Patricia Lamounier (texto) – Belo Horizonte não tem mar. Mas tem praças e museus! Um complexo cultural dos mais importantes está localizado na Praça da Liberdade e no seu entorno. A área é parada quase obrigatória para quem mora ou vem a Belo Horizonte passear. Portanto, não deixe de conhecer e visitar os museus da praça, pois terá uma grande surpresa!
Atualmente são 14 equipamentos culturais (museus, centros de cultura e formação e espaço artístico e urbano) que estão na Praça da Liberdade ou no seu entorno.
Oito dos museus estão ligados ao governo do Estado e o restante são Parcerias Público Privadas (PPPs) ou Parcerias com Instituições Públicas Federais(PPFs). Os centros culturais e os museus da praça são reconhecidos como pólo de cultura ou complexo cultural.
Não posso deixar de mencionar três espaços que nunca foram inseridos no contexto de Circuito da Praça mas que estão muito próximos a ela. São eles: o Cinema Belas Artes (com café, galeria, livraria e salas de projeção), a Casa Una de Cultura e o Centro Cultural do Minas Tênis Clube (com teatro, centro de memória, galeria de arte, café e sala de cinema – sem data prevista de inauguração).
OS MUSEUS DA PRAÇA DA LIBERDADE: A IDEIA DE CIRCUITO
Até 2010, a Praça da Liberdade abrigou, nos antigos prédios, as secretarias de governo de Minas. Quando a cidade administrativa foi inaugurada e o governo oficialmente transferido, entrou em cena o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, criado para ser ponto de referência cultural.
Antes mesmo de se transformar em complexo cultural, a Praça da Liberdade já tinha uma predisposição para atividades ligada às artes, à cultura e ao patrimônio. Tanto é que o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública sempre estiveram ali. Em 2010, museus e espaços de cultura chegaram definitivamente para ocupar os edifícios das antigas secretarias.
De 2015 ao final de 2018, a gestão deste projeto esteve sob a tutela do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O Iepha buscou uma maior integração entre o espaço urbano e os grupos artísticos, ampliando inclusive seu escopo.
O BDMG Cultural e a Academia Mineira de Letras passaram a integrar o complexo. Assim, o projeto ganhou um novo nome: Circuito Liberdade!
Devido às mudanças no governo do Estado, o Iepha não gerencia mais o Circuito Liberdade. Ainda não existe clareza se será mantida uma coordenação para integrar os centros culturais e museus da Praça da Liberdade e ou se cada equipamento manterá sua própria agenda.
CENTROS CULTURAIS E MUSEUS DA PRAÇA
Centros culturais e museus são veículos de conhecimento, de informação e de educação. Contribuem para a memória e desenvolvimento de nossa sociedade pois refletem e dialogam com nosso passado, presente e futuro!
Devido a falta de recursos financeiros do Estado e depois que a iniciativa privada assumiu uma enorme fatia da responsabilidade cultural, muitos centros culturais e museus se transformaram em instituições de entretenimento com teatros, galerias de arte e cafés maravilhosos!!!
A Praça da Liberdade e seu entorno abriga boa parte da arte mineira conhecida mundo afora. E também mostra a maravilhosa riqueza da diversidade cultural do Estado. Patrimônio que deve ser preservado!
Museus & Centros Culturais e Formação sob a gestão do Estado de MG
- Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
- Palácio da Liberdade
- Arquivo Público Mineiro
- Museu Mineiro
- Centro de Arte Popular Cemig
- Cefart Liberdade
- BDMG Cultural
- Hub Minas Digital (edifício Rainha da Sucata)
Museus & Centros Culturais e Formação sob gestão em função de parcerias
- Espaço do Conhecimento UFMG
- MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
- Memorial Minas Gerais Vale (fechado temporariamente)
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
- Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
- Casa Fiat de Cultura
- Academia Mineira de Letras
Leia também a matéria sobre o Mercado Central de Belo Horizonte
LOCALIZAÇÃO DA PRAÇA DA LIBERDADE
A Praça da Liberdade marca a história da capital. Fica na parte mais alta do encontro de quatro grandes avenidas: Bias Fortes, Cristóvão Colombo, Brasil e João Pinheiro.
A Praça da Liberdade está no coração de Belo Horizonte e suas atrações ao seu redor. Os mais distantes ficam a aproximadamente três quarteirões da praça.
A praça é cartão postal da cidade… Um local lindo para se deixar ficar!
Por ter localização central e privilegiada, é passagem e parada para muitos belorizontinos. Ao meio dia, para o almoço ou descanso do trabalhador. No final da tarde, para passear com as crianças, andar com os cachorros, fazer exercícios, encontrar amigos e principalmente, namorar! E haja beijos!!
Curiosidades sobre a Praça da Liberdade: Data da construção da nova capital. Inaugurada em 1898, a praça está situada no ponto mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Av. do Contorno).
Foi criada para ser sede e símbolo do governo (Palácio do Governo e Secretarias). Em 2 de Junho de 1977, seu conjunto paisagístico e arquitetônico foi tombado pelo Iepha.
Seu traçado e seus jardins foram idealizados sob a ótica do paisagismo inglês naturalista. Em 1920, ganhou o estilo francês, inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes.
Em 1929, foi instalado o primeiro sinal de trânsito na cidade. Ele ainda está em seu local original e em funcionamento!
Viaje Conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para algum lugar é só clicar em nossos links. Ganhamos uma pequena comissão do Rentcars.com e do Booking.com o qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
comentários