Patricia Lamounier – Existem várias maneiras para ir de Havana a Varadero para quem está hospedado na cidade ou acabou de chegar à capital de avião.

Varadero é um dos lugares mais turísticos de Cuba. A cidade está localizada na Península de Hicacos, a aproximadamente 140 km de Havana.

O trajeto é rápido, cerca de 2h de viagem em carro, feito em rodovia asfaltada e com o visual de tirar o fôlego em alguns trechos. A rodovia margeia a costa!

SONHO NÃO REALIZADO: VOU DE TÁXI COMUM!

carro-rosa,cuba-3

Meu sonho: dirigir um carro conversível cor de rosa! (Arquivo pessoal)

Meu sonho sempre foi viajar de Havana a Varadero em um carro rabo de peixe. Poderia ser cor de rosa, vermelho ou azul e, de preferência, conversível. Sem chances!!!

Descobri que não é tão fácil realizar o desejo. Além de muuuuiiiiito caro, alguns destes carros não tem permissão para sair da cidade de Havana. E se conseguisse um para alugar, teria de alugar o motorista também!

A melhor opção para realizar parte deste sonho foi contratar um motorista de táxi cujo carro era verde, modelo antigo, bem conservado, mas de capota fixa.  Mesmo assim, não foi barato!

Ao negociar valor, dia e horário de saída, tomamos o cuidado de  passar todas as informações necessárias para o motorista. Na noite anterior de nossa partida, ligamos para confirmar horário e endereço.

Não se desespere!

O relógio digital marcou 9h, 9h30, 10h, 10h30 e nada! O motorista não apareceu! A vontade foi de entrar em pânico. Mas, Mônica, dona da casa que nos acolheu em nossa estada em Havana, nos orientou para irmos à rodoviária, terminal no bairro de Vedado.

Pegamos um táxi e fomos nós, na expectativa de chegar naquele dia em Varadero. Ao descer do táxi, descobrimos que existe uma enorme área de estacionamento na lateral da rodoviária.  Ali encontramos um “mundo de carros” velhos e motoristas negociando valores com turistas para levá-los às mais diversas cidades.

Negociamos um valor e em 10 minutos estávamos instaladas em um carro velho, com ar-condicionado e motorista senegalês. Em menos de 2 horas chegamos a Varadero.  Não tivemos problema algum. Viagem linda e tranquila!

taxi-em-havana-3

Táxi igual ao que nos levou à Varadero (Patricia Lamounier)

TÁXI COLETIVO

Esta é outra opção muito utilizada pelos jovens que já perderam o ônibus de Havana para Varadero. A parte mais difícil é descobrir uma turma que está viajando para lá, se juntar a eles, negociar o táxi e dividir entre todos!

Às vezes, compartilhar cabines, carros ou vans com outras pessoas, especialmente jovens, pode ser bem divertido! Eu fiz isto no meu inter rail pela Europa. Hilário!

TRANSFER PROGRAMADO POR AGÊNCIAS

Quase todas as agências de turismo vendem este serviço. Compre com 2 ou 3 dias de antecedência, dependendo da época do ano.

A van ou ônibus passa pelos hotéis buscando os turistas. As pessoas que estão hospedadas em casa de família, devem se locomover para o hotel mais próximo.

Todo transfer busca os passageiros nos hotéis de origem e deixa os mesmos nos hotéis de destino. O caminho pode ser longo…

ÔNIBUS VIAZUL

Mapa Ilha de Cuba, Google Maps, Como ir de Havana a Varadero

Mapa da Ilha de Cuba (Google Maps)

A empresa Viazul tem seu próprio terminal de ônibus em Havana. São mais de 24 destinos dentro de Cuba.

Diariamente saem deste terminal 4 ônibus em horários diferentes. A passagem pode ser comprada para às 8h, às 10h, às 13h e às 17h. O ônibus é confortável, tem ar-condicionado e o percurso é de aproximadamente 2h30, com uma pequena parada na cidade de Matanzas.

A passagem pode ser adquirida de 2 formas. Por meio do site da empresa, com 1 semana de antecedência passando por todo o trâmite de compra on-line (confirmação de pagamento, recebimento do voucher no e-mail e apresentação do mesmo junto com o passaporte, e estar 30min antes do embarque no terminal da Viazul). Ou comprar a passagem pessoalmente no terminal da Viazul, na Avenida 26 e Zoológico em Novo Vedado, Havana.

ALUGAR UM CARRO

Não cogitamos em fazê-lo. Mas verificamos!

A Cubacar é a maior e a mais famosa locadora. Existem outras locadoras como a Transtur, a Havanautos e a REX. Para alugar, é necessário CNH brasileira válida e passaporte. O carro pode ser alugado por no mínimo de 3 dias. Quanto maior for o prazo do aluguel, mais barato fica.

Além do valor do aluguel, existe um seguro que deve ser pago. Independentemente do quanto o carro irá rodar, é necessário pagar por 1  tanque de gasolina especial no ato do aluguel. Nem sempre você encontrará postos para abastecer, principalmente aqueles que têm gasolina especial para vender.

O carro de aluguel tem placa diferenciada, é novo e não está amassado e nem arranhado. Este tipo de carro chama atenção, especialmente da polícia, que poderá eventualmente achar uma infração. Se houver alguma solicitação por parte dos policiais para a multa ser paga em cash, recuse. Solicite a emissão do ticket de pagamento!

eu-e-os-carros-antigos-3

Eu e minha paixão por carros antigos! (Arquivo pessoal)

Cuba, um país tão contraditório! Uns amam outros odeiam! Mas se você pensa em turistar por lá veja nossas dicas: Onde ficar em Havana Vieja, Centro Havana e Vedado, Dicas de onde beber e comer em Havana, e Viajar para Cuba: como ir, dinheiro e itens obrigatórios