Patricia Lamounier (texto & fotos) – Fazer uma visita à Casa Rosada deve ser parte do roteiro de qualquer turista em viagem a Buenos Aires! Toda vez que visito o edifício, aprendo algo novo! Mas afinal, como visitar a Casa Rosada?
Visitar a Casa Rosada é conhecer um pouco da história da Argentina e de seu governo. É se deliciar com as várias peculiaridades do edifício, hábitos e manias de seus presidentes. É verificar que o gabinete de Eva Perón ainda está intacto.
É conhecer o lugar onde o presidente argentino despacha, realiza reuniões, recebe políticos e pessoas importantes. É ali, na sua sala, que ele toma as decisões que afetam todo o povo argentino!
COMO VISITAR A CASA ROSADA
Muitos não sabem, mas é possível realizar uma visita à Casa Rosada gratuitamente! A visita é guiada por um funcionário do governo, nos idiomas inglês e espanhol (alguns funcionários falam bem o idioma português, ficando assim um “portunhol”, fácil de entender).
Não se preocupe: no agendamento você escolhe o idioma. Em determinados períodos é possível fazer um agendamento em português. Verifique se existe a opção!
AGENDAMENTO PARA VISITA GUIADA
O agendamento é feito on line, com no máximo 15 dias de antecedência, por meio do formulário eletrônico da Casa Rosada.
Após entrar na sessão agendamento, tudo é autoguiado. Você deverá informar seu nome completo, número de documento, país de origem, onde mora, quantos visitantes são (máximo de 5 pessoas), marcar o dia desejado e o horário. Veja a página do site abaixo.
Nem sempre conseguimos agendar de primeira! É preciso paciência e várias tentativas. Quando fui a BA, tentei o agendamento on line várias vezes e em diferente horários. O site não permitiu. Consegui meu agendamento através do quiosque de turismo na Recoleta. Pedi a atendente que entrasse no site da Casa Rosada e fizemos – nós 2, a inscrição! No dia da visita, descobri que muitos brasileiros tiveram este problema também.
Os visitantes agendados devem chegar com 20 minutos de antecedência do horário da visita. Devem portar o documento de identidade ou passaporte (o mesmo que usou para fazer o agendamento) e a confirmação da visita impressa. O papel impresso será solicitado na saída. (eventualmente este procedimento pode mudar!). O tour tem duração de 1 hora.
Antigamente era possível visitar a Casa Rosada aos sábados, domingos e feriados. Hoje a agenda de visitas favorece somente o sábado. Mas como tudo “se cambia”… verifique antes!
De qualquer forma, a entrada é feita pela Calle Balcarce 50. Super fácil de encontrar: procure pela tenda branca e entre. Procure pelo seu horário e espere na fila!
Por questão de agenda da Casa Rosada as visitas podem ser canceladas ou alteradas! Fique atento ao seu e-mail.
Pode-se tentar o contato através do visitascasarosada@presidencia.gob.ar, mas o agendamento só é possível através do https://visitas.casarosada.gob.ar.
Legenda abaixo (esquerda para a direita): (1) entrada para visita á Casa Rosada – tenda branca (2) fila de espera de acordo com o horário da visita (3) Monitora da Casa Rosada iniciando as explicações (4) início da visita – subindo as escadas em direção ao 2º andar!
O que saber antes de visitar
A Casa Rosada está localizada no ponto em que um dia foi a Fortaleza Real de Don Juan Baltasar de Áustria. Ela foi construída a mando de Don Juan de Garay, em 1580.
Às margens do Rio da Prata, o local tinha muros altíssimos, fosso e ponte levadiça. Perfeito para garantir a segurança dos governantes: vice-reis e, posteriormente, governantes independentes.
Nos idos de 1850, a fortaleza foi destruída dando origem a outro edifício, o Alfândega Nova, conhecido como Aduana Taylor. Este serviu como sede de governo por muitos anos.
Em 1873, no mandato do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), foi construído o Palácio dos Correios e Telégrafos nas cercanias desta Sede de Governo (Aduana Taylor). O prédio foi pintado de rosa e ganhou jardins ao seu redor.
Anos depois, outro presidente, Julio Roca (1880-1886 e 1898-1904) achou que a sede de governo era extremamente simplória frente ao Palácio dos Correios e Telégrafos e decidiu construir novas instalações para a Casa de Governo.
O arquiteto Carlos Kihlbrg sugeriu que o prédio fosse demolido e, no lugar, fosse erguido um edifício um igual ao dos Correios. Só que este teria ainda uma varanda no andar superior.
O que sobrou do antigo forte e depois da Aduana Taylor pode ser visto no Museu da Casa Rosada ou Museu del Bicentenário da Casa Rosada, bem ao lado da Casa Rosada.
A atual Casa de Governo
A entrada da Casa Rosada é composta por um arco principal, um pórtico que une os antigos prédios dos Correios e Telégrafos e Casa de Governo. Em 1942, ela foi declarada Museu Histórico Nacional.
O arquiteto deste projeto de união foi o italiano Francisco Tamburini. O mesmo que iniciou o projeto do Teatro Colón.
Muitos dos governantes que passaram pela Casa Rosada fizeram alterações na estrutura e na arquitetura. Acredito que o mais ousado deles foi o Presidente Pedro Justo (1932-1938), que queria demolir a Casa Rosada para ligar a Praça de Mayo a Puerto Madero.
No Museu Casa Rosada ou Museu del Bicentenário da Casa Rosada, na Av. Hipólito Yrigoyen s/nº (bem ao lado da Casa Rosada) é possível encontrar uma explicação detalhada sobre a fortaleza, a Aduana Taylor e a Casa Rosada. Aberto de maio a novembro de 10h às 18h. De dezembro a abril de 11h às 19h.
A Plaza de Mayo
A Casa Rosada está localizada na famosa Plaza de Mayo, sempre palco de grandes manifestações. No entorno da praça está a Catedral Metropolitana, a sede do Banco de La Nación Argentina, o El Cabildo (hoje museu) e alguns prédios de escritórios. É na Plaza que começa a avenida que leva o mesmo nome: Avenida de Mayo.
Esta avenida é histórica pois liga a sede do governo argentino (Casa Rosada) ao Palácio do Congresso Nacional. O Congresso é outro marco histórico de Buenos Aires.
Leia ainda nossos posts sobre Buenos Aires
Buenos Aires: Lugares para visitar e se encantar, Onde ficar em Buenos Aires e o que saber antes de visitá-la, 3 museus para conhecer em Buenos Aires e 5 cafés em Buenos Aires que você vai amar conhecer
Viaje conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para Buenos Aires e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios e traslados incluindo passagens aéreas foram bancados por mim. Assim também foi a matéria “Como visitar a Casa Rosada: agendamento e o que saber antes de ir” . Esta é a política do blog, de total transparência.
*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.
Oi você conseguiu agendar a visita guiada pelo site? pois eu não estou conseguindo, estou a 10 dias da data que aparece disponível, porém eu não consigo selecionar a opção de horário, o site não permite selecionar e também não consigo ir para próxima página.
Lucileia! Conversando na fila com um pessoal descobri que muitas vezes o site trava. É preciso tentar e tentar e tentar. Eu não consegui fazer do Brasil. Fiz na Argentina, num quiosque de informações turísticas perto do cemitério da recoleta! Vou inserir esta informação no blog. Abraços
Boa tarde Patrícia. Você conseguiu reservar no quiosque com quantos dias de antecedência? Muito obrigado!
Olá Gregori, tudo bem? Conseguimos com três dias de antecedência.
Estou tendo o mesmo problema. Até mudei de navegador e nada.
Fiz uma reserva para dia 9/11/19 às 15:45 em nome de Márcia Andrade Maria Anunciada C Queiroz e Marcia Andrade. Não recebi a confirmação via e-mail. Vcs poderiam me enviar? E-mail marcita.marcia1@hotmail.com
Olá Márcia, tudo bem? A reserva que você fez foi para visitar a Casa Rosada? Então você deve pedir à Casa Rosada a confirmação. Neste site não fazemos reserva de passeios. Espero que consiga resolver. Abraços.
Olá. Você tem indicações de onde passar o Réveillon em Bs As? (BA é a sigla do estado da Bahia, no Brasil)
Olá Amanda Christina, tudo bem? Bom, se você está planejando passar o carnaval de 2021 na Bahia, acho Arraial da Ajuda um ótimo lugar. Mas há tantos outros, depende do que você está desejando, se muito agito, pouco agito…O maior agito do carnaval é realmente Salvador, seguido de Porto Seguro, Morro de São Paulo. Se você quer mais tranquilidade aí são muitas as opções de pousadas perto do mar, cidades pequenas. Gosto muito do Sul da Bahia.