Ana Christina Vasconcelos – Viagem chegando e cabeça pensando o que levar. Com as novas regras que as companhias aéreas impuseram, mais do que nunca é preciso planejar o que levar e saber como montar uma mala de 10kg..

Existe planejamento e montagem de mala? Claro que sim!  Tanto faz férias ou trabalho, o ideal é que você pense o que vai querer dentro de sua mala!

Quais as vantagens de “perder” esse tempo planejando? Tranquilidade, leveza e economia na viagem.

Resolvi ajudar esta minha amiga querida a montar uma mala de 10 kg para sua viagem de 7 dias ao Peru. Ela não queria pagar taxa extra de bagagem – veja o post cobrança de bagagem. Além disto, estaria frio e precisaria ser “cebola”. Várias camadas de roupas para tirar e colocar ao longo do dia e da noite! Não poderia ser nada muito volumoso e deveria ser quente o suficiente para dar conta do frio.

Uma das funções da Praticità Gestão Residencial é  ajudar em tal empreitada. Achei ótimo Patricia estar disponível, pois sei que ela detesta fazer malas!

Regras de bagagem para mala de bordo

 # Permitida bagagem até 10 kg e menor do que 115 cm somando as dimensões (altura + comprimento + largura). A maioria das companhias aéreas estabeleceram as seguintes dimensões: 55 cm x 25 cm x 40 cm. 

# Itens adicionais que podem ser incorporada a bagagem de mão: notebook coma capa ou bolsa, máquina fotográfica, eletrônicos pequenos (celular, mp3 ou tablet), sobrinha ou guarda-chuva e material de leitura, além da bolsa feminina

# Proibido levar objetos cortantes ou perfurantes (lixas de unha, canivetes, tesouras e outros).

# Proibido líquidos em frascos acima de 100 ml, e os abaixo de 100 ml devem ser levados em plástico transparente e apresentado em separado no raio-X.

# Expressamente proibidos: Objetos perfurantes, armas, navalha, lâmina de barbear, agulhas de tricô e crochê, facas, tesouras, bisturis, seringas e agulhas, saca-rolhas, pequenas ferramentas com pontas afiadas, canivetes com lâmina dobrável, armas usadas em artes marciais.

Roteiro de Mala

Fui à casa de Patricia num início de tarde. Fiz várias perguntas para nortear a montagem da mala:

  • Qual o motivo da sua viagem?
  • Qual o destino?
  • Qual a previsão do tempo?
  • Quantos dias sua viagem irá durar?
  • Terá alguma ocasião especial?

Após ela ter respondido todas as questões, pedi que separasse as roupas, os sapatos e acessórios que ela desejava levar.

MAÕS À OBRA  

Em uma superfície grande (cama ou mesa) separei as roupas que ela usaria em cada dia, considerando as respostas acima. Algumas das peças separadas, perguntei se eram necessárias e a fiz ponderar. Na verdade, eram mais para ter na mala caso precisasse. Conseguimos otimizar  o que levar devido a um Checklist abaixo preparado pela Praticità.

Caso queira obter todas as versões dos checklist (Montanha, Verão, Inverno, Criança e Baby)  CLIQUE AQUI

MONTAGEM

Ao guardar as coisas comece pelos itens mais pesados, na seguinte sequência:

Sapato embalado é legal usar saquinhos próprios. Selecionar apenas um par de cada ocasião (dia/noite/praia ou piscina), evitando os semelhantes. Tente otimizar para não pesar.

Calças esticadas no fundo da mala (pernas para fora). Depois coloque bermudas e shorts. Ao finalizar todos os itens na mala, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas.

Paletós, casacos e saias bem abertos ocupam menos espaço.

Vestidos, faça como as calças;

Camisetas e blusas por cima de tudo.

Roupas íntimas: melhor usar um nécessaire ou sacolinha só para elas. (Tive um ataque quando Patricia pediu que usasse sacos plásticos. Para ela são mais leves. Ela só leva roupas íntimas velhas! Qualquer coisa, deixa por lá, sem dó!)

Acessórios (biju, arcos, lenços, cintos, etc): use também uma nécessaire ou saquinho. Encontre na mala os espaços vazios para colocá-los!

Outra possibilidade é montar tudo em forma de rolinhos! Esta organização pode encher um pouco mais a mala. É mais funcional para quem não sabe dobrar adequadamente as roupas!!!

Bolsa de Mão 

# Coloque documentos e coisas que irá precisar: documentos ( passaporte e id e xeroxs dos mesmos, reservas de hotel e/ou carro, bilhete aéreo, cartão de crédito), eletrônicos, kit higiene (escova de dente, pasta e fio dental), maquiagem, escova para cabelos, cosmético, 1 ou 2 absorventes e remédios para enjoo e/ ou dor de cabeça (verificar regras);

# SEMPRE! Leve uma pequena muda de roupa leve e confortável. Pode acontecer de sua mala extraviar. Assim você minimiza o problema;

#Leve  uma almofada para viagens mais longas,

#Mães! Levar duas mudas de roupa extra para cada criança. Pense sempre na duração da viagem e na alimentação das crianças.

Caso queira obter todas as versões dos checklist (Montanha, Verão,  Inverno, Criança e Baby)  CLIQUE AQUI

Dicas valiosas

  • Não faça a mala de última hora! Uma semana antes é o ideal, mas com 2 dias de antecedência também resolve. Se tiver algo que queira levar e está lavando ou precisa de ajustes, você terá tempo para ajeitar. Antecipadamente você minimiza a chance de exagerar ou de faltar algo;
  • Para os itens mais resistentes/pesados procure colocar próximo ao “pé” da mala. Assim quando colocar a mala na posição de deslocamento, esses itens estarão por baixo e os mais frágeis em cima;
  • Nivele as peças;
  • Líquidos (perfumes, xampus e cremes) podem vazar e causar grandes transtornos. Para evitar, pegue um rolo de plástico film abra a embalagem do líquido e coloque o plástico na boca dele. Depois é só fechar….
  • Leve sacolas para guardar as roupas sujas e não misturar com as limpas. Ao chegar é só deixar a sacola de roupa suja na lavanderia;
  • EVITE!!! Roupas muito pesadas ou grandes e que amassam facilmente;

Clima

  • Seu destino é faz calor? Leve pelo menos uma peça de frio! Seu destino faz frio? Leve pelo menos uma peça de calor.
  • Para o frio! O casaco pesado deve ir às mãos. Não ocupará espaço na mala e te aquecerá na chegada;
  • ABUSE! Roupas versáteis e de cores básicas e bem “coringas” que combinem entre si e possam ser usadas mais de uma vez e de dia ou de noite;
  • Leve uma bolsa extra (dobrável) para comprinhas ou deixe espaço na mala;
  • Leve um cabide: ele pode ser útil para desamassar roupas com o vapor do chuveiro;

Check

  • SEMPRE! Identifique sua mala com fitas coloridas e tags de viagem;
  • VERIFIQUE as regras da ANAC e das companhias aéreas . Cada companhia segue uma regra;
  • Confira a cartilha do que é permitido levar ou trazer de alimento (doces típicos, conservas, queijos, ervas etc);
  • Finalmente!!! Feche e pese sua mala!

Caso queira obter todas as versões dos checklist (Montanha, Verão,  Inverno, Criança e Baby)  CLIQUE AQUI

Leia também o post Como resolver o quebra-cabeça das malas despachadas

Ana Vasconcelos é formada em Engenharia Civil pela UFMG e atuou no mercado por 11 anos.

Em busca de sua essência e de suas paixões, ela criou a Praticitá, empresa de gestão residencial cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da otimização das rotinas e espaços de uma casa, deixando o dia mais mais funcional, econômico, leve e mais feliz.

Ana é casada com Luizinho e mãe de Theo e Davi.

Siga Ana em suas redes sociais ou faça contato para saber mais sobre a Praticità e seus serviços: praticita@praticitagestaoresidencial.com.br ,  praticita_gestao_residencial ou através do telefone (31) 991366334.