Patricia Lamounier – Sorte a sua se você nunca teve problemas de “carreirinhas” ou “corridinhas” ao banheiro durante uma viagem por causa de uma diarreia causada pela ingestão de água que você bebeu ou algo que comeu!!! E é extremamente desagradável especialmente se você não consegue um banheiro a tempo.
A diarréia é basicamente um desarranjo intestinal onde existe um aumento no número de evacuações e fezes amolecidas ou liquidas. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns onde existem condições precárias de higiene sanitárias.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SEGURA EM VIAGENS
– Lave as mãos antes de manipular alimentos, retirando inclusive anéis, pulseiras e relógios;
– Tenha sempre em mãos uma solução alcoólica a 70% para higiene das mãos;
– Evite consumir alimentos mal cozidos ou crus como saladas;
– Evite frutos do mar como os mariscos;
– Evite aqueles alimentos preparados com ovos – como maionese e molhos e leite e derivados não pasteurizados – como queijos e iogurtes;
– Evite ingerir alimentos de procedência desconhecida (no meu caso foi a torta de pombo!!!);
– Consumir água mineral gaseificada, refrigerante, suco industrializado e bebidas engarrafadas são ok. Cafés e chás ainda quentes não costumam dar problemas. A água mineral pode estar contaminada por substâncias químicas, por isto o conselho da mineral gaseificada.
O QUE FAZER EM CASO DE DIARREIA
A diarréia pode causar desidratação além de outras complicações que podem levar desde uma desnutrição crônica, retardo intelectual ou morte. Portanto não brinque com isto! Ao apresentar os sintomas um médico deve ser consultado imediatamente. È para isto você ao viajar contrata um seguro saúde. Use-o!
Enquanto isto tome soro caseiro. A receita manda que misture em 01 litro de água mineral, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Misture bem e beba em pequenas colheradas durante o dia todo. A ingestão de sucos, chás e sucos deve ser aumentada. Manter a alimentação habitual.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após cada evacuação diarréica deve-se ingerir de 50 a 100 ml de líquido.
BONS CONSELHOS
Em áreas onde a água não é tratada ou as condições sanitárias deixam a desejar, ferva a água por 01 minuto e deixe esfriar em ar ambiente ou desinfeta quimicamente usando cloro.
Para um litro de água use duas gotas de cloro e espere 30 minutos. Para 20 litros, use uma colher de chá e espere 30 minutos.
E você? Já passou por alguma situação parecida?
Conte pra gente nos comentários!
comentários