Marlyana Tavares – O Preziosa, da MSC, maior navio a aportar em águas brasileiras, abre a temporada de cruzeiros marítimos no Brasil no próximo dia 19 de novembro. Sete navios farão 121 roteiros na costa brasileira e América Latina, com previsão de 427 mil turistas embarcados. São 44 mil a mais do que ano passado, porém bem menos do que nos anos de ouro dos cruzeiros em águas brasileiras.

Quem acha que não dá mais tempo de encontrar boas oportunidades de roteiros e preços está enganado. Há boas ofertas de cruzeiros marítimos até mesmo para os picos da temporada que são Natal, Réveillon, Carnaval e janeiro. Só é preciso atenção na hora de comprar, para que o barato não saia caro, e você não compre um cruzeiro inadequado para o seu perfil ou de sua família.

Interessados podem adquirir os roteiros tanto nos sites da companhias, quanto nos sites de viagens, quanto junto a seus operadores e agentes preferidos. Importante fazer da forma que se sintam mais seguros, lembrando que depois não dá para sair nadando.

Leia sobre isso no post: PRIMEIRA VIAGEM DE NAVIO? HORA DE TIRAR AS DÚVIDAS

A temporada de cruzeiros marítimos estreia com algumas novidades. Uma delas é a inclusão de Balneário Camboriú como ponto de parada (o que deverá trazer milhares de turistas  para a cidade, suas praias, restaurantes e o parque de aventuras Unipraias; o parque Beto Carrero World, a 35,8 km, em Penha; e o município de Blumenau, a 68km).

Outra é a tendência dos mini cruzeiros – serão 48 (24 do Sovereign, 18 da MSC e 6 da Costa Cruzeiros). De acordo com o presidente da  Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, embora a preferência dos brasileiros seja por roteiros de 7 noites, os mini cruzeiros representam mais saídas e mais leitos ocupados, o que é bom para a retomada econômica do setor (leia mais sobre isso abaixo).

A terceira novidade são os roteiros de 15 noites, que prometem agradar quem gosta de ficar mais tempo viajando. Um exemplo é o público de aposentados, destaca o consultor de viagens especializado em cruzeiros marítimos e autor do livro Portos do Brasil, Bernardo Porfírio, da BP Cruzeiros. Tais cruzeiros marítimos juntam as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, Argentina e Uruguai. Eles estão sendo ofertados pela MSC, para o navio MSC Música. Na verdade, trata-se da possibilidade de juntar a compra de dois cruzeiros num só.

Roteiros dos cruzeiros marítimos

Além da estreante Balneário Camboriú, os itinerários são os tradicionais. Passam por Rio de Janeiro, Cabo Frio, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande, Santos, Ubatuba, Ilhabela, Porto Belo, Salvador, Ilhéus, Recife, Maceió, Fortaleza. Destinos internacionais são Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

As embarcações atracam somente nos portos de Santos, Salvador, Rio e Ilhéus. Nos outros locais, é jogada a âncora e os passageiros descem ao tender (um barquinho pequeno e fechado), que navega até a cidade de destino.

Veja a lista dos navios, por companhia, e os roteiros dos cruzeiros marítimos:

MSC Cruzeiros

A MSC , que detém 65% do mercado brasileiro, aumentou em 40% a oferta de cabines com a chegada do Preziosa, Magnifica e Musica ao Brasil (e América Latina). Nesse número, não está computado o Poesia, que também passará por aqui, mas tem sua comercialização feita em Buenos Aires e não oferecerá embarques no Brasil.

Saindo de Santos, o Preziosa faz roteiros de 6 a 8 noites para o Nordeste, com paradas em Salvador e Ilhéus e minicruzeiros no Sudeste e Sul, com paradas alternadas em Búzios, Ilhabela, Ilha Grande, e, pela primeira vez, Balneário Camboriú e Porto Belo.

Também a partir de Santos, o Magnifica faz roteiros de 7 noites para o Sul, com paradas na Argentina (Buenos Aires) e no Uruguai (Montevidéu e Punta del Este). E o Musica tem saídas a partir do Rio para o Nordeste com paradas em Salvador e Ilhéus e para o Sul, atracando na Argentina e Uruguai.

Uma facilidade que deve ser atrativa é a possibilidade de comprar passagens aéreas da Latam para o Rio a partir de BH, Uberlândia, Brasília, Curitiba, Floripa, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Vitória, São José do Rio Preto, Maceió e Cuiabá. Válido só para viagens do Música.

No Música também será possível combinar roteiros, fazendo com que os cruzeiros marítimos possam ser de 15 dias. Por exemplo, comprando um trecho para o Nordeste, junto com o itinerário para a Argentina e o Uruguai.

E uma novidade que poderá agradar os fãs da gastronomia será a competição MSC MasterChef at Sea, torneio culinário exibido na TV, que acontecerá em todas as embarcações. Os hóspedes vão competir, em pares, na criação de um prato, a partir de uma caixa de ingredientes misteriosos e a avaliação ficará a cargo do chef executivo da MSC Cruzeiros. E haverá prêmios.

Preziosa

Escadaria com Escadaria de em interior de navio com cristais Swarovski, pertecente ao navio Preziosa que fará cruzeiros marítimos no Brasil

Escadaria com cristais Swarovski já impacta na recepção do Preziosa (MSC/Divulgação)

O maior e o primeiro a chegar aqui será o Preziosa, com 18 andares (14 para hóspedes) e capacidade para 4,3 mil hóspedes. Ele fará 28 saídas durante a temporada.

Construído com tecnologia de ponta, o transatlântico tem tudo para surpreender já na recepção, com as escadarias de cristais Swarovski. Na infraestrutura de lazer e entretenimento, uma das 4 piscinas tem teto retrátil.

Um dos maiores tobogãs do mundo com 120m de comprimento e curva que se projeta para fora do transatlântico deve provocar fila, assim como o simulador de Fórmula 1 e o cinema 4D.

Poltronas amarelas e telão de cinema 4D em navio que fará cruzeiros marítimos no Brasil

Cinema 4D promete diversão com emoção no MSC Preziosa (MSC/Divulgação)

Na parte dos comes-e-bebes, há 8 restaurantes, entre eles 2 à la carte, buffet aberto 24h, e 2 filiais que a rede de restaurantes Eataly inaugura em alto-mar: o Eataly e o Ristorante Italia.

Quem quiser mais privacidade, mimos, mordomias e mordomos e tiver “bala na agulha” pode optar pelo pacote de luxo MSC Yacht Club, produto de luxo da companhia localizado em uma área privativa, na proa do navio, com 71 cabines espaçosas e mais requintadas.

Transatlântico navegando no mar chamado Preziosa que fará cruzeiros marítimos no BrasilFicha técnica: 1.751 cabines, 18 decks, 4 piscinas, incluindo uma com teto retrátil; 1 para MSC Yacht Club + 12 hidromassagens. O Preziosa tem 26 elevadores: 17 para hóspedes (2 panorâmicos e 1 para o MSC Yacht Club). São 7 restaurantes, 2 da rede Eataly, e um do MSC Yacht Club + 15 bares e lounges (os restaurantes temáticos – rede Eataly, La Locanda e Phoenician Plaza – são pagos à parte). O teatro tem 1,6 mil lugares.

Magnifica

Volta às águas brasileiras este ano, saindo também do Porto de Santos. São 13 cruzeiros marítimos na temporada. A embarcação tem capacidade para 3,2 mil hóspedes, acomodados em 13 dos 16 andares.

 

Área de restaurante oriental,com mesa montada e decoração típica, em navio que fará cruzeiros marítimos no Brasil e América Latina

Restaurante oriental está entre os destaques do Magnifica (MSC/Divulgação)

São 5 restaurantes, entre eles o Oriental Plaza, 9 bares e lounges, 2 bares externos, cinema 4D, 2 piscinas, área de boliche, sala de bilhar vintage, o MSC Aurea Spa, que estará também nos outros navios, entre as atrações.

Navio no mar de companhia que fará cruzeiros marítimos no Brasil e América LatinaFicha técnica: Capacidade para 3.233 hóspedes, 1259 cabines, 16 andares, sendo 13 para hóspedes; 3 piscinas, incluindo uma com teto magrodome (retrátil) e 1 para crianças, além de 6 jacuzzis. 5 restaurantes, sendo um especializado em comida oriental (o de comida oriental é temático e pago à parte); 1 teatro, com 1.240 lugares.

Musica

Piscina de navio, com instalações anexas ao fundo, em navio que fará cruzeiros marítimos no Brasil

Uma das piscinas do MSC Musica (MSC/Divulgação)

Tem 16 andares, 13 para acomodar 3,2 mil hóspedes em 1,275 cabines. Na recepção, uma cachoeira de três níveis e um piano suspenso em um piso de cristal sob a piscina de águas iluminadas, relaxa os hóspedes.

São três piscinas, discoteca, 16 bares, lounges, MSC Aurea SPA, teatros e muito mais. Para repor as energias ao longo do dia e manter uma alimentação equilibrada, há quatro opções de restaurantes: dois à la carte, um buffet aberto 20 horas por dia e um temático – Kaito Sushi Bar, especializado em comida japonesa.

Navio e muralhas de Dubrovnik. O navio estará em cruzeiros marítimos no Brasil Ficha técnica: Capacidade para 3.223 hóspedes; 1.275 cabines; 16 andares, sendo 13 para hóspedes; 2 piscinas para adultos e 1 para crianças, além de 4 jacuzzis; 4 restaurantes, incluindo um de comida oriental (o de comida oriental é temático e, portanto, pago a parte); 1 teatro, com 1.240 lugares

Costa Cruzeiros

Deck de navio, com mesinhas, cadeiras, bandeira e a vista do oceano,em navio que fará cruzeiros marítimos na costa brasileira

Área externa no Costa Fascinosa (Costa/Divulgação)

Da armadora Costa vêm o Favolosa e o Fascinosa, que têm cada um, 3,8 mil leitos. A Costa faz 29 cruzeiros pela América Latina, dos quais 6 minis (roteiros de 3 e 4 noites). Ela ampliou seu tempo de permanência no Brasil em 30 dias.  

Os navios que farão os cruzeiros marítimos da Costa na América Latina são muito parecidos, mas a decoração é distinta. Enquanto no Favolosa o cenário remete a conto de fadas e castelo encantado, o Fascinosa homenageia os filmes clássicos, como Amacord, de Fellini. A diferenciação também está na programação a bordo e nos roteiros.

Favolosa

Cabine com mesa, cama e mobiliário de navio que fará cruzeiros marítimos na costa brasileira

Cabine com varanda do Favolosa (Costa/Divulgação)

Saindo de Santos, o Costa Favolosa fará cruzeiros marítimos em águas sul-americanas de dezembro de 2017 a março de 2018. É sua quarta temporada no Brasil.

Terá como destino Salvador, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela, Búzios e Balneário Camboriú (nomeado como uma das grandes novidades para 2018 pela companhia), além de Buenos Aires e Montevidéu, em viagens de três a oito noites.

Dos 6 mini cruzeiros da Costa, 3 farão paradas em Camboriú. Outro mini é o “Emoções em Alto Mar”, do cantor Roberto Carlos. O Favolosa foi fretado para receber o cruzeiro entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, saindo do Rio e passando por Ilhabela e Angra dos Reis.

Temáticos – Para quem gosta dos cruzeiros marítimos temáticos, o Fitness e o Bem-Estar estarão no mesmo roteiro a partir de 25 de fevereiro de 2018. São mais de 150 atrações e atividades diárias ministradas por educadores físicos, nutricionistas e especialistas em saúde e bem-estar. Em seis noites, o roteiro temático visita as cidades de Búzios, Salvador e Ilhabela.

Já o Dançando a Bordo, em sua 15ª edição, tem como destaque o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, acontece no roteiro que vai a Buenos Aires e Montevidéu e parte de Santos no dia 3 de março de 2018 e volta em 11 de março. São mais de 90 aulas de bolero, soltinho, salsa, cha cha, merengue, forró, zouk, e por aí vai. 

Navio no oceano é um dos que virá fazer cruzeiros marítimos na costa brasileiraFicha técnica: Capacidade para 3,8 mil passageiros; 1508 cabines (103 com acesso direto ao spa, 466 com varanda, 58 suítes com varanda sendo 12 suítes com acesso direto ao Spa); 4 piscinas (2 com tetos retrátil); 5 jacuzzis; 5 restaurantes (entre eles Restaurant Club e Restaurante Samsara); 13 bares (entre eles o Cognac & Cigar Bar e o Coffee & Chocolate Bar); quadra poliesportiva, circuito de jogging ao ar livre, teatro com 3 andares, cassino, discoteca, telão gigante ao ar livre com cobertura retrátil, toboágua, internet point, biblioteca, espaço virtual, área de compras, Squok Club, espaço para crianças tematizado com atraç­­ões e atividades da famosa personagem de desenho animado Peppa Pig; 6 mil metros quadrados de Samsara Spa  (com  piscinas e talassoterapia, salas de tratamento, sauna, banho turco, solarium de raios UVA, cabines e suítes); cinema 4D, simulador Grand Prix e simulador de golfe.

Fascinosa

Atrio de navio, com decoração em rosa, lustres de cristal na mesma cor de navio que fará cruzeiros marítimos em águas brasileiras

Átrio do Costa Fascinosa mostra decoração em tons rosados (Costa/Divulgação)

Em sua quinta temporada na América do Sul, o navio fará viagens de 8 e 9 noites pela região do Prata. O embarque é no Rio de Janeiro.

Como novidade, o Fascinosa faz duas saídas classificadas pela Costa como Premium, saindo do porto de Buenos Aires em 25 de fevereiro e percorrendo Montevidéu, Porto Belo, Ilhabela, Búzios e Rio (dia 4 de março).

A outra saída no Rio, em 5 de março, passando por Ilha Grande, Santos e Punta del Este e finalizando a viagem em Buenos Aires, em 11 de março de 2018.

Navio navegando ao entardecer, fará cruzeiros marítimos no BrasilFicha técnica: Capacidade para 3,8 mil passageiros; 1.508 cabines (91 com acesso direto ao Spa, 524 com varanda, 58 suítes com varanda, 12 suítes com acesso direto ao Spa); 4 piscinas (2 com tetos retráteis); 5 jacuzzis; 5 restaurantes (Restaurant Club e Restaurante Samsara); 13 bares (entre eles o Cognac & Cigar Bar e o Coffee & Chocolate Bar); quadra poliesportiva, circuito de jogging ao ar livre; teatro com três andares, cassino, discoteca; simulador de golfe, telão gigante ao ar livre com cobertura retrátil; toboágua, internet point e biblioteca, shopping center, espaço virtual e Squok Club com o tema da Peppa Pig.

Pullmantur

Da Pullmantur, vem o Pullman Sovereign. Este navio era fretado pela CVC mas este ano a própria Pullmantur o está trazendo e vendendo. A operadora de turismo também o vende, assim como os outros, e outras operadoras e agências também. 

Serão 24 roteiros, a maioria mini cruzeiros saindo do Rio e Santos para Búzios, Camboriú, Salvador e Recife. Natal, Réveillon e Carnaval terão roteiros de 7 noites.

Navio em alto-mar de empresa que fará cruzeiros marítimos na costa brasileiraFicha técnica: Capacidade para 2733 passageiros, 1.162 cabines; 12 decks, 12 elevadores; 4 piscinas (2 delas infantis);2 jacuzzis; 5 restaurantes; 9 bares; 1 spa; 1 cassino; ginários, circuito jogging exterior, entre outros.

Momento de retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil

Enquanto o setor de cruzeiros cresce 40% no mundo, aqui no Brasil o movimento é inverso. Em 2010, no auge do setor no Brasil, nada menos do que 20 embarcações percorreram nossas águas, com 792.752 pessoas a bordo, número que só diminuiu, chegando a 7 no ano passado e este ano.

A queda se deveu a vários fatores, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz: infraestrutura portuária (deficiente); custos operacionais 40% superiores ao de outros países; carga de impostos considerada alta (combustível e fretamentos, especialmente); regulação trabalhista e a crise econômica desde 2013/14, que levou os brasileiros a gastar menos com viagens.

Em consequência, o Brasil se tornou menos atrativo para as empresas de cruzeiros, em comparação com outros mercados como a China, que passou de 5 a receber de 60 navios de cruzeiro e a Austrália, que de 5 foi 36.

Novos públicos – Ferraz se mostra otimista quanto a uma certa retomada, salientando que cresce a procura por parte de públicos como o de festas de casamento, comemoração de bodas, corporativo, eventos a bordo e fretamentos como o tradicional cruzeiro com Roberto Carlos.

Além disso, apesar de ser o mesmo número de navios, há este ano maior oferta de leitos. Segundo ele, no lugar do Norwegian Cruise, entrou um novo da MSC que vai ficar mais tempo na costa brasileira, com maior número de itinerário, mais ofertas de leitos e mais saídas, com os mini cruzeiros.