosário das reclamações sobre peso, pele e cabelos começam e provavelmente irão durar até as próximas férias, se não cuidar!!! Para te ajudar a não passar mais por estes perrengues, fiz este post com dicas de como cuidar dos seus cabelos em viagens.
Sempre gostei de cortar meus cabelos de maneira irreverente. Uma amiga me indicou a Alessandra Faria, especialista em cabelos desconstruídos. Alessandra é uma mulher resolvida, mãe de Tatiana e avó de 2 meninas, Jade e Lis. Ela não parece ter a idade que tem. Está sempre de ótimo astral e é exímia cabeleireira.
Pedi à Alê, como gosta de ser chamada, umas dicas de como manter (ou tentar manter) o cabelo saudável durante este período de descanso e relax. Afinal, que jogue a primeira pedra quem nunca retornou das férias com os cabelos em péssimo estado!!?! Secos, quebradiços, danificados pelo sol ou pelo frio…
Alê começou dizendo que muitas de suas clientes passam o ano inteiro esperando o momento da férias. Se, para muitas o verão é sinônimo de praia, cachoeira, longos dias no clube ou na fazenda, para outras é a época ideal para fugir do calor e passear pelo Velho Mundo, visitar estações de esqui ou fugir para o frio das montanhas.
Não deixe de ler os posts: Dicas de cuidados essenciais com a pele em viagens e Principais cuidados para não engordar (muito) nas viagens
Sim, férias é ótimo para descansar a cabeça, mas não esquecer do cabelo, lembra Alê. “É fácil viajar e ainda cuidar de seus cabelos em viagens mantendo-os com saúde”, comenta. Basta fazer um pequeno e básico check-list de tudo aquilo que você precisa ter na mala para manter a saúde e a beleza dos fios: boné, pente, shampoo de acordo com seu tipo de cabelo (neutralizador para quem tem cabelos loiros, grisalhos ou brancos), condicionador, leave-in e secador (para quem vai curtir o inverno).”
DICAS DE ALE FARIA
Cabelos brancos ou grisalhos
A dica é usar um shampoo neutralizador, específico para este tipo de fio. Os fios sem melanina sofrem mais sob os efeitos do sol e por isto deixam os cabelos amarelados. Os shampoos neutralizadores são ricos em proteína, que reduzem o amarelamento. Se você não sabe qual comprar, eles são fáceis de reconhecer: muitos usam pigmentos da cor violeta na fórmula.
Cabelos Pintados
E se você pinta os cabelos e vai curtir as praias no verão a dica é não pintar antes da viagem. O sol pode alterar a química da tintura e você pode ter uma surpresa nada agradável, como uma cor diferente da que estava imaginando ou uma reação alérgica. Programe-se e pinte com alguma antecedência. Ou deixe para pintar quando voltar.
Não se esqueça do pente!!!
Opte por um pente de madeira, de preferência com um bom espaçamento entre os dentes. A madeira gera menos energia estática e o espaçamento dos dentes diminui o atrito com os fios. Essa combinação vai facilitar seu trabalho na hora de pentear e não danificará tanto a estrutura dos seus cabelos.
CUIDADOS NA PRAIA OU NA PISCINA
Nunca é demais mencionar a importância do uso de bonés ou chapéus para proteger os fios da ação do sol. Mas não é só isso: invista em um bom leave-in, de preferência creme.
Evite os óleos, pois com eles, os raios do sol “fritam” os fios. O uso do leave-in ajuda na proteção dos fios, mantendo-os hidratados e com brilho e evitando que fiquem ressecados e quebradiços. Deixe de lado o secador de cabelos e a chapinha: seu cabelo já vai estar sob a ação do calor por boa parte do dia.
Após o banho, uma boa dica para neutralizar os efeitos da água do mar ou do cloro é usar água mineral no último enxague. Isso porque o sal faz com que seu cabelos fiquem ressecados, já que ele suga a água dos fios. A água mineral tem o PH mais balanceado, que ajuda a minimizar esse efeito.
CUIDADOS NO FRIO & NA NEVE
Se a opção de viagem é o Hemisfério Norte, coloque o secador na mala ou verifique se onde for se hospedar tem secador. Você não vai querer sair no frio com os cabelos molhados! Na neve então, nem pensar: os fios podem congelar e quebrar, literalmente!
Seque bem os cabelos antes de sair de casa ou do hotel, seja com o secador ou toalha. Se for usar a toalha para secar, evite esfregar os cabelos: o ideal é um tecido bem absorvente e comprimir os fios para não danificá-los.
CONSELHO!!!
Se você estiver planejando cortar os cabelos, minha sugestão é que deixe para fazer isso no seu retorno. Assim pode eliminar no corte as partes dos fios mais danificadas pelo clima!
Alessandra Faria é mineira de Belo Horizonte. Designer de produtos, descobriu a paixão pelas tesouras ainda na infância, quando cortava os cabelos de todas as suas bonecas. Formada pelo Senac em 2004, tem cursos em academias como Tony & Guy Advanced Hair Academy, Llongueras (Argentina), ECRU New York, Jon Santos Academy e outros. Por usar os conceitos do desconstrutivismo na elaboração de seus cortes ela se considera uma desconstrutora capilar. Contato: tesouradaale@gmail.com
Adorei o conteúdo! Cuidar da pele e cabelo em uma viagem é realmente um desafio!