Patricia Lamounier – Muitos jamais iriam á Cuba, outros adorariam conhecer! Um país definitivamente contraditório e que exala história. Uma experiência insólita, de novos conhecimentos, múltiplos entendimentos sobre a vida, especialmente como encará-la nas suas adversidades.
Cuba é colorida, quente e ensolarada. Sua cultura é misturada e complexa. Uma ilha de gente de vitalidade, de música, de sons e de estilos diferentes.
Cuba é socialista e apesar de passar por problemas econômicos, políticos e sociais seus habitantes orgulhosamente declaram aos que lhes perguntam: Yo soy Cubano!
COMO FOMOS PARAR EM CUBA
Antoinette e eu somos membros da Associação de Mulheres Caminhantes da Estrada Real. Nunca estivemos juntas por mais de 1h. Nos encontramos numa reunião deste grupo. Ela me disse que queria conhecer a ilha. Falei que era meu sonho também e que gostaria de ir enquanto as transformações ainda estavam ocorrendo. Resolvemos viajar no mês seguinte deste encontro.
Consultamos várias empresas de turismo e nenhuma nos atendeu devido ao tipo de roteiro que queríamos e orçamento. Tem que pesquisar e orçar!
Achamos o que queríamos no www.viajarbarato.com.br. Basicamente: passagem de ida e volta pela Copa Airlines + hospedagem em casa de família com café da manhã em Havana + 3 dias em Varadero em hotel all inclusive + seguro saúde. Saída por São Paulo.
O visto para Cuba nos foi oferecido também pelo site do Viajar Barato por uma taxa de 32US$. Achamos interessante fazer tudo com eles.
Compramos o pacote “on line”. Foi minha primeira vez utilizando este sistema.
COISAS QUE NOSSO PACOTE NÃO OFERECIA
O pacote mais barato saía e chegava por São Paulo. Compramos as passagens de BH/São Paulo/ BH em uma promoção. E como nosso vôo sairia ás 5h da manhã. Decidimos por reservar um hotel perto do aeroporto com transfer grátis – aeroporto/hotel/ aeroporto!
Ficamos no IBIS: simples, confortável, restaurante muito bom e atendimento perfeito.
O pacote não oferecia transfer em Havana (aeroporto/casa de família) ou para Varadero. Tudo seria por nossa conta e risco! Mesmo assim a viagem ficou mais barato quase R$1.200 comparado ao orçamento feito por algumas agências.
Comprar pacote em grupo e “On line”: Nunca aconteceu nada, exceto por algumas trocas de horário, que já está inserido no contrato. Para quem gosta de ter um agente de viagem, para aqueles que sentem mais seguro numa loja física ou para aqueles que gostam de ter tudo em mãos com muita antecedência, este tipo de compra não é indicado!
O QUE SABER SOBRE CUBA
Cuba é um arquipélago formado por várias ilhas. A maior é a Ilha de Cuba e da Juventude. O arquipélago está localizado a 180 km dos Estados Unidos e a 210 km do México e tem uma superfície total de 110.922km2.
É banhada pelo mar do caribe, pelo Atlântico e pelas águas do golfo do México. Com localização estratégica entre a America do Sul e a do Norte e com entrada para o Golfo do México, muitas vezes foi designada como a “chave do golfo”.
A Ilha de Cuba é a mais extensa, sentido leste-oeste com cerca de 1.250 km de comprimento e 100 km de largura e a 16ª maior ilha do mundo. Tem como capital a cidade de Havana. Suas principais cidades são: Santiago de Cuba, Camaguey, Holguin, Santa Clara, Guantánamo e Bayamo.
MELHOR ÉPOCA PARA IR A CUBA
Não existe uma época ideal para visitar cuba, pois o clima é tropical ou subtropical moderado. Confesso que até hoje não entendi esta separação climática! A temperatura média é 25ºC durante todo o ano e o nível de umidade é de 81% no verão e 79% no inverno.
Dezembro a março é mais fresco devido os ventos. A noite costuma esfriar. Nada que um casaquinho de lãzinha ou uma pashmina mais quentinha não resolva! Junho, julho e agosto são meses chuvosos!
Alguns turistas evitam ir a Cuba em setembro ou outubro devido à possibilidade de furacões. Outros evitam ir em julho e dezembro por serem meses de eventos famosos – Carnaval e Festival de Cinema.
PASSAPORTE, VISTO, VACINA E SEGURO SAÚDE
O passaporte deve estar atualizado e com validade mínima de 6 meses.
O visto cubano é obrigatório. Pode ser tirado na Embaixada de Cuba em Brasília, nos consulados em São Paulo ou Salvador. Quando fomos a Cuba optamos por comprar direto onde compramos o pacote de viagem. Algumas agências de turismo são credenciadas pelo governo cubano e, portanto podem emitir este visto.
A vacina de febre amarela passou a ser obrigatória em fevereiro de 2017. O certificado é obtido em um posto de saúde. Veja matéria: Quais vacinas tomar para ter uma viagem sem problemas.
O seguro de saúde com cobertura de despesas médicas também é obrigatório.
DINHEIRO OU CARTÃO DE CRÉDITO
Tudo em Cuba é CUC (peso cubano conversível) para turistas ou CUP (peso cubano) para os moradores e habitantes da ilha. Ou seja, é a moeda nacional!
Não leve dólar. Leve Euros! O melhor local para se trocar o dinheiro é na casa de câmbio do aeroporto. Está aberta 24h. As “cadecas” (casas de câmbio) estão espalhadas pela cidade. Funcionam em horário comercial e tem o câmbio ou cotação igual a todas as casas de câmbio.
Hoje em dia, o dólar sofre uma taxação de 10% além da taxa de conversão. Portanto, calcule suas despesas e troque seus euros. A taxa de conversão desses chega a quase 100%, ou seja, 1 euro teoricamente deveria ser é igual a 1 CUC. Na realidade, dependendo do dia é de 0,97 ou 0,98 Euro = 1 CUC.
Se pensarmos em CUP seria 1 Euro = 25 CUPs. Lembre-se: turista paga em CUC!
Poucos são os estabelecimentos na ilha que aceitam cartão de crédito.
Conselho: Desbloqueie o cartão de crédito e leve assim mesmo. Os estabelecimentos cubanos não aceitam cartões de crédito emitidos por empresas Americanas. Antes de usar o cartão verifique se a transação será feita em dólar ou euro e se será cobrada alguma taxa.
Para distinguir as notas de CUCs e CUPs é muito fácil. As notas de CUCs (peso cubano conversível) têm figuras de monumentos e estátuas da ilha além da escrita: “pesos convertibles” e as notas de CUPs têm figuras de heróis cubanos, como Che Guevara, Camilo Cienfuengos, José Martí e outros.
Oi, Patricia
Suas dicas ssão muito práticas e valiosas. Vão direto ao Ponto. Meus parabéns e muito obrigado.
PERGUNTAS?
Quantos reais a gente precisa trocar no Brasil para chegar em Havana para não passar sufoco?
Chegando em Havana podemos trocar reais por CUC ou é melhor levar euros obtidos no Brasil?
Quanto vale uma cerveja ou drinque e quanto vale em média um almoço?
A casa de familia tem que pagar em CUCS?
Grande abraço. Continue nos ajudando com suas preciosas dicas
Getulio Castro
Getulio, mil perdoes pela demora na resposta!
Que bom que gostou das dicas!
LEVE EURO e não dólar! A taxa de conversão é bem menor e ainda tem uma taxa de 10%. Não estou brincando… Regras do país!!! Depende o que vc vai fazer mas eu levei 400 euros (e 200 dolares que já tinha comigo de outras viagens!). Comi bem demais e bebi muuuuuito morritos e daiquiris, mas não comprei nada! Só uma caixa de charutos Romeu e Julieta.
O almoço depende onde vc vai almoçar ou jantar. Se for num restaurante tipo “Paladar” vc deixará em torno de 80 cucs. Prato individual (lagosta), com bebida e sobremesa. SE for restaurante simples para 2 em torno de 20 a 40 cucs.
Um morrito ou daiquiri é em torno de 4 a 6 cucs. Lembre-se que o cuc vale 1 euro. A cerveja tb é em torno disto mas tome morritos e daiquiris. Eels são fantasticos.
Troque os EUROS no aeroporto, é o lugar mais fácil e simples! O real somente em casa de cambio e nao é qualquer casa! Quando eu fui só vi a troca para Real em 1 unica casa de cambio. Fui a Cuba em 2017.
A casa de familia que eu me hospedei já estava no programa do pacote de viagem que eu comprei no viajarbarato.com.br
Nao me arrependi de nada e foi uma viagem maravilhosa!!!!
Obrigado Patrícia pelo compartilhamento eu + amigos estamos organizando. Suas postagens nos ajudam. Como seria hoje com a pandemia? Gratidão. Abraço no coração e se cuidem mais
Adorei suas dicas para aqueles que ainda não conheceram a ilha.Estive lá em dezembro passado.Lá tudo é muito lindo!Foi um sonho realizado,quando puder ,vou voltar!Um povo de um calor humano indescritível,principalmente conosco ,os brasileiros!
Obrigada Raquel!