Marlyana Tavares – Chalés no meio da mata, aconchego, lareiras, araucárias, barulhinho de água correndo, laguinhos, cachoeiras, trilhas…Quando você pensa numa região serrana, as pousadas em Visconde de Mauá têm tudo isso e muito mais.

Neste post, listo 5 delas, que acho extremamente românticas e confortáveis. Existem 120 pousadas – das mais simples às mais sofisticadas (incluindo dois campings) – na região de Mauá, formada por Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Mas lembre-se: em Mauá a hospedagem faz parte da experiência, portanto não a negligencie. 

É provável que você queira passar um bom tempo curtindo a lareira e a hidro do chalé, tomando um vinho na varanda com a sua companhia, enquanto desfruta de vistas espetaculares. Às vezes, vale a pena pagar um pouco mais, porque você vai querer desfrutar da hospedagem, entre os programas off-room que vão lhe consumir parte do dia. (Confira nosso roteiro do que fazer em 4 dias na região)

De manhã, será uma delícia encontrar à mesa aquele café colonial, com quitutes feitos na hora. E (por que não?), deixe um dia para jantar na pousada – várias delas têm bons restaurantes e excelente gastronomia. Gastar tempo na piscina, geralmente posicionada de forma a ter um visual lindo para as montanhas, depois tomar uma sauna seguida de massagem vão ser programas legais. Vai por mim e confira as sugestões abaixo!

Hotel Bühler

Chaminé de lareira, com cama ao fundo em quarto do Hotel Bühler, primeira entre as pousadas em Visconde de Mauá

Um dos quartos do Hotel Bühler (Foto: Eliza Peixoto)

Em meio a jardins, há acolhedores chalés em estilo enxaimel com agradáveis varandas, um lago, bosque de araucárias, piscinas ao ar livre e cobertas, além de saunas com ducha natural. Feito sob medida para quem quer passar dias românticos e tem crianças (ou não).

Por falar em crianças, o Hotel Bühler é um dos únicos em Visconde de Mauá que as aceita e as recebe com playground e casa de bonecas.

Apesar de ser o primeiro da região de Visconde de Mauá, o hotel mantém seus ambientes conservados e sempre renovados. São 21 chalés, cada um com uma decoração.  Dos 21 chalés, oito têm hidromassagem (1,2,3,4,7,15,19) e dois oferecem ofurô (21,20).

No café da manhã, várias coisinhas gostosas como o pão de queijo de forminha feito na hora. Geléias, pães diversos, frios, frutas, tudo servido na sala onde funcionava a antiga cozinha da casa e onde os ladrilhos chamam a atenção, por sua beleza. Os lustres seguem a cor e o desenho dos ladrilhos.

História

Sala com objetos variados: um baú, fotografias antigas, cofres etc, em uma das pousadas em Visconde de Mauá

Espaço de Memórias: baú de viagem, fotos, documentos antigos contam histórias da família (Foto: Eliza Peixoto)

Uma das coisas que mais amei, além do paisagismo, com destaque para as espécies da região e as sempre lindas hortênsias, foi o Espaço de Memórias.

Ali você conhece a árvore genealógica da família, que chegou à região de Visconde de Mauá em 1913, quando recebeu 13 hectares do governo, interessado em povoar a área.  

O espaço contém maquinário, móveis e utensílios que eram usados naquelas épocas antigas, como um telefone, uma frigideira com várias esferas para fritar muitos ovos de uma vez, joias e objetos de toucador.

A gente fica sabendo como eram difíceis os primeiros tempos, quando a família de imigrantes comia o que plantava.  

Em 1922, começaram a receber hóspedes: os moradores dormiam no paiol para dar lugar aos forasteiros. Uma opção econômica que se junto à vocação hospitaleira capitaneada pela matriarca Helena Bühler, que ali mora até hoje.

O hotel tem um incrível projeto de sustentabilidade. Os hóspedes saem com uma garrafa pet de composto orgânico, um incentivo para aplicar os princípios da reciclagem no seu dia a dia.

 

Pousada Casa Bonita

Moça e cachorro descansam à beira do rio em uma das pousadas em Visconde de Mauá

Casa Bonita: espreguiçadeira à beira do rio Preto (Foto: Marlyana Tavares)

São 13 chalés (três deles, triplos) e três apartamentos, ocupando 15% da área de 200 mil metros quadrados de Mata Atlântica de toda a propriedade.

Um dos atrativos é que a Casa Bonita fica à beira do Rio Preto, onde o casal de proprietários Antônio Compagnani e Cássia Freitas colocou espreguiçadeiras que convidam o hóspede à contemplação. Há piscina com água natural e banheira termal.

Os chalés, com boa distância uns dos outros, têm decoração de bom gosto, lareiras e no friozão são oferecidos lençóis aquecidos e travesseiros de plumas.

A Casa Bonita fica a 11 km do centro da cidade de Visconde de Mauá e a 800 metros de atrações como a Cachoeira do Escorrega, o Poção do Maromba (piscina natural) e a cachoeira dos Macacos.

Localizada no Alto da Maromba, a 1.500m de altitude.

 

Pousada Mauá Brasil

Moça tomando café, duas cadeiras e detalhe de uma piscina com montanhas ao fundo em uma das pousadas em Visconde de Mauá

Área da piscina da Mauá Brasil (Foto; divulgação)

Dos 14 chalés de luxo dá para se ter belíssima vista da serra. O chalé maior e mais turbinado no chiquê da Mauá Brasil é o Chalé da Rainha, com quase 100 metros quadrados, área externa com ofurô e sauna própria, no ponto mais alto da pousada.

O café da manhã, ao estilo brunch, pode ser consumido das 9h às 12h. É um acontecimento, cada dia é um bolinho de sabor diferente, doce e salgado. Uma taça de espumante acompanha e dá inspiração para o dia.

Cavalos da raça Mangalarga Marchador estão disponíveis para cavalgadas por trilhas nas matas.

Fica na Estrada Mauá-Campo Alegre, Km8,5

Pousada Verde Que Te Quero Ver-Te

Vista para as montanhas de m dos quartos de umas oousadas em Visconde de Mauá

Vista de um dos quartos da Pousada Verde-Que-Te-Quero-Ver-Te (Marlyana Tavares)

Como quase todas pousadas de Visconde de Mauá, a Verde-Que-Te-Quero-Ver-Te está num terreno com bastante inclinação. São 10 mil metros quadrados de área verde, com piscina externa. Os chalés e apartamentos foram construídos respeitando os caprichos do solo.

Cada chalé tem a sua característica: Master, Cabana, Mezanino e Refúgio. São três apartamentos: Amarelo, Azul e Marrom.

A pousada tem um gazebo cercado de flores, onde se pode tomar o café da manhã ou passar algumas horas do dia admirando a paisagem.

Fica na Estrada Mauá/Maringá, km7,5

Pousada Tijupá

A 2,5 quilômetros da Vila de Maringá, na Tijupá as acomodações são em estilo alpino com lareira – os quartos e chalés têm acabamento em tijolinho e madeira, paredes pintadas de cores aconchegantes.

Apetrechos para o frio estão garantidos: lareira, cobertores térmicos e aquecimentos. O café da manhã é com frutas, bolos caseiros, pães de queijo e geleias.

A Cachoeira do Alcantilado fica a sete quilômetros da Tijupá, localizada numa área onde passam vários rios. Depois de fazer as trilhas, bom sentar na varanda e apreciar a mata que se abre para os chalés.

Localizada na Estrada Vale do Pavão, em Visconde de Mauá, a pousada tem uma piscina rodeada por deck de madeira.

Uma característica que pode interessar: aceita animais de estimação.