Patricia Lamounier – Para ir de Cusco a Puno, no Peru, existem diferentes maneiras. A mais comum é de ônibus: direto ou com paradas. Os ônibus para cidades conhecidas e importantes como Lima, Arequipa, Puno, Macchu Pichu, Ollantaytambo e Juliaca saem de um terminal comum (terminal Terrestre) em Cusco. Porém, para cidades menos conhecidas, eles têm saídas de diferentes locais. É bom checar esses locais de saída, pois costumam variar.
Outra opção é ir de avião. Saindo de Cusco para Juliaca, o voo tem duração de 45 minutos de Puno. De Juliaca, pegue um táxi ou ônibus.
É possível ir de trem. Cusco possui 2 estações ferroviárias: Huanchac, no final da Av. del Sol, e a Poroy, a leste da cidade. Huanchac tem trens para Puno, com parada em Juliaca. Já a Estação Poroy tem trens para Ollantaytambo e Machu Pichu.
Vi poucas pessoas alugando carros. O aluguel não é tão barato e, dadas as condições das estradas, é preferível alugar um táxi. Mas como uma boa viajante, acredito que tudo deva ser verificado.
Para os motociclistas (vi alguns pelas estradas), a locação de motos em Cusco pode ser feita em 2 locadoras perto da Praça das Armas.
Não peguei o ônibus direto, que normalmente sai de manhã de Cusco a Puno, ou aquele que viaja à noite, para economizar diária de hotel.
Surpresa! Quando comprei meu pacote de viagem para o Peru, vi que o traslado de Cusco a Puno seria em um ônibus de turismo vip. Não imaginei que a viagem teria paradas em lugares turísticos que eu amei conhecer!
Foi agradabilíssimo. Este trajeto com duração de 10 horas sai às 7 h da manhã e chega a Puno aproximadamente às 17 h. As paisagens são maravilhosas!
Duas empresas de ônibus de turismo vip fazem este percurso: a Inka Express e a Turismo Mer. Os ônibus partem toda manhã, às 7h, do mesmo terminal. No valor da passagem está incluído guia turístico bilíngue, almoço e 4 paradas em lugares distintos a serem visitados: Andahuaylillas, Q’eswachaka, Raqchi, Abra la Raya e Pukara (as entradas estão incluídas). Os ônibus chegam a Puno por volta das 17h ou 18 h, no final da tarde!!!
Leia mais sobre Puno: O que fazer e onde se hospedar em Puno
ANDAHUAYLILLAS
Aproximadamente às 8 h, o ônibus faz uma parada de 30 minutos em Andahuaylillas, a 45 km de Cusco. Esta cidadezinha pequenina, de clima quente, cercada de montanhas e perto do rio Vilcanota, tem como atração principal a Igreja de São Pedro.
Como qualquer construção jesuíta espanhola do século 16, a igreja foi construída em cima de uma huaca (lugar sagrado para os incas). As obras do templo começaram em 1570, mas a fachada só foi finalizada em 1606.
A construção desta igreja é simples e feita em adobe. Na praça estão dispostas 3 cruzes de pedra, representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A Igreja de São Pedro é considerada no Peru, a “Capela Sistina da América”. Não sei se pode ser considerada assim … Mas ao adentrar em seu recinto, senti o fôlego suspenso ao observar os toques barrocos: prata, ouro e muitos quadros e esculturas ali estão. A tela da Imaculada Conceição é atribuída ao famoso pintor espanhol, Esteban Murillo.
O altar-mor, esculpido em madeira, é adornado com flocos de ouro. No centro está a efígie de Nossa Senhora do Rosário. A igreja tem uma belíssima coleção de pinturas da Escola Cusquenã, que representa a vida de São Pedro e um órgão com detalhes em prata, ainda em funcionamento.
Na sacristia é possível admirar as roupas dos padres bordadas com metais e pedras preciosas.
Ainda em Andahuaylillas está o Museu Ritos Andinos, com um acervo bem diversificado.
PONTE SUSPENSA
No caminho, passamos pela ponte inca, imitando a Ponte Q’eswachaka, localizada no distrito de Quehue, província de Canas. Ela é uma das atrações da Rota da Cordilheira do Arco Íris que envolve as comunidades de San Pedro, Pomacanchi, Qollana Quehue, Chocayhua Palcoyo e Huinchiri.
Está sobre o rio Apurimac, a 3.700 m acima do nível do mar e é uma mostra da engenharia da época. Tem 29 metros de comprimento e 1,2 m de largura.
RAQCHI
Por volta das 10h da manhã, o ônibus faz uma parada de 45 minutos na pequena vila de Raqchi, a 125 km de Cusco, para visitar o complexo do “Templo de Wiracocha”, um dos mais sagrados santuários do Império Inca.
A mais importante construção (ruína) deste complexo é uma gigantesca estrutura retangular de 92 m x 25,5 m. Esta estrutura seria a do templo confeccionado em adobe. Tem 11 colunas de cada lado e a base foi feita por blocos de pedra que ajudavam a sustentar o maior teto e talvez o único deste tipo no Império Inca.
Na parte leste do templo estão os armazéns, construções redondas que foram usadas para guardar grãos. Estas estruturas são únicas também, pois no império inca os armazéns tinham a forma quadrada.
Existe um mini mercado na praça da igrej,a antes da entrada deste complexo inca. Os oleiros de Raqchi são famosos por suas cerâmicas, que podem ser encontradas nas feiras de Cusco, Pisac e Chinchero.
Para quem vai conhecer a região e deseja parar em Raqchi, é possível se hospedar nas casas das famílias locais.
PARADA PARA ALMOÇO
Por volta de 12h30, o ônibus faz uma parada em um dos restaurantes nos arredores de Sicuani, cidade de 12 mil habitantes. A comida é estilo buffet, composta de alimentos nacionais e regionais. Tudo muito caseiro e saboroso!
ABRA LA RAYA
Esta é uma breve parada, a quase 4.335 m de altitude, para fotografar a fronteira entre as cidades de Cusco e Puno. Nas montanhas desta paragem, nasce o famoso Chimboya, de onde nasce o Rio Amazonas. É possível ver os picos ainda com neve.
Infelizmente não fomos ou vimos as piscinas termais de Aguas Calientes de Marangani. As piscinas deste complexo são interligadas por pontes rústicas sobre rios em ebulição.
PUKARA
Esta pequena aldeia, a 107 km de Puno é famosa pela cerâmica cor de terra e pelos touros (toritos) de cerâmica que podem ser observados nos telhados das casas para trazer sorte e prosperidade à família.
A igreja (linda na sua rusticidade!) estava fechada. Gostaria de tê-la visitado. No dia 16 de julho tem a festa da Virgem do Carmo, padroeira da cidade.
No Museu Lítico de Pukara encontram-se cerâmicas e esculturas que representam figuras zoomórficas. Ali está a famosa escultura “Hatunñaqac” que, traduzido para o português, significa degolador supremo.
VIAJE CONOSCO
*Se você estiver interessada (o) em viajar para o Peru e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria ” Japão: coisas que você deve saber antes de visitá-lo” – foram bancados por mim. Esta é a política do blog, de total transparência.
*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.
Olá Patrícia!! Qual empresa era seu ônibus? Obrigada!!
Débora, a empresa de ônibus que usei para ir de Cusco a Puno foi a Cusela. Ela tem saídas diárias nos 2 sentidos as 6h45 com chegada aproximada para as 17h. O trajeto é: Cusco, Andahuaylillas, Checacupe, Raqchi, La Raya, Pukara e Puno. Nós chegamos com atraso, mas pouca diferença fez!!! Segue endereço: Av. Industrial 550, INdustrial Huancaro, Cusco. telefone: 084 224782 contato em Cusco: 947734308 e contato em Puno: 947734280 http://www.cusela.com.pe. Abraços
Patricia, tudo bem?
Você ficou hospedada em Puno por quanto tempo? Voltou para Cusco com a mesma empresa de ônibus?
Estou montando um roteiro de viagem para ir em maio de 2019
Abraços.
Aneliese
EI Anelise! Que ótimo vc estar indo ao Peru. Vai amar! Lembre-se que no dia 1 de maio, comércio, museus e igrejas estarão fechados no Peru!!!
Não, eu não voltei pela mesma empresa de onibus. De Puno eu fui para Juliaca, cidade onde tem aeroporto e voei para Lima. Minha parada em Lima foi nos finalmentes da minha viagem. Achei 2 dias pouco. Gostaria de ter ficado mais um dia por lá! Veja no blog as dicas sobre Lima e o que saber sobre Lima e Peru.
SE pudder ficar mais dias em Cusco vc vai adorar. Eu fiquei 2 dias e lamentei muito.
Ah! E se puder incluir Nazca e sobrevoar as linhas…. Ainda é meu sonho fazer isto!!!
No mais te desejo uma excelente viagem. Quem sabe depois vc não escreve uma história sobre o Peru para inserirmos no blog De SAIAS PELO MUNDO, na área de Histórias de Viajantes (interrogação)… É que meu teclado desconfigurou…
No mais BOA VIAGEM! E DIVIRTA-SE!!!
ola pratricia. vc gostou dessa empresa de onibus? foi tanquilo?
Muito tranquilo! Adorei por isto publiquei!!! Espero que a experiencia tb seja prazerosa. Desejo uma otima viagem! Abraços
Olá Patrícia, tudo bem?
Você sabe me dizer o custo dessa viagem a Puno?
Desde já agradeço.
Oiiiie! A viagem fica em torno de 250 reais!!! Não é barata, mas é maravilhosa! Abracos
Olá Patrícia! Sabe me dizer se a volta para Cuzco de ônibus também tem as paradas?
Parece que existe a opção de viajar à noite.
De Cuzco à Puno devo reservar um dia de ida um de volta e dois pelo menos para conhecer o lago Titicaca. Estou certa?
Obrigada.
Ei Dinorah! Se for no onibus de turismo, sim! Tem paradas. E vc viajará de dia. Será uma longa viagem mas com muitas paradas interessantes. Se vc vai de onibus normal, saindo da rodoviaria, verifique se ainda fazem o trajeto a noite. Caso positivo, vc não irá parar nos locais que eu descrevi. Pelo menos 01 dia a mais na cidade é necessário para conhecer o lago. Ele é passeio de dia inteiro. Assim como o nibus de turismo. Abraços
Bom dia! Como funcionam os passeios de Puno para o lago Titicaca? O lago já está incluso nesse roteiro de ônibus ou você recomenda um dia a mais em Puno para visitar o lago?
Gabrielly, bom dia! Os passeios funcionam de 2 formas. Ou vc compra a passagem para uma determinada ilha e faz sozinha ou vc entra numa excursão. As excursões oferecem o traslado do hotel e a possibilidade de almoço em uma das ilhas. O barco em que estava parou em 3 lugares. 2 deles muito famosos – Uros e Taquile. O outro foi uma pequena ilhota. Amantani eu não fui. É a mais distante de todas as ilhas. O lago não está incluso no roteiro do onibus. O onibus faz Puno a Cusco e vice-versa. Traslado para o onibus e esses passeios não estão incluídos. SE vc estiver em Puno, visitar o lago é obrigatório!!! Vc não vai se arrepender. Pegue uma excursão e vá visitar pelo menos a ilha taquile e a Uros!!! Abraços
Olá, Patrícia!
Você pode indicar alguma excursão que faz os passeios às ilhas flutuantes? Qual você contratou?
Parabéns pelo blog! Foi muito esclarecedor! 😁
Thiago, Eu comprei o pacote pronto pelo site de viagem Viajar Barato. Adorei e recomendo. Mas Puno funciona como o Atacama. Chegou, vai nas agencias e fecha o pacote. Muito mais simples!!! Não tem erro e os hotéis sempre indicam também!!! Bom passeio!
Olá Patricia! Peço a gentileza, se puder, de tirar-me uma dúvida relevante: estou viajando com minha mãe de 74 anos pelo mundo. Quero muito levá-la a MP (embora tenha plena consciência de que ela não poderá subir todo o caminho. Mas enfim, poderá desfrutar de Cusco e mesmo da vista de MP. Quero saber se essa viagem de ônibus de Cusco a Puno oferece conforto, se alguém que tenha boa saúde, apesar da idade avançada, poderia fazê-la sem problemas? Há países onde as viagens de ônibus são muito confortáveis, inclusive com “cochecama” (como no Chile, Argentina e alguns países da Europa.
Abraços e obrigada!
Nossa, eu gostaria de poder levar meus sobrinhos e afilhada para uma viagem ao redor do mundo. MP é um lugar fantástico, mas cuidado com a altitude. È a unica questão que vejo. Em MP ela não precisa subir e descer. Vai devagar e não terá problemas. A viagem no onibus de turismo é super confortável e vc não terá problemas de ir de Cusco a Puno. Te desejo uma otima viagem. Quem sabe vc não escreve para o blog: viajando com minha mãe! Vai dar super ibope!!! Depois me conta. Abracos
Bom dia. Muito bacana seu relato. Se possível, gostaria de saber em que cidade fica a ponte suspensa das 3 fotos que você postou (Você disse que é semelhante à de Q’eswachaka que está localizada no distrito de Quehue, mas não falou a localização dessa das fotos). Você pode atravessá-la? Obrigado.
Wellerson, são 2 pontes na verdade. Uma fica perto da estrada que liga Cusco a Puno. É uma “ponte turistica”, pois todos param ali para fotos. Foram as minhas fotos. A original é em outro lugar e havia excursão para lá, mas exige que pernoite na cidade. Sim, é possível atravessá-la e é muito interessante. Abraços
Ola Patricia! Seu blog foi um achado! Tem me ajudado muito para fechar o roteiro da viagem. Você pode me informar qual agência você fechou esse pacote para puno? Qual hotel ficou hospedada? Obrigada por compartilhar conosco!
Obrigada Fernanda, fico muito feliz! Na verdade eu comprei o pacote todo pelo site de compras de viagem: viajarbarato.com.br. Tudo incluido. Mas a viagem para Puno foi pela Turism Mer mas a Inka Express também é muito boa. Ficamos no Hotel Casona Plaza, a duas quadras da Jirón Lima, na Puno 280. Mas qq hotel 4 estrelas perto da Praça das armas … vc ficará muito bem isntalada. Verifique a cotação. Boa viagem!!!
Oi Patrícia irei de Lima para Cusco e gostaria de ir para o Puno e terei que voltar a Cusco ,pois minha passagem para voltar ao Brasil sai de Cusco.
Você acha que consigo comprar este passeio daqui de São Paulo, e depois eu gostaria de ir ao Lago e voltar a noite. Adorei às dicas.
Rosa, lá você consegue todas as excursões e sai bem mais barato. DE um dia pro outro é possível arrumar um passeio da maneira que vc desejar!!! Vá sim e aproveite!!!
olá Patricia boa boa tarde.
parabéns pelo blog.
estou indo ao Peru em Outubro de 2019, com objetivos voltados mais para o espiritual, gostaria de saber sua opinião se esta viagem é mais proveitosa separar mais dias para Cusco, Puno e Juliaca e deixar Lima só para chegada e saída do Peru ou tem algo interessante para fazer em Lima??
aceito sugestão.
OI Ricardo! Verifique a materia de Lima no nosso blog. Tem milhões de coisas para fazer na cidade, mas é diferente de Cusco e Puno! 3 dias inteiros em lima dá e sobra! Agora, Cusco e Puno são cidades incriveis, tudo de bom para visitar e estar. Especialmente Cusco – ali o espiritual é aflorado! Eu lamentei de ter ficado muito pouco tempo… Na catedral por exemplo, eu tive um acesso de choro por quase meia hora… Não visitei todos os lugares que gostaria em Cusco, mas o espiritual aflora… Nosssa e como!!!.. Veja nossa matéria sobre Puno. Eu fiquei 7 dias no Peru, então foi o que chamo bate-volta (Machu Picchu, Puno, Cusco, Lima)… e quando cheguei no Brasil dormi 3 dias seguidos. Estava chorosa demais por causa do espiritual. Não sei qto tempo ficará por lá, mas te digo: fique mais tempo em Cusco e em Puno. Te desejo tudo de bom e que encontre o que deseja!!! Abraços
Boa tarde,
Estou planejando fazer uma viagem ao Peru (Cusco/Puno) de carro saindo de Porto Alegre, você aconselharia a realizar uma viagem desta?
Grato
Marco Brentano
Nooosa Marco! Apertou por demais sem abraçar! Cruzar as fronteiras de carro é um pouco complicado. A documentação tem de estar legal, o carro em perfeito estado… Os guardas ficam de olho!!! Eu adoraria fazer algo do tipo, mas não fiz e não tenho experiencia ou conhecimento para responder tal pergunta. Eu arriscaria… Mas acho que você deve entrar em contato com o Renato e a Gloria do “acasanomade.com.br”. Eles fizeram toda a America em um caminhãozinho. No momento estão no Alasca! Eles poderiam te responder suas duvidas com muito mais propriedade… Abraços