Patricia Lamounier – Uma vez em San Pedro do Atacama, no Chile, conhecer o Valle de La Luna é passeio obrigatório. O Valle é um dos mais tradicionais e populares lugares para visitar na região. Está localizado a aproximadamente 15 km a leste de San Pedro, bem ao norte da Cordilheira do Sal. Ele faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. A umidade relativa do ar gira em torno de 7% – não à toa, é considerado o local mais árido do planeta. É tão seco que flora ou fauna inexistem.

O cenário é composto por muita areia e rochas de todos os formatos, resultando em grandes e maravilhosas paisagens que se transformam a cada minuto. A vista é de tirar o fôlego por causa das mais diversas tonalidades desta paisagem surreal. É como estar em outro mundo!

O nome Valle de La Luna foi dado pelo vale lembrar a lua. As formações geológicas forjadas pelas erosões de vento, enchentes ocorridas há milhares de anos e áreas cobertas com camadas de sal fazem com que o lugar tenha uma paisagem lunar. Ali, o turista encontrará formações muito diferentes, chegando a ser bem curiosas, por causa da ação do vento e da chuva. 

Em 1982, o Valle de La Luna foi declarado Santuário da Natureza. Qualquer pessoa pode visitá-lo, pois não existe problema de aclimatação de altitude.

O que visitar

O Valle de La Luna é passeio obrigatório. Isto significa que o turista não pode deixar de conhecer as famosas formações rochosas das Três Marias, a Montanha de Sal, o Anfiteatro, a Duna (vide sequência de fotos) e a Pedra do Coyote (foto abaixo).

As Três Marias

Desenhadas pela erosão do vento e o sal do deserto, as Três Marias é um conjunto de formações rochosas que tem como componentes argila, pedra de quartzo e granito. O nome “Três Marias” foi dado à maior destas formações pois (dizem que) faz lembrar o formato de 3 mulheres rezando. Eu não consegui ver, mas me diverti muito imaginando…

Montanha de Sal

Dentro do Valle existe uma montanha que se pode visitar por dentro e conhecer seus depósitos de sal. Ou seja, é  tipo uma mina de sal meio que na superfície!  O trajeto não é longo mas é claustrofóbico (bem fechado) em alguns pontos. A entrada é por um ponto e a saída por outro, bem acima da grande rocha.

O caminho é estreito, com subidas íngremes pelas pedras. Há momentos em que devemos nos abaixar bastante (quase engatinhar) e outros em que quase não há luz. Uma lanterna é essencial, mesmo que seja a de um celular!

Não recomendo este percurso para aqueles que sofrem de claustrofobia ou problemas no joelho ou coluna. Avise ao guia e ele marcará um ponto de encontro!

 

O Anfiteatro

Eu não percebi ou descobri um anfiteatro, mas dizem que se parece muito! O que vi foi algo maravilhoso, esculpido pela mãe natureza!!!

A Grande Duna

São quase 20 minutos de caminhada para se chegar ao topo. A subida é tranquila, apesar do terreno ser fofo (muita areia!). Leve uma pequena garrafa de água, óculos para proteger os olhos e boné para proteger o rosto e segurar os cabelos.

O vento é intenso. O visual lá de cima te deixará boquiaberta. Tudo muito amplo, tudo muito grandioso, alto, lindo… Sem palavras! Neste dia, agradeci por estar ali, conhecendo e vivenciando algo que jamais esperei sentir!

Pedra do Coyote

Mirador de Kari, Pedra do Papa-léguas (aquele do desenho!) ou simplesmente Pedra do Coyote está dentro do Complexo de Valle de La Luna. A pedra, ou mirante está a 2.400 metros de altura e é perfeita para apreciar o pôr do sol. É quando o deserto muda de cor!

Esta é a última parada antes de retornar a San Pedro. Para mim, foi a visão de um dos mais fantásticos entardeceres do mundo. Não tenho palavras para descrever a sensação!

Muitos também se dirigem a este mirante para apreciar o nascer do sol!

Como chegar

O Valle de La Luna é vizinho a San Pedro do Atacama. O acesso é super fácil, com indicações pelo caminho. É possível ir de bike, carro particular ou excursão.

Alugar bikes em San Pedro é super fácil e existem muitas locadoras na cidade. O caminho para o vale é plano, mas para a Pedra do Coyote é íngreme e em curvas. O ciclista deve sempre ficar nas estradas e trilhas e portar uma lanterna de bike com coletes específicos para noite, caso desejem ficar para ver o pôr do sol.

Para ir ao vale de carro particular é aconselhável veículo 4×4, pois existe possibilidade de atolamento nas areias.

As excursões (vans) saem diariamente da cidade por volta das 16h e retornam por volta das 20h. O horário específico de saída dependerá da agência em que você comprar o pacote. E o horário de retorno dependerá basicamente das horas de luz, ou seja, o pôr do sol. Duração média deste tour: 4 horas e meia.

Aconselho a ir de excursão, pois o Valle de la Luna é gigantesco. Uma excursão levará aos pontos principais e o guia dará as explicações detalhadas das formações e espaços.

Leia também as matérias: San Pedro de Atacama: como ir e onde ficar hospedado, San Pedro de Atacama: o que fazer neste charmoso vilarejo

(A foto abaixo refere-se a um monumento na entrada do parque. Valle de La Luna é passeio obrigatório no Atacama)

Valle de La Luna é passeio obrigatório: veja dicas importantes!

– Necessário usar sapatos confortáveis e fechado (tênis ou bota de caminhada) por causa da areia;

– Roupas leves e de fácil lavagem;

– Levar chapéu, boné e óculos de sol para proteção da cabeça e rosto;

– Protetor solar pois as temperaturas chegam a 40 C e o calor é intenso;

– Pelo menos 1,5 litros de água (essencial) e uma barra de cereal ou alguns biscoitos devido a duração do passeio;

– Casaco de frio e cachecol para o anoitecer!!!

EXPLICAÇÃO

*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria “Valle de La Luna é passeio obrigatório” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem. Esta é a política do blog, de total transparência. 

*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post. 

Gostou deste post?

O que achou de meu passeio ao Valle da Luna? Já conhece o Atacama, no Chile? Deixe sua opinião na caixa de comentários. É muito importante para nós. Obrigada