Maria Tereza Moreira Abdala (texto e fotos) – Confesso que uma viagem ao Deserto de Atacama não era uma primeira opção para mim. Então, a surpresa foi muuuuita boa!
O deserto ocupa 105.000 km2. Está situado no norte do Chile indo até a fronteira com o Peru. É considerado o deserto mais árido do mundo e o mais alto também.
As temperaturas variam entre 0ºc e 40ºc. Por causa disto, existem poucas cidades e vilas. Entretanto, a mais famosa e a boca de entrada para o Atacama é São Pedro de Atacama. Foi onde nos hospedamos.
Meu marido e eu decidimos ir em fevereiro de 2017. Gostamos de montar nossas próprias viagens e, em questão de 01 mês, organizamos tudo. Compramos a passagem e fomos para Santiago do Chile e de Santiago para Calama. Conseguimos uma promoção no site da companhia área que foi tudo de bom!
Já na cidade de Calama, vislumbra-se o que nos espera: paisagens deslumbrantes. Tudo imperdível!
SÃO PEDRO DE ATACAMA
De Calama a São Pedro de Atacama são pouco mais de 100 km, que podem ser feitos por micro ônibus ou vans, negociadas logo no desembarque. Pode-se já combinar a volta e, dessa forma, sai mais barato. Foi o que fizemos e lá fomos nós… rumo ao deserto!!!
San Pedro é uma cidadezinha a 2.400 metros de altitude, com pouco mais de 3.000 habitantes e com cara de deserto. Este pequeno vilarejo de ruas de terra e construções de adobe tem um povo muito receptivo.
A igreja (foto abaixo) com tantos santos faz a gente lembrar de uma casinha de bonecos (linda!). Restaurantes, bares e salões de cervejas lotam a Rua Caracoles. É onde rola todo o burburinho da cidade! Ah! E gente! Lotado de gente, predominantemente jovens, de toda a parte do mundo. Várias línguas, estilos, culturas, com um só objetivo: conhecer todas as atrações e fazer todos os passeios possíveis no deserto.
Lojinhas e agências de viagens, uma enormidade delas estão ali, de um lado e outro da rua, oferecendo os mais variados passeios e souvenires.
A cidade é lindinha. Por todos os lados podemos encontrar hotéis, hostels e pousadas. A rede de hospedagem é grande – do mais simples hostel á sofisticados hotéis/spas – e cara, especialmente na Rua Caracoles (foto).
São Pedro do Atacama é o local perfeito onde os viajantes se encontram para conhecer e desfrutar desta maravilha indescritível que é o deserto!
Preparando a mala
O que mais achei legal foi que ao preparar a mala, vai de tudo um pouco. Colocamos roupas de banho, chinelos, shorts e chapéus e muito protetor solar. Mas também colocamos ceroulas, roupas de frio, gorros, luvas e casaco corta vento. Preparar uma mala assim é até difícil.
Hospedagem
Exatamente por temos decidido ir, num átimo de relâmpago, alguns dos hotéis e hostels que procuramos já estavam lotados, como o Corvatsch. Optamos por ficar em Hostel, perto da Calle Caracoles. Ficamos no North Terra Hostel, que trocou de nome recentemente. Muito rústico e simples mas que nos atendeu perfeitamente.
PASSEIOS
O ideal para se “aventurar” em San Pedro é, no mínimo, 7 dias. Infelizmente ficamos um pouco menos!
A maioria dos passeios, em quase todas as agências, saem depois das 14h00 ou de madrugada siando ás 4h00 ou 5h00. Pode-se negociar diretamente nos hotéis/hostels. Todos oferecem os mesmos passeios e vale muito a pena ir, se houver tempo.
O que mais impressiona é a diversidade. Em um mesmo passeio consegue-se ver toda a aridez de um deserto ( o deserto convencional, sabe, com dunas de areia, cactos, etc), muito sal ( dizem que a milhares de anos atrás, alí havia um oceano) e lagunas, cheias de pássaros.
Ao visitar o Salar do Atacama, avista-se no “meio do nada”, a Laguna Chaxa, famosa pela reserva de flamencos. Conhecemos as Lagunas Miscati y Meninques (Lagunas Altiplánicas – foto acima), e a Laguna Cejar, onde se flutua, em função da alta concentração de sal, que nem o mar Morto. A água é gelada e a gente sai de lá branquinha!!! E para fechar o dia, assistir ao pôr do sol, tomando pisco-sour, no Valle de La Luna (foto abaixo), não tem sensação melhor! É Maravilhoso!
Os Geisers
Um dos passeios mais esperado por nós (e acredito que por todos!) foi os Geiseres Del Tatio. Os carros saem de São Pedro por volta das 4h00 e , o café da manhã é servido à 4.300 m de altitude, quando se chega aos geisers (foto)– café com direito à guacamole!
É impressionante a visão das colunas de vapor saindo da terra. Quanto mais frio estiver, mais alta é a coluna do vapor. Pegamos 8°C negativos. Lembrem-se que estamos a mais de 4.300 m de altitude!
E, para os “corajosos”, vale um mergulho nas águas quentinhas! De biquíni, maiô ou de calcinhas e sutiã!
Na volta, vale a pena conhecer o povoado de Machuca e experimentar o espetinho de carne de lhama (delicioso) !
Termas de Puritama, Piedras Rojas (foto abaixo), Valle del Arcoiris, tour astronômico (se assim permitir o tempo), cavernas de sal, passeio de balão… Muitos são os atrativos da região.
Tudo é muito impressionante! Em Atacama foi instalado o maior e mais alto observatório astronômico do mundo – ALMA. Uma construção enorme, no meio do deserto, com mais de 60 telescópios onde, pesquisadores e observadores do mundo inteiro trabalham em conjunto.
É possível agendar uma visita. Infelizmente na época em que fomos, o ALMA não estava aberto para a visitação. Dizem que o planeta Marte se assemelha ao Deserto do Atacama. Se realmente for verdade, então, Marte é realmente linda!
Sonhos para serem realizados!
Para quem não se imaginava realizando uma viagem dessas, já estamos programando uma volta. Desta vez, com direito a atravessar o deserto, Salar de Uyuni e chegar a Bolívia!
Maria Tereza Moreira Abdala é sócia-proprietária da Abordagem. A empresa é especializada em comunicação e marketing, com foco na inovação e conhecimento de mercado.
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela PUC-MG, tem pós- graduação em Marketing. Foi exatamente na pós graduação, 30 anos atrás, que ela conheceu Alexandre, seu marido e companheiro de aventuras e viagens.
Tê ou Tetê como é chamada carinhosamente pelos amigos, tem dois filhos: Juninho e Anninha. Os 2 viajam constantemente com o casal!
comentários