Patricia Lamounier (texto & fotos) – Fazer uma visita à Casa Rosada deve ser parte do roteiro de qualquer turista em viagem a Buenos Aires! Toda vez que visito o edifício, aprendo algo novo! Mas afinal, como visitar a Casa Rosada?

Visitar a Casa Rosada é conhecer um pouco da história da Argentina e de seu governo. É se deliciar com as várias peculiaridades do edifício, hábitos e manias de seus presidentes. É verificar que o gabinete de Eva Perón ainda está intacto.

É conhecer o lugar onde o presidente argentino despacha, realiza reuniões, recebe políticos e pessoas importantes. É ali, na sua sala, que ele toma as decisões que afetam todo o povo argentino!

COMO VISITAR A CASA ROSADA

Muitos não sabem, mas é possível realizar uma visita à Casa Rosada gratuitamente! A visita é guiada por um funcionário do governo, nos idiomas inglês e espanhol (alguns funcionários falam bem o idioma português, ficando assim um “portunhol”, fácil de entender).

Não se preocupe: no agendamento você escolhe o idioma. Em determinados períodos é possível fazer um agendamento em português. Verifique se existe a opção!

AGENDAMENTO PARA VISITA GUIADA

O agendamento é feito on line, com no máximo 15 dias de antecedência, por meio do formulário eletrônico da Casa Rosada.

Após entrar na sessão agendamento, tudo é autoguiado. Você deverá informar seu nome completo, número de documento, país de origem, onde mora, quantos visitantes são (máximo de 5 pessoas), marcar o dia desejado e o horário. Veja a página do site abaixo.

Nem sempre conseguimos agendar de primeira! É preciso paciência e várias tentativas. Quando fui a BA, tentei o agendamento on line várias vezes e em diferente horários. O site não permitiu. Consegui meu agendamento através do quiosque de turismo na Recoleta. Pedi a atendente que entrasse no site da Casa Rosada e fizemos – nós 2, a inscrição! No dia da visita, descobri que muitos brasileiros tiveram este problema também.

Os visitantes agendados devem chegar com 20 minutos de antecedência do horário da visita. Devem portar o documento de identidade ou passaporte (o mesmo que usou para fazer o agendamento) e a confirmação da visita impressa. O papel impresso será solicitado na saída. (eventualmente este procedimento pode mudar!). O tour tem duração de 1 hora.

Antigamente era possível visitar a Casa Rosada aos sábados, domingos e feriados. Hoje a agenda de visitas favorece somente o sábado. Mas como tudo “se cambia”… verifique antes!

De qualquer forma, a entrada é feita pela Calle Balcarce 50. Super fácil de encontrar: procure pela tenda branca e entre. Procure pelo seu horário e espere na fila!

Por questão de agenda da Casa Rosada as visitas podem ser canceladas ou alteradas! Fique atento ao seu e-mail.

Pode-se tentar o contato através do visitascasarosada@presidencia.gob.ar, mas o agendamento só é possível através do https://visitas.casarosada.gob.ar.

Legenda abaixo (esquerda para a direita): (1) entrada para visita á Casa Rosada – tenda branca  (2) fila de espera de acordo com o horário da visita   (3) Monitora da Casa Rosada iniciando as explicações   (4) início da visita – subindo as escadas em direção ao 2º andar!

O que saber antes de visitar

A Casa Rosada está localizada no ponto em que um dia foi a Fortaleza Real de Don Juan Baltasar de Áustria. Ela foi construída a mando de Don Juan de Garay, em 1580.

Às margens do Rio da Prata,  o local tinha muros altíssimos, fosso e ponte levadiça. Perfeito para garantir a segurança  dos governantes: vice-reis e, posteriormente, governantes independentes.

Nos idos de 1850, a fortaleza foi destruída dando origem a outro edifício, o Alfândega Nova, conhecido como Aduana Taylor. Este serviu como sede de governo por muitos anos.

Em 1873, no mandato do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), foi construído o Palácio dos Correios e Telégrafos nas cercanias desta Sede de Governo (Aduana Taylor). O prédio foi pintado de rosa e ganhou jardins ao seu redor.

Anos depois, outro presidente, Julio Roca (1880-1886 e 1898-1904) achou que a sede de governo era extremamente simplória frente ao Palácio dos Correios e Telégrafos e decidiu construir novas instalações para a Casa de Governo.

O arquiteto Carlos Kihlbrg sugeriu que o prédio fosse demolido e, no lugar, fosse erguido um edifício um igual ao dos Correios. Só que este teria ainda uma varanda no andar superior.

O que sobrou do antigo forte e depois da Aduana Taylor pode ser visto no Museu da Casa Rosada ou Museu del Bicentenário da Casa Rosada, bem ao lado da Casa Rosada.

A atual Casa de Governo

A entrada da Casa Rosada é composta por um arco principal, um pórtico que une os antigos prédios dos Correios e Telégrafos e Casa de Governo. Em 1942, ela foi declarada Museu Histórico Nacional.

O arquiteto deste projeto de união foi o italiano Francisco Tamburini. O mesmo que iniciou o projeto do Teatro Colón.

Muitos dos governantes que passaram pela Casa Rosada fizeram alterações na estrutura e na arquitetura. Acredito que o mais ousado deles foi o Presidente Pedro Justo (1932-1938), que queria demolir a Casa Rosada para ligar a Praça de Mayo a Puerto Madero.

No Museu Casa Rosada ou Museu del Bicentenário da Casa Rosada, na Av. Hipólito Yrigoyen s/nº (bem ao lado da Casa Rosada) é possível encontrar uma explicação detalhada sobre a fortaleza, a Aduana Taylor e a Casa Rosada. Aberto de maio a novembro de 10h às 18h. De dezembro a abril de 11h às 19h.

museu-casa-rosada - como visitar a casa rosada

Museu Casa Rosada ou Museu del Bicentenário Casa Rosada

A Plaza de Mayo

A Casa Rosada está localizada na famosa Plaza de Mayo, sempre palco de grandes manifestações. No entorno da praça está a Catedral Metropolitana, a sede do Banco de La Nación Argentina, o El Cabildo (hoje museu) e alguns prédios de escritórios. É na Plaza que começa a avenida que leva o mesmo nome: Avenida de Mayo.

Esta avenida é histórica pois liga a sede do governo argentino (Casa Rosada) ao Palácio do Congresso Nacional. O Congresso é outro marco histórico de Buenos Aires.

praça-de-maio - plaza de mayo - como visitar a casa rosada

Plaza de Mayo (vista da sacada da Casa Rosada)

Viaje conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para Buenos Aires e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios e traslados incluindo passagens aéreas foram bancados por mim. Assim também foi a matéria “Como visitar a Casa Rosada: agendamento e o que saber antes de ir” . Esta é a política do blog, de total transparência.

 *Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.