Patricia Lamounier (texto & fotos) – O passeio às Lagunas Altiplânicas, Atacama, sai às 8h da manhã e retorna ao povoado de San Pedro por volta das 17h. O roteiro é extenso: visita-se 3 lagunas (Miscanti e Miñiques e a Chaxa), passa pelo vilarejo de Socaire e dá uma paradinha no final da tarde no povoado de Toconao. Ah! Café da manhã e almoço já estão incluídos no valor do tour.

As lagunas fazem parte da Reserva Nacional dos Flamencos, onde encontramos uma enorme variedade de aves e é claro, flamencos!

As lagunas Miscanti e Meñiques estão localizadas a 110 km ao sul de San Pedro, no Salar de Atacama. O Atacama  é considerado o 2 maior deserto de sal do mundo. Perde somente para o Salar de Uyni, Bolívia.

A altitude máxima deste tour de dia inteiro é de 4360m e o turista percorre quase 270 km (ida e volta). Portanto, é um dia cheio de surpresas mas extremamente cansativo.

TURISMO ECO ÉTNICO

Por anos, a comunidade de Socaire se dedicou a criação de gado, agricultura e artesanato. Atualmente, a administração da área das Lagunas Altiplânicas é uma aposta da comunidade no “turismo eco étnico”. Isto significa que a comunidade cuida do seu patrimônio natural sob a perspectiva e olhar de sua cultura e de seu povo, neste caso o povo Atacameño. Assim, a comunidade de Socaire trabalha em parceria com a CONAF – Corporação Nacional Florestal (Entidade competente do governo) para o melhor desenvolvimento e divulgação da região.

É possível passar a noite numa cabana nas lagunas Miscanti & Miñiques. A cabana é totalmente equipada e tem capacidade para 3 pessoas. Deve ser uma delícia, mas faça isto no verão!!! No inverno as temperaturas chegam a 30C abaixo de zero e a superfície das lagunas congelam.

Também é possível contratar um guia para fazer a trilha do sistema “Lagunas Miscanti e Meñiques. Esta trilha possui uma extensão de 8 a 12 km e pode ser realizada em 3 ou 4 horas. O grau de dificuldade é relativo, pois o oxigênio reduzido devido a altitude faz com que o turista caminhe de forma lenta. No verão, recomenda-se que a trilha seja feita na parte da manhã, pois pode haver tormentas elétricas na parte da tarde!!!

Contato: miscantiminiques@gmail.com

O que levar para o passeio às Lagunas Altiplânicas, Atacama

Protetor solar, óculos de sol, boné e uma boa câmera fotográfica (celular também vale!!!)

Vestimenta: Efeito cebola, pois a partir das 12hs a temperatura sobe incrivelmente, fazendo com que você deseje estar de shorts….

– Leve biscoito ou barras de cereais. O passeio é longo e pode ser que na volta você sinta fome!

Vá de botas ou tênis: dê preferência para os calçados antiderrapantes! Devido ao horário em que estiver nas lagunas, é bem possível que tenha uma camada bem fininha de gelo nas trilhas… Tenha cuidado! E cuidado redobrado ao visitar as Lagunas Altiplânicas no inverno!!!

POR QUE LAGUNAS ALTIPLÂNICAS, ATACAMA

A melhor definição que consegui encontrar para “altiplânico” é: planície que está em altitudes elevadas. Por isto o “alti”. As lagunas altiplânicas estão “escondidas” aos pés dos vários vulcões, também altiplânicos!

lagunas altiplanicas, Miki e eu

Miki Kuwano e Patricia Lamounier nas Lagunas Altiplânicas

COMO SE FORMARAM

A paisagem da região era completamente diferente do que é hoje. As águas do desgelo das cordilheiras desciam livremente e corriam como um pequeno rio ou riacho na planície desde os vulcões Miscanti e Miñiques até o Salar de Atacama, permitindo assim criar vários pequenos outros riachinhos com uma fauna e flora local.

Então, menos de 1.000 anos atrás, a erupção do vulcão Miñiques estancou o avanço das águas do rio. Por causa da modificação geomorfológica do bloqueio, criou-se uma gigantesca “poça d’água.” Foi assim que as lagunas Miscanti e Miñiques se formaram.

AS LAGUNAS MISCANTI & MIÑIQUES

Lagunas Altiplânicas Miscanti, Atacama, Chile

Lagunas Altiplânicas: Miscanti, Atacama

De água salobra e de azul intenso, as lagunas Miscanti e Miñiques estão localizadas a 28 km de Socaire. A área destas lagoas é caracterizada por uma diversidade enorme de flora e fauna. Existem 94 espécies de vertebrados, em sua maioria pássaros, seguidos de 18 espécies de mamíferos, 6 tipos de répteis e 1 espécie de anfíbio.

As espécies mais comuns de observar são o Tagua Cornuda, protegido pela lei de caça 19.473, a gaivota andina, a raposa Culpeo, os patos juarjual, as rheas, os tartaranhões-caçadores, as corujas, as vicunhas e os lauchóns orejudos (espécie de rato).

A laguna Miñiques, já pertenceu a laguna Miscanti. Entretanto, por causa das erupções do vulcão Miñiques e da sedimentação do terreno, hoje são separadas. A Miñiques é bem menor que a Miscanti e possui um raio de 1,5 km de diâmetro. Sua bacia tem uma superfície de 21 km2 e seu abastecimento (subterrâneo) procede da Laguna Miscanti.

Normalmente é nesta visita que o café da manhã é servido. Ele está incluído no valor do tour.

Café da manhã no passeio as Lagunas Altiplânicas, Atacama, Chile

Café da manhã no passeio as Lagunas Altiplânicas, Atacama, Chile

Com um diâmetro de 15 km2, forma ovalada e uma bacia de 250km2 a Laguna Miscanti possui águas espelhadas de um azul bem profundo. Está a 4.200 metros de altitude, as pés do vulcão Miscanti (leva o mesmo nome!!!) o que faz o cenário ficar ainda mais impressionante. Entretanto, a Miscanti não tem desague. Ela é abastecida de forma subterrânea.

Andando pela trilhas nas Lagunas Altiplânicas: Miscanti

Andando pela trilhas nas Lagunas Altiplânicas: Miscanti & Meñiques

Não deixe de ler a matéria sobre o Mal de Altitude ou Soroche!

ESPÉCIES DE FLAMENCOS 

Flamencos Chilenos, Lagunas Altiplânicas, Atacama

Flamencos Andinos, Lagunas Altiplânicas, Atacama

Na região, são encontrados 3 tipos de flamencos:

– O flamenco chileno possui de 1,10 a 1,30 centímetros uma altura. Sua plumagem é rosa claro (parece com salmão), e perto da cauda possui plumas mais escuras. O bico é grande e curvado para baixo. Os olhos são amarelados. Sei que é cultura inútil, mas o flamenco chileno é o único que possui o dedo polegar!

– O flamenco andino normalmente mede 1,10 centímetros. Sua plumagem é esbranquiçada com rosa forte e o peito tem uma cor meio violeta. Sua cauda normalmente é coberta de penas preta e suas pernas são amarelas.

– O flamenco de James é o menor dos 3 flamencos. Suas pernas são vermelhas e curtas. O pescoço e o bico também são mais curtos. Sua plumagem tem cor escarlate.

AINDA NAS LAGUNAS 

Patricia no mirador da Laguna Chaxa, Atacama, Chile

Patricia no mirador da Laguna Miniques, Atacama, Chile

A vista da laguna, com sua água salina, no descampado é realmente de impressionar. Talvez a foto seja uma das mais tradicionais do Atacama. A água é de um azul forte, lindo. Não se pode nadar e as trilhas devem ser respeitadas. Ali não é possível nem chegar perto da lagoa….

Dizem que o melhor horário para visitá-la é no final da tarde quando os flamencos chegam para se alimentar! O pôr do sol deve ser incrível. Aliás, pôr do sol no Atacama sempre é de tirar o folego. Eu visitei de manhã. Muito vento, mas maravilhoso!

Eu (Patricia-Lamounier) amando o local - Laguna Chaxa, Atacama, Chile

Eu (Patricia) amando o visual – Atacama, Chile

REGRAS ESPECIAIS DESTA ÁREA DE PROTEÇÃO

– O trânsito de veículos só é permitido nos caminhos demarcados e na velocidade máxima de 20km,

–  A cultura Atacameña deve ser respeitada,

– Respeitar as indicações e orientações do guia local.

– É proibido alimentar os pássaros ou animais, bem como interferir no ambiente natural,

– É proibido pegar qualquer tipo de material arqueológico. Patrimônio protegido pela lei 17.288,

– É proibido andar na beira das lagoas, bem como em qualquer outra área que esteja restrita ou proibida,

– É proibido jogar lixo no chão.

O RETORNO

Depois de almoçarmos (valor do almoço já está incluído no preço do tour), fomos para Tocanao, uma pequena vila-oásis que está localizada a 38 km ao sul de San Pedro e a uma altitude de 2.485 m acima do nível do mar.

Leia a matéria sobre Toconao

No caminho, resolvemos parar para fotos na rodovia com os colegas de viagem. Foi interessante poder sentar no meio da estrada… Mas não sei por que, nosso guia não parou na placa referente ao trópico de Capricórnio!!! Eu fiquei meio decepcionada e quando dei por mim, já era tarde demais para pedir um retorninho…

Veja também as matérias: Valle de La Luna é passeio obrigatório no Atacama, Passeio ao Salar de TaraConheça o povoado de MachucaSan Pedro de Atacama: o que fazer neste charmoso vilarejoSan Pedro de Atacama: como ir e onde ficar,

PESSOAS QUE REENCONTRAMOS PELO CAMINHO!!!

Nunca sabemos “se ou quando” encontraremos novamente pessoas que conhecemos, nos ajudaram e ainda mais importante, nos socorreram em nossas viagens… Então, chamo a atenção para o Alonso, rapaz  de boné e óculos espelhado ao meu lado!  Ele trabalha no aeroporto de Santiago. Que delicia de surpresa!!!

Conto aqui meu “perrengue”: o voo da minha amiga Miki, vindo do Japão, estava com atraso de quase 5 horas. O combinado entre Miki e eu era que chegaríamos em Santiago e pegaríamos o voo para Calama no mesmo dia (cidade de entrada para o Atacama!).

Imagina a situação: voo atrasado e eu desesperada para saber noticias de Miki. Eu não podia pegar o voo para Calama e deixá-la para trás. Também não tinha como avisá-la!!! Então, o guarda do aeroporto me colocou para dentro da área de chegada de voos e este rapaz, Alonso, ficou monitorando comigo as pessoas que estavam passando pelo controle de passaporte e bagagem. Eu estava numa área restrita onde só funcionários do aeroporto podiam ficar e ele aguentou firme comigo até a Miki chegar!

Quando ela chegou, um alivio enorme tomou conta de mim, mas não deu nem tempo para os abraços. Só disse: CORRE POR QUE SENÃO PERDEREMOS O VOO!! Quanto ao Alonso,  me despedi da maneira que pude… Mas, não é que encontro com ele, 7 dias depois, no passeio às lagunas Altiplânicas!?!?! risos

Foto com os "meninos" - Alonso e Enrico

Eu (Patricia Lamounier), Alonso, Enrico e Miki

Viaje conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

Breve explicação

*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria ” Lagunas Altiplânicas: o que saber sobre o passeio” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem, Miki Kuwano. Esta é a política do blog, de total transparência. 

*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.