Patricia Lamounier (texto & fotos) – Quase 800 unidades fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas em Minas Gerais e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é a principal. Localizada no antigo anexo da Secretaria da Fazenda, tem entrada na Praça da Liberdade, nº 21. É popularmente chamada de “Biblioteca Pública” ou “Biblioteca da Praça”.
O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954. Em 1961, o então Governador Juscelino Kubitscheck decretou que fosse inaugurado ali o prédio-sede da biblioteca, com o nome oficial de Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. De lá pra cá, atividades culturais, ações, cursos, encontros, debates, mostras, aulas e lançamentos de livros são promovidos ali.
A Biblioteca Pública se tornou, ao longo dos anos, um espaço referência para a leitura literária e informativa, empreendendo uma série de ações culturais na área. Com um acervo de mais de 570 mil livros, tem 100 mil associados. Sua principal meta é a de reunir, disponibilizar e preservar o patrimônio bibliotecário de Minas Gerais
Em 2017, a biblioteca mudou de nome. Para conferir uma identidade mineira e reforçar a mineiridade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa passou a chamar Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
CURIOSIDADES SOBRE A BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL
– O antigo nome da biblioteca foi dado em homenagem a Antônio Luiz de Bessa. Nascido em Portugal, em 1894, chegou à cidade de Juiz de Fora aos 12 anos. Foi intelectual, jornalista e professor. Trabalhou no jornal “O Estado de Minas” e “Folha de Minas” como redator-chefe. Trabalhou também na Rádio Inconfidência, onde organizou o serviço de radiodifusão no Estado.
– O edifício foi projetado por Niemeyer mas nunca foi finalizado na íntegra. Do prédio de linhas sinuosas, característica do famoso arquiteto, foram construídos somente 3 andares dos 5 previstos.
ENCONTRO MARCADO & MURILO
– Logo na entrada, o visitante tem um “ENCONTRO MARCADO” com os escritores Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino. Também são conhecidos como “os 4 Cavaleiros do Apocalipse” ou “Adolescentes Definitivos”, nomes dado por Otto Lara ao grupo. As estátuas de bronze, de tamanho natural, foram inauguradas em outubro de 2005 para registar o falecimento de Fernando Sabino.
– Todos os 4 escritores acima citados são mineiros. A amizade entre eles começou na metade do século 20. A partir daí, eles se encontravam frequentemente em bares e cafés de BH para discutir literatura, política e assuntos sobre os quais eram apaixonados. Depois de se se mudar para o Rio de Janeiro, continuaram a se encontrar!
– A estátua de Murilo Rubião, também mineiro, foi inaugurada pouco depois. Também em tamanho natural, a estátua está no jardim de entrada da Biblioteca. Ela mostra Rubião andando em direção aos “4 cavaleiros do Apocalipse”, meio que “Encontro Marcado”. Afinal, ele era amigo dos 4 escritores e o mais velho de todos. A estátua foi esculpida por Léo Santana e mostra Murilo Rubião carregando um exemplar de uma publicação criada por ele mesmo em 1966: o Suplemento Literário de Minas Gerais.
– Acreditem ou não, na década de 60, Minas Gerais ainda tinha pouca expressão referente à exposição e expressão de seus escritores. As publicações não vingavam no mercado literário. O então governador Israel Pinheiro decidiu publicar um suplemento semanal que acompanhasse o “Diário Oficial do Estado”. O Suplemento Literário de Minas Gerais teria textos sobre artes plásticas, cinema, teatro, música e literatura. Traria também ensaios, críticas, poesias e reportagens. Diversificado! Atualmente, o SLMG tem publicação bimestral.
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL: SERVIÇOS & OUTROS
Muitos não sabem mas a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem um programa de “Visitas Guiadas” onde apresenta o espaço e seus serviços à comunidade. A receptividade e disponibilidade do pessoal que trabalha lá é de encantar!
O objetivo da visita é estimular as pessoas a usarem mais os serviços e recursos oferecidos. As visitas possuem duração de 2h e são organizadas para até 45 pessoas, com pelo menos um responsável. Podem ser agendadas através do e-mail: educativo.sub@cultura.mg.gov.br
UMA BIJU PARA SE DIVERTIR
Adorei Biju! Biju lembra infância, lembra palavra doce, lembra coisa de criança e adolescente! Assim é este setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública. Localizada no hall de entrada do prédio principal, a Biju é toda colorida. Conta com mais de 35 mil exemplares para atender, tanto para empréstimos ou consulta local, o leitor infanto-juvenil!
A Biju oferece ainda várias atividades como oficinas e palestras para o público infantil e adolescente. Mas o carro-chefe é a “Contação de Histórias”. Voltada para o público infantil (junto com os papais, mamães, vovós, titias e quem mais desejar!) a atividade acontece no terceiro sábado de cada mês, sempre às 10h. Tem duração de aproximadamente 1 hora.
O espaço conta também com uma brinquedoteca, com jogos e brinquedos pedagógicos para aguçar a criatividade da criançada. Está aberta de segunda a sexta, de 8h às 18h e sábados alternados.
Antigamente era “chique” crianças terem carteirinha da biblioteca. Hoje em dia… já nem sei mais! Espero de coração que sim, pois esta é uma maneira de incentivar o hábito da leitura nos pequeninos! O fato é que para pegar um livro emprestado na Biju é só se cadastrar: documento de ID, comprovante de residência e uma taxa de R$ 3. Para menores de 16, é necessário a presença de um dos responsáveis.
O SETOR DE BRAILLE
Pois é! Eu não sabia que ali existia tal espaço. O local me emocionou bastante!
O local possibilita às pessoas com deficiência visual (parcial ou total) acesso à literatura e à informação, através dos mais de 6 mil livros em Braille e dos 2 mil audiolivros. O acervo é eclético, indo de “Harry Potter” à “Grande Sertão Veredas”.
Há um estúdio de gravação, uma impressora Braille, um ampliador de tela e uma lupa eletrônica para leitores com baixa visão. Computadores com sintetizador de voz, linha braile e leitor digital para pessoas com deficiência visual total completam os equipamentos à disposição.
Muitos dos usuários vão lá estudar para concursos.
SEJA UM VOLUNTÁRIO: Se você tiver um tempinho livre para ler em voz alta, fazer transcrições de texto e gravações, e desejar ajudar alguém, voluntarie-se! Vá ao setor de Braille, preencha o formulário e coloque sua disponibilidade de horário! Os voluntários contribuem de acordo com a disponibilidade de tempo e a demanda do leitor! (31) 3269-1218 e (31) 3269-1222
HEMEROTECA
Afinal, o que significa Hemeroteca? A palavra é de origem grega. “Heméra” significa dia e “Théke” coleção ou depósito. Ou seja, refere-se a qualquer coleção organizada de jornais e revistas (periódicos). Então, Hemeroteca é a seção ou setor de uma biblioteca que conserva e armazena o material escrito deste gênero.
A coleção desta Hemeroteca é composta por edições históricas, esgotadas, encerradas e de grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais e também para a história brasileira.
Sua principal função é resgatar os momentos importantes e preservar a memória de um povo. No nosso caso, a memória da cidade, estado e país! O setor é muito utilizado por historiadores, pesquisadores, escritores e profissionais que necessitam deste tipo de informação.
Mais de 1 milhão de imagens de jornais editados em BH no período de 1900 a 1983 já estão digitalizadas e disponíveis para consulta.
COLEÇÕES ESPECIAIS
Esta área da Biblioteca Pública preserva coleções e livros do patrimônio público. São exemplares raros, de beleza única e de temática expressiva da cultura global.
As principais coleções que compõe o Setor de Coleções Especiais são: Mineiriana (nosso Estado em vários contextos), Memória Infantil, Artes (desde a história rupestre até a digital), Patrimonial (o Brasil e o mundo), Obras Raras (séculos 17 ao 19), etc.
Qualquer pessoa pode visitar ou consultar!
OUTROS
– Um serviço super interessante é o de “Caixa-Estante”. São caixas cheias de livros que são levadas pelo Carro-Biblioteca para 15 diferentes instituições, em 6 bairros da periferia de BH.
– A Biblioteca da Praça conta ainda com teatro, o José Aparecido de Oliveira, com capacidade para 220 pessoas. Tem também salas para cursos e pequenas palestras e galeria de arte.
– A “Associação dos Amigos da Biblioteca Estadual” – SABE, foi criada em 1994, com o objetivo de promover e ampliar o acesso à cultura por meio da leitura. A SABE atua em concordância com a Secretaria de Cultura.
O ANEXO!
Em 2000, para expandir o acervo e serviços e proporcionar maior conforto aos usuários, o prédio “Professor Francisco Iglésias” foi anexado ao conjunto da Biblioteca Pública. Construído na década de 70, está localizado à Rua da Bahia 1.889. Ali estão os setores de empréstimo domiciliar, referência e pesquisa e de estudos.
Este prédio de 3 andares, abriga um acervo de 180 mil exemplares. O 1.º andar é a recepção (devolução e retirada de livros e filiação). No segundo fica o setor de empréstimo. A pesquisa e a sala de internet estão no 3.º andar. Num cantinho deste andar, existe uma pequena mostra permanente sobre como preservar e conservar o acervo bibliográfico. É singela, mas instrutiva!
A Biblioteca Pública recebe anualmente cerca de 300 mil pessoas. Para se cadastrar é muito simples: basta 1 comprovante de residência, documento de identidade e pagar taxa de R$ 3. Menores de 16 necessitam de uma autorização dos pais.
Legenda abaixo: (1) Livros do setor de empréstimos, (2) Livros do setor de pesquisa (3) Sala de internet (4) Sala de estudos
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA PÚBLICA
Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Braille, Periódicos e Infantojuvenil: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos e Sala de Estudos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quinta-feira: horário estendido até as 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Teatro José Aparecido de Oliveira: de acordo com programação.
Acesso gratuito.
Mais informações: (31) 3269-1166 ou pelo site: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br
Viaje Conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para algum lugar, é só clicar em nossos links. Ganhamos uma pequena comissão do Booking.com do e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
comentários