Patricia Lamounier – Igrejas, museus e mirantes estão à espera do visitante na cidade localizada às margens do Titicaca, no Peru. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, há o que fazer em Puno, cidade base para conhecer o lago, suas incríveis ilhas e arredores.
Puno é parada para quem vai ou vem de Cuzco, Arequipa, La Paz ou Copacabana (Bolívia). A cidade é pequena e feia mas, apesar disso, muito agradável. Ela é considerada a capital folclórica do Peru e um dos pontos altos é a festa da Virgem de La Candelária onde todos bebem, dançam e rezam por demais! Veja onde ficar e o que fazer em Puno.
O QUE FAZER EM PUNO
Tudo no centro pode ser feito e visto a pé. É preciso somente um par de sapatos ou tênis bem confortáveis!
Catedral, Praça das Armas & Jirón Lima
É na Praça das Armas que está localizada a sede da Prefeitura, o Palácio da Justiça e a Catedral (Basílica Menor de Puno). Sua construção é estilo “mestiço” barroco de 1757. Sua fachada de pedra é ornada com desenhos interessantes de figuras humanas, plantas e instrumentos musicais. Seu interior é simples, exceto pelo altar banhado em prata.
O burburinho do agito de Puno está localizado na Jirón Lima. Uma rua só para pedestres. A maior parte dos restaurantes, casas de câmbio, agências bancárias e de viagens, cafés e lojas de artesanatos estão localizados ali. Puno é uma cidade bem comercial (e também de contrabando entre Peru e Bolívia).
Museo Municipal Carlos Dreyer
Está localizado na Calle Conde de Lemos 289, a poucos metros da Casa do Corregedor, num casarão antigo e bem preservado. Abriga uma incrível coleção de artefatos arqueológicos, documentos que datam da fundação da cidade e pinturas originais sobre Puno.
Ali é possível ver três múmias expostas na posição em que morreram e uma chullpa (torre funerária) em tamanho natural. Aberto de segunda à sexta, das 9h30 às 19h30. A entrada deve ser adquirida até 30 minutos antes do horário de fechamento.
Casa do Corregedor (Casa Conde Lemos)
Uns a chamam de Casa do Corregedor, outros de Conde Lemos. Situada na Rua Deustua 576, esta residência do século 17 é uma das mais antigas de Puno. Sua importância é basicamente histórica.
O lugar abriga lojinhas de artes e artesanato, café e biblioteca. São realizadas atividades culturais e exposições de arte puneño de curta duração. Aberta de segunda à sexta da 9h30 ás 19h30 e sábados das 12h30 às 19h.
Museo da Coca
Este pequeno museu na Calle Deza 301, traz informações de cunho histórico, medicinal e cultural sobre a coca e seu uso. Aberto das 9h às 13h e das 15h às 20h. O ingresso deve ser comprado até 30 minutos antes do horário de fechamento.
Mirantes
Para uma vista panorâmica da cidade e do Lago Titicaca, vá ao Cerro Huajsapata ou aos mirantes (miradores) Puma Uta ou El Condor. Este último é conhecido como “Mirador de Kuntur Wasi”.
A melhor maneira de chegar até os mirantes, localizados na periferia da cidade, é de táxi.
Dizem que do mirante El Condor tem-se a vista mais linda da cidade e do lago e que o pôr-do-sol é de tirar o fôlego de qualquer um! Acredito que o fôlego seja tirado duplamente, pois para chegar ao topo deste mirador são exatamente 620 degraus arriba!
ONDE FICAR
Puno é bem pequena e praticamente todo o comércio, bares, restaurantes, bancos e agências de viagens se concentram na área próxima a Jirón Lima, a Praça das Armas e Jirón Libertad. Você ficará bem instalado em qualquer hotel ou hostel de sua preferência nesta região.
Ana, minha companheira de viagem e eu ficamos no Hotel Casona Plaza, a duas quadras da Jirón Lima, na Puno 280. Fizemos tudo a pé!
Existem hotéis tops em Puno, como o JW Mariott, o Cartagena e o Belmond que têm tubulações especiais para liberar oxigênio nos quartos.
Leia também as matérias sobre o Lago Titicaca e o Mal de Altitude: Turismo no Lago Titicaca: quando e como ir e o que visitar e Mal de Altitude, mal das alturas ou soroche: sintomas e como cuidar
Distâncias entre cidades
Puno está localizada a 357 km de Cuzco, 313 km de Arequipa, 842km de Nazca, 400 km de Machu Picchu, 223 km de Copacabana (Bolívia) e 260 km de La Paz.
O aeroporto mais próximo fica na cidade de Juliaca, a 45 km de Puno.
Vá se tiver tempo sobrando
A cidade de Puno tem várias igrejas que foram construídas em datas diversas para evangelizar os nativos e servir à população espanhola.
A Igreja São João Batista está em frente ao Parque Pino que fica bem perto da Praça das Armas. A igreja é bem pequeninha e abriga uma imagem da Virgem da Candelária, padroeira de Puno.
A Festa da Virgem de La Candelária, em homenagem à padroeira da cidade, acontece na primeira semana de fevereiro. A população participa dos desfiles e das danças, como a “Diablada” onde todos os participantes vestem fantasias e máscaras e estão chapados de pisco. Esta festa de cunho religioso reúne tradições andinas, homenageando, em procissão, a Pachamama (Mãe-Terra) e as Virgens Católicas.
CUIDADO COM A ALTITUDE !
Por estar a 3.827 m acima do nível do mar, o mal de altitude (soroche para os peruanos!) sempre aparece. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar. Os principais sintomas são a falta de ar, enjoo, dor de cabeça e tontura.
Mascar folha de coca, tomar o chá de coca (distribuído amplamente nos hotéis e cafeterias) ou chupar bala de coca ajudam a amenizar os efeitos do mal de altitude.
Faça tudo sem correria. Evite bebidas alcoólicas, tome muita água e evite (a todo custo!) comidas pesadas, especialmente à noite!
comentários