Patricia Lamounier –  Lugares legais onde beber e comer em Havana não faltam. Em todas as praças ou ruas você encontrará bares e restaurantes do jeitinho que você imagina, com um sabor todo especial.

A comida  cubana é sempre muito farta e o tempero delicioso. Mas é pago em CUC e este é medido em euros. Para nós, brasileiros, acostumados com reais, não sai assim tão barato! Havana Vieja especialmente, como é ponto de turistas é mais cara que o resto da cidade.

Quando viajo, normalmente não almoço. Meu café da manhã é sempre de “sustança”. Só tenho fome mais à tarde, quando como algo leve. Gosto mesmo é de jantar! E se tiver que gastar com este jantar,  uso a regra “jáquê”! Já que estou ali e preciso comer, melhor escolher um restaurante bem legal!

 

MOJITOS & DAIQUIRIS COM HEMINGWAY

Se está quase na hora do almoço e você já está cansado de tanto caminhar por Havana Vieja, melhor passar na Bodeguita Del Medio para uns mojitos. La Bodeguita ficou famosa pelos mojitos que Ernest Hemingway bebia e indicava. Se bebeu pelo menos 2 e deu “lesera”, melhor almoçar por lá!

Não deixe de provar 2 pratos típicos da Bodeguita: ropa vieja (carne desfiada cozida, acompanhada de feijão e arroz!!!) e moros y cristianos (arroz com feijão misturado). Enquanto espera, deixe seu nome e sua marca nas paredes! Estas são cobertas de assinaturas. Melhor procurar um cantinho… Senão, não tem lugar algum para assinar!

Mas, se desejar começar seu dia com um daiquiri perfeito, melhor seguir para o La Floridita. O Floridita foi outro ponto de encontro e goles do escritor Hemingway.  Tem até estátua de bronze dele junto ao balcão.O local está sempre lotado e com música ao vivo. Os grupos de turistas se divertem, muitas vezes, dançando com os próprios músicos. A alegria naquele lugar é contagiante!

Tente conseguir um assento junto ao balcão. Assim terá chance de observar os garçons preparando e enfeitando os daiquiris. O de morango é um show!

O La Floridita fica bem no final da famosa e movimentada Calle Obispo. Pode-se almoçar por lá ou apenas lambiscar. Mas como está pertíssimo do Paseo del Prado, eu sugeriria ir até o Hotel Inglaterra para almoçar. O Hotel Inglaterra é um charme de antigo. Vale a pena conhecer pelo menos para um cafezinho.

Na região estão localizados os hotéis de redes internacionais, cujos restaurantes tem ar-condicionado e serviço a la carte.

Se a fome não vier ou se quiser somente beliscar, vá ao Bocanero, na Calle Obispo. Ali é servida a cerveja nacional Bocanero e uns petiscos gostosos! À noite, a música vibra! Aliás,  na Calle Obispo você encontrará uma série de bares e restaurantes para todos os tipos de gosto e bolso. Não tem como errar!

O restaurante “El Chanchuellen” em frente a praça Del Cristo, entre Teniente Rey e Bernaza foi indicado por Monica, uma cubana, dona da casa onde estávamos hospedadas. O restaurante não decepcionou! Comida boa e custo X beneficio excelente!

Na Plaza Vieja, os restaurantes e bares dispõem mesas na rua. É uma delícia para uma cerveja no final da tarde!

com pessoas sentadas e bebendo. A arqueitetura dos prédios ao fundo é antiga

Bares na Plaza Vieja em Havana (Foto: Patricia Lamounier)

Havana Club é a marca mais famosa de rum cubano. O nome do bar leva o nome da marca! Ou seja, existe um bar chamado Havana Club (Av. del Puerto 262, esquina com Sol)). Enquanto mojitos e daiquiris são preparados, a rumba e salsa não param de tocar! Música de boa qualidade. Impossível não querer dançar! Pena não ter lugar entre as mesas!

Também no local onde está o bar, encontra-se o Museu do Rum. As visitas guiadas iniciam no pátio da Fundação Havana Club. Depois de assistir um vídeo sobre a história da cana de açúcar, os visitantes conhecem a fermentação, a destilação, a filtragem e o envelhecimento. E é claro que a visita termina com a degustação.

É possível conhecer o museu de 9h às 16h30. Este horário pode variar, dependendo da época. É bom checar os horários antes de ir. O  bar fica aberto todos os dias de 9h às 24h.

PALADAR & SABORES

Se desejar um restaurante “maneiro” e com charme, vá para a ruazinha ao lado da Plaza de La Catedral e encontrará o Paladar Dõna Eutimia (d.eutimia@yahoo.es). Comida excelente e lugar aconchegante. É bom fazer reserva!

Quase ao lado do Dõna Eutimia, tem o Esto No Es Um Café, uma verdadeira lindeza de restaurante, especialmente à noite quando os ombrellones estão com suas luzinhas acessas propiciando um ambiente romântico, especialmente para casais apaixonados. Você poderá optar não só por mojitos e daiquiris, mas também por cervejas e champagne.

Saí do Brasil com a indicação do Restaurante  Paladar La Guarida (418 Concordia, Centro havana). Ligamos de Havana e não conseguimos reserva para o jantar! Lotaaaado! Tivemos que agendar para almoço, às 15hs! O La Guarida está localizado no último andar de um edifício antigo, multifamiliar, do início de séc. XX, numa rua esquisita cheia de casas e prédios em estado de conservação duvidoso.

Confesso que no início achei muito estranho encontrar os moradores e crianças nas portas dos apartamentos em suas rotinas diária de vida. Depois de subir 3 andares e chegar ao restaurante achei tudo um luxo de agradável! A comida, o aconchego, o serviço, o atendimento e o ambiente realmente impressionam! A reserva pode ser feita também pelo site: www.laguarida.com.

Foto de uma Parede de cor amarela cheia de quadros, com um lustre em cristal do restaurante Paladar La Guarida, dicas de onde beber e comer em Havana

Paladar La Guarida , Havana (Foto: Patricia Lamounier)

Existem vários restaurantes na categoria “Paladar”. Outro indicado é  “La Cocina de Lilliam”, cujos jardins são cuidados por ela mesmo (Calle 48 entre 13 e 15, Playa).

Em Cuba, e exclusivamente em Cuba, o nome “Paladar” é usado para designar restaurantes cubanos privados.  Ou seja, são geridos por famílias em suas próprias casas. O nome é originário de uma novela  de TV brasileira dos anos 90 que se tornou muito popular no país. A protagonista era dona de uma rede de restaurantes chamada “Paladar”. Nesta época, o governo cubano estava concedendo as primeiras autorizações para que famílias pudessem iniciar este tipo de negócio: uma paladar!

O Restaurante Los Nardos (Paseo de Martí) está num antigo sobrado bem em frente ao Capitólio. O ambiente é intimista e sóbrio com custo X benefício bem legal. Comida boa e farta! De dia o restaurante é escuro e existe um contraste com a claridade do lado de fora. A noite, o jantar é a luz de velas. O problema são as filas! Espera de 30 minutos, as vezes!!!

ONDE COMER E BEBER EM VEDADO

Para quem está hospedado no bairro de Vedado, talvez  seja mais fácil para visitar alguns dos mais interessantes restaurantes do bairro. Em geral, são cheios de “borogodós”. Tem o iraniano Topoly na Calle 23, o El Cimarrón na Calle 19 e o Califórnia Café, um dos pioneiros desta geração e que dá boas vindas ao público LGBT.

O Café Laurent (257 Calle M entre 19 e 21) fica pertinho do Hotel Nacional. Você é guiado para dentro de um prédio de apartamentos, onde um elevador dos mais antigos te levará à cobertura.Tudo ali é um charme de profissionalismo e estilo!!!

O Paladar Gringo Viejo (Calle 21 entre E e F) é bem pequeno e a especialidade é carne ensopada e o Le  Chansonnier (278 entre J e I) é super gostoso, num custo X benefício bom. Único senão: difícil de encontrar!!!

Se depois de tudo isto, ainda sobrar um “espasito”, em bom portunhol, para a sobremesa, talvez um sorvete caia bem.  A sorveteria mais famosa de Cuba está localizada em Vedado, na Calle 23: Heladeria Coppelia, aberta em 1966. Ganhou mais fama devido ao filme “Morangos e Chocolates”.

Se estiver em dúvida onde comer ou beber em Vedado, pergunte aos moradores. Tanto na avenida principal (La Rampa) como nas ruas laterais, você encontrará excelentes bares e restaurantes a bom preço e com um atendimento muito simpático e acolhedor.