Patricia Lamounier (texto & fotos) – Toconao está localizado a 38 km de San Pedro do Atacama, pela Estrada 23. Faz parte da rota onde as excursões param, vindos dos passeios pelos lagos e lagoas da região do Atacama e Antofogasta. É muito comum os pit-stops dos tours oriundos das Lagunas Miñiques e Miscanti e Chaxa.

Toconao é um vilarejo simples e de arquitetura peculiar, caracterizado pelas construções em pedras vulcânicas. Esta cidadezinha convida os turistas no fim de tarde a sentar na pracinha da igreja e tomar um sorvete enquanto espera o tempo passar…

OÁSIS

O clima ali é desértico. Isto significa que haverá sempre uma grande oscilação de temperatura entre dia e a noite. O Atacama é o deserto mais seco do mundo, mas Toconao é considerado vilarejo-oásis.

A praça é repleta de árvores, inclusive frutíferas, e cactos gigantes. A razão disto é que existe um rio subterrâneo que abastece a cidade. Assim, as raízes das plantas estão constantemente úmidas, permitindo o seu crescimento.

Toconao: casas construídas com pedras vulcânicas

Toconao: construções com pedras vulcânicas

Alguns turistas acham desnecessária a parada de 1h15min em Toconao. Para mim, os pequenos vilarejos têm sempre alguma coisa a mostrar, mesmo que seja simplicidade e gente humilde. Eles sempre me encantam e na maioria das vezes conseguem arrancar lágrimas dos meus olhos! Então, amo estas paradinhas!!

Pracinha de Toconao, onde estão a igreja e a torre do sino de São Lucas

Vista da pracinha de Toconao: muitas árvores, cactos gigantes e bancos para os habitantes e turistas descansarem

O vilarejo é minúsculo, com poucas ruas, uma praça, várias lojinhas, uma igreja e uma torre. A igreja e a torre do sino de San Lucas (também chamada de Campanário de São Lucas!) são separadas, mas estão próximas uma do outra. Igreja e torre são datados de 1744 e 1750, século 18.

Devido aos terremotos e incêndios que acometeram a cidade, a igreja e torre foram reconstruídas várias vezes. Por causa do tipo de construção – em adobe – e ao charme todo especial do conjunto, ambos foram declarados Monumento Nacional. Elas são mantidas pela Ordem Jesus Verbo e Vítima.

COMPRINHAS!

Toconao: comprinhas!

Toconao: comprinhas “Made in Lhama”!

Não tem muito o que fazer nesta parada a não ser curtir! Apenas compre um sorvete ou xup-xup, ande pelas ruas e ruelas e visite as pequeninas lojas de artesanato que estão em torno da praça.

Estes mini-shoppings vendem basicamente casacos de lã de lhama, cachecóis e mantas ou pequenos artefatos em pedra vulcânica. Algumas lojas fecham entre 13h e 15h.

Pouquíssimos estabelecimentos em Toconao disponibilizam cartão de credito, portanto leve pesos chilenos.

É comum encontrar lhamas na praça. Normalmente os turistas “agradam e se divertem” bastante  com estes animais e terminam deixando alguns pesos chilenos como contribuição pelas fotos tiradas.

Eu não tive a sorte de vê-las na praça, mas descobri uma descansando no quintal de uma casa!

Curiosidade: De acordo com o Animal Planet e amarnatureza.org a lhama está entre os 10 animais mais irritáveis do mundo! Ela cospe e morde quando está brava! Então, cuidado!!!

Procure um mercadinho para comprar frutas. Devido à qualidade e pureza da água, as frutas da região são deliciosas, especialmente os figos, as brevas e os damascos.

O que é BREVA? A breva uma fruta da família dos figos. Só que maior e menos doce. Tem a forma de uma pera, podendo sua casca ter cor amarelada, azulada ou preta. Tudo dependerá da variedade!

Viaje conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

Breve explicação

*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria ” Toconao: um pequeno vilarejo-oásis no Deserto do Atacama” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem, Miki Kuwano. Esta é a política do blog, de total transparência. 

*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.