Patricia Lamounier – Igrejas, museus e mirantes estão à espera do visitante na cidade localizada às margens do  Titicaca, no Peru. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, há o que fazer em Puno, cidade base para conhecer o lago, suas incríveis ilhas e arredores.

Puno é parada para quem vai ou vem de Cuzco, Arequipa, La Paz ou Copacabana (Bolívia). A cidade é pequena e feia mas, apesar disso, muito agradável. Ela é considerada a capital folclórica do Peru e um dos pontos altos é a festa da Virgem de La Candelária onde todos bebem, dançam e rezam por demais! Veja onde ficar e o que fazer em Puno.

 

puno.festas-

Festas em Puno (Depositphotos)

O QUE FAZER EM PUNO

Tudo no centro pode ser feito e visto a pé. É preciso somente um par de sapatos ou tênis bem confortáveis!

Catedral, Praça das Armas & Jirón Lima

puno.basilica-catedral-3

Praça das Armas e Catedral de Puno (Depositphotos)

É na Praça das Armas que está localizada a sede da Prefeitura, o Palácio da Justiça e a Catedral (Basílica Menor de Puno). Sua construção é estilo “mestiço” barroco de 1757. Sua fachada de pedra é ornada com desenhos interessantes de figuras humanas, plantas e instrumentos musicais. Seu interior é simples, exceto pelo altar banhado em prata.

Fachada da Catedral de Puno Patricia Lamounier

Fachada da Catedral de Puno (Patricia Lamounier)

O burburinho do agito de Puno está localizado na Jirón Lima. Uma rua só para pedestres. A maior parte dos restaurantes, casas de câmbio, agências bancárias e de viagens, cafés e lojas de artesanatos estão localizados ali. Puno é uma cidade bem comercial (e também de contrabando entre Peru e Bolívia).

Museo Municipal Carlos Dreyer

Está localizado na Calle Conde de Lemos 289, a poucos metros da Casa do Corregedor, num casarão antigo e bem preservado. Abriga uma incrível coleção de artefatos arqueológicos, documentos que datam da fundação da cidade e pinturas originais sobre Puno.

Ali é possível ver três múmias expostas na posição em que morreram e uma chullpa (torre funerária) em tamanho natural.  Aberto de segunda à sexta, das 9h30 às 19h30. A entrada deve ser adquirida até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Casa do Corregedor (Casa Conde Lemos)

Uns a chamam de Casa do Corregedor, outros de Conde Lemos.  Situada na Rua Deustua 576, esta residência do século 17 é uma das mais antigas de Puno. Sua importância é basicamente histórica.

O lugar abriga lojinhas de artes e artesanato, café e biblioteca. São realizadas atividades culturais e exposições de arte puneño de curta duração. Aberta de segunda à sexta da 9h30 ás 19h30 e sábados das 12h30 às 19h.

Museo da Coca

Este pequeno museu na Calle Deza 301, traz informações de cunho histórico, medicinal e cultural sobre a coca e seu uso. Aberto das 9h às 13h e das 15h às 20h. O ingresso deve ser comprado até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Mirantes

puno.vista do mirante

Vista de Puno (Depositphotos)

Para uma vista panorâmica da cidade e do Lago Titicaca, vá ao Cerro Huajsapata ou aos mirantes (miradores) Puma Uta ou El Condor. Este último é conhecido como “Mirador de Kuntur Wasi”.

A melhor maneira de chegar até os mirantes, localizados na periferia da cidade, é de táxi.

Dizem que do mirante El Condor tem-se a vista mais linda da cidade e do lago e que o pôr-do-sol é de tirar o fôlego de qualquer um! Acredito que o  fôlego seja tirado duplamente, pois para chegar ao topo deste mirador são exatamente 620 degraus arriba!

ONDE FICAR

Puno é bem pequena e praticamente todo o comércio, bares, restaurantes, bancos e agências de viagens se concentram na área próxima a Jirón Lima, a Praça das Armas e Jirón Libertad. Você ficará bem instalado em qualquer hotel ou hostel de sua preferência nesta região.

Ana, minha companheira de viagem e eu ficamos no Hotel Casona Plaza, a duas quadras da Jirón Lima, na Puno 280. Fizemos tudo a pé!

Existem hotéis tops em Puno, como o JW Mariott, o Cartagena e o Belmond que têm tubulações especiais para liberar oxigênio nos quartos.

Leia também as matérias sobre o Lago Titicaca e o Mal de Altitude: Turismo no Lago Titicaca: quando e como ir e o que visitar e Mal de Altitude, mal das alturas ou soroche: sintomas e como cuidar 

Distâncias entre cidades

Guiches de venda de passagens de ônibus, rodoviária de Puno

Guichês para venda de passagens de ônibus, na rodoviária de Puno (Patricia Lamounier)

Puno está localizada a 357 km de Cuzco,  313 km de Arequipa,  842km de Nazca, 400 km de Machu Picchu, 223 km de Copacabana (Bolívia) e  260 km de La Paz.

O aeroporto mais próximo fica na cidade de Juliaca, a 45 km de Puno.

Vá se tiver tempo sobrando

A cidade de Puno tem várias igrejas que foram construídas em datas diversas para evangelizar os nativos e servir à população espanhola.

A Igreja São João Batista está em frente ao Parque Pino que fica bem perto da Praça das Armas. A igreja é bem pequeninha e abriga uma imagem da Virgem da Candelária, padroeira de Puno.

A Festa da Virgem de La Candelária, em homenagem à padroeira da cidade, acontece na primeira semana de fevereiro. A população participa dos desfiles e das danças, como a “Diablada” onde todos os participantes vestem fantasias e máscaras e estão chapados de pisco. Esta festa de cunho religioso reúne tradições andinas, homenageando, em procissão, a Pachamama (Mãe-Terra) e as Virgens Católicas.

festas religiososas em puno depositphotos

Festas religiosas em Puno (Depositphotos)

CUIDADO COM A ALTITUDE !

 

cartaz sobre mal-de-altitude-, puno, depositphotos

Cartaz sobre mal de altitude ou Soroche  (Depositphotos)

Por estar a 3.827 m acima do nível do mar, o mal de altitude (soroche para os peruanos!) sempre aparece. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar. Os principais sintomas são a falta de ar, enjoo, dor de cabeça e tontura.

Mascar folha de coca, tomar o chá de coca (distribuído amplamente nos hotéis e cafeterias) ou chupar bala de coca ajudam a amenizar os efeitos do mal de altitude.

Faça tudo sem correria. Evite bebidas alcoólicas, tome muita água e evite (a todo custo!) comidas pesadas, especialmente à noite!