Patricia Lamounier – Arrumar mala é uma arte! Meu sonho de consumo é ter sempre uma Personal Organizer para me ajudar a selecionar e mostrar como dobrar roupas na mala para caber tudo direitinho.
Com as novas regras da Anac (Associação Nacional de Aviação Civil), que permitem cobrar por mala despachada, resolvi viajar light e gastar menos. Isto envolve bagagem menor, mala menor, um planejamento do que levar e como organizar tudo dentro da mala na ida e na volta. Lembrando que na volta a roupa está suja!!!
O problema é que sou péssima na arrumação da mala e prefiro enrolar todas as peças, distribuindo tudo da melhor maneira possível. Mas sempre fica aquela sensação de falta de espaço.
Lembra que falei da personal organizer? Pois tenho uma amiga, a Ana Vasconcelos, que é profissional nisso e expert em dobras. Com ela, descobri que acomodar as roupas na mala com sabedoria não é questão só de organização, mas sim de otimizar o espaço para evitar excesso de peso e estresse.
Afinal, quem não quer chegar ao destino final com as roupas organizadas e sem estar amassadas? Entre as técnicas para isto, ela me ensinou a do “rolinho”, mas não como eu fazia. Foi com ela que preparei minha bagagem (1 mala com dimensões para viajar na cabine do avião, mais uma mochila) para viajar livre, leve e solta ao Deserto de Atacama, no Chile, e ao Salar de Uyuni, na Bolívia.
O que ela me ensinou vai ajudar vocês também. Vejam só!
Dobrar roupas na mala: as dicas da Ana Vasconcelos
Existe uma maneira de organizar uma mala que seja a correta? NÃO!!!!
Cada viagem tem sua característica e a mala deve ser executada de acordo com a viagem, estilo da viajante e tipo de roupas.
Algumas sugestões são válidas para qualquer viagem. Veja o post Como montar uma mala de 10 kg.
Para a minha viagem ao Deserto de Atacama optamos, Ana e eu por fazer uma mala com dobras militares, rolinhos ou envelopes, uma vez que as peças permitiam e a viagem teria períodos de mochilão…. ou seja, bastaria pegar o rolinho e colocar na mochila.
ASSISTA OS VÍDEOS: COMO DOBRAR ROUPAS EM VIAGEM
– Calças: Coloque-as abertas no fundo da mala, apenas com as pernas para fora das bordas. Da mesma maneira, os vestidos mais grossos. Por cima, no espaço central entram os outros itens: camisetas, shorts, enfim tudo o que for mais pesado. Na hora de fechar a mala, basta colocar a parte das pernas para cima, “abraçando” tudo o que foi colocado no centro da mala.
– Roupa íntima e de banho: Use saquinhos de TNT ou outro saco que tiver em casa. Eu prefiro saco plástico. Coloque cada tipo de peça em um e distribua pelos espaços vazios da mala. Caso sua mala tenha um bolsão, ele pode ser usado para concentrar essas peças, foi o que aconteceu no caso da Patrícia. Uns gostam de colocar as peças estendidas ou dobradas ao meio para que ocupem menos espaço. Outros preferem dobrados em rolinhos. O par de meias deve estar um dentro do outro.
– Acessórios e bijuterias: Use saquinhos pequenos para cada categoria e depois coloque todos em uma bolsinha. Costumo orientar que se leve pouca bijuteria e abuse de lenços e echarpes principalmente para viagens com destino mais frios. Os lenços e echarpes podem ser colocados abertos ao final da execução da mala.
– Higiene pessoal: Para melhor aproveitamento do espaço, separe-os em embalagens pequenas (corpo e rosto, banho, como preferir e distribua pela mala, nos espaços vazios.
– Calçados: Use saquinhos de TNT, ou outro que tiver. Eu prefiro saco plástico. Coloque um pé em cada um deles… assim coloque-os no entorno da mala (laterais). Além de proporcionar mais espaço, protegerá o que está no centro da mala.
– Peças mais finas: Todo cuidado é pouco! Dobre o mínimo possível e coloque no topo de tudo, depois que os itens forem alocados. Peças com bordado devem ser guardadas do avesso.
– Camisas ou chemises: Abotoe os botões para que elas não amassem. Verifique se você fará rolinhos. Se fizer, coloque a parte dos ombros para dentro, e enrole o item de baixo para cima. Se deixar as peças estendidas, coloque sobre as calças sem dobrar.
– Camisas com golas (estilo masculino): Ao dobrar a camisa, coloque o cinto enrolado no espaço da gola, assim o cinto tornará um modelador e não irá amassar.
– Roupas com volume: Normalmente roupas com volume são para serem levadas em uma viagem de inverno. Coloque as roupas com as mangas para dentro e enrole. Ou utilize um saco a vácuo para guardar a peça e reduzir o volume na mala.
– Roupas amassadas: Pendure a roupa em um cabide, de preferência mais largo, pois não marca e, estique bem. Leve ao banheiro na hora do banho. Pendure perto do box (evite o lado de dentro para não molhar!). Feche a porta e ligue a água quente.
MALA PRONTA! FUI E VOLTEI FELIZ DA VIDA!
Pois é… mala pronta! Fiquei 21 dias viajando: 4 dias na Bolívia, 4 dias em Santiago do Chile e os 13 dias restantes em San Pedro do Atacama. Tudo o que coloquei na mala foi perfeito para a viagem. Usei todas as roupas. Claro que lavei várias, mas a seleção de roupas e principalmente como elas foram dobradas e organizadas na mala mala, me permitiu fazer uma viagem sem estresse. Aliás, uma das melhores viagens que já fiz na vida!
Fonte: Ana Vasconcelos, da Praticità, empresa que cuida do planejamento, organização e/ou monitoramento da rotina da casa, dos filhos, pais ou pets, compras e pagamentos de contas da casa (praticita@praticitagestaoresidencial.com.br). O objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da otimização das rotinas e espaços de uma casa, deixando o dia mais mais funcional, econômico, leve e mais feliz. Siga Ana em suas redes sociais ou faça contato para saber mais sobre a Praticità e seus serviços: praticita@praticitagestaoresidencial.com.br , praticita_gestao_residencial ou através do telefone (31) 991366334.
comentários