Marlyana Tavares – Tem gente que sonha com uma viagem de navio. Tem gente que torce o nariz. Quem faz a primeira e gosta geralmente repete, ou fica com vontade. Uma pesquisa feita na última temporada pela Clia Brasil e Fundação Getúlio Vargas nos portos ou cidades do Rio e Santos com passageiros e tripulantes de viagens de navios apontou que, para 51,7% deles, era a primeira vez, atraídos pela ideia de que seria mais barato do que outros tipos de viagens ou influenciados por amigos ou família. O restante, 48,3%, já tinham uma média de 3 viagens realizadas.
Fiz este post para quem faz parte daqueles 51,7%, que estão em dúvida se compram ou não uma viagem de navio ou se já compraram para esta temporada que começa agora, com a chegada do Preziosa ao Brasil, e fará sua trip pelos mares pela primeira vez. Cada pessoa faz uma viagem do seu jeito e não quero ser nenhum guru. Só trocar experiências. Por isso, peço que quem ler esse post e quiser acrescentar algo, please, dê mais ideias na área de comentários.
Fazer ou não uma viagem de navio?
Pra mim, foi muiiiito legal. Adorei a vida a bordo – principalmente observar o funcionamento da embarcação e o vai e vem dos tripulantes e que tais – e o fato de poder conhecer, ainda que por apenas por um dia, no máximo um dia e meio, muitas cidades.
Dá para socializar bastante e, claro, tem todas as atrações a bordo de embarcações cada vez maiores e tecnológicas (a grande maioria paga à parte, convenhamos).
Não recomendo para quem tem muiiiito problema de enjoo. Eu tenho, mas dá pra conviver. Fiz 3 cruzeiros até agora: dois no Brasil, um deles chegando à Argentina e Uruguai e outro no Mediterrâneo. Tive que tomar remédio apenas em um no Brasil, nas proximidades da Argentina. Hoje, os remédios e engenhocas para este mal estão bem evoluídos. Pesquise.
Como comprar sua viagem de navio?
De acordo com o consultor de cruzeiros e autor do livro Portos do Brasil, Bernardo Porfírio, da BPC Cruzeiros , os preços são os mesmos, independentemente se você compra nos sites das companhias (MSC, Costa Cruzeiros, ou Pullmantur), operadoras e agências de viagem, ou sites de viagens como Decolar & cia. É claro que ele, como agente especializado em cruzeiro, puxa a sardinha para o seu lado, e defende que se deve sempre comprar com quem? Um agente especializado.
Mas, sinceramente, eu concordo. E porque? Você não vai pagar nada a mais, e vai ter uma pessoa te ajudando a encontrar um cruzeiro de acordo com o roteiro que deseja + seu perfil de viajante + cabine que vai melhor lhe atender em custo/benefício. Ele ressalta: são 7, 8, 9 noites dentro de um navio, não dá pra sair nadando, nem se enfiar em cruzeiro que não tem nada a ver com você ou sua família.
Se você pode ser um expert em comprar viagens pela internet, tudo bem também. Mas olha, um cruzeiro não é a mesma coisa. Antes de tudo defina o roteiro (se quer ir para o Sudeste, Nordeste, ou Brasil + América Latina), depois entre no site de cada armadora e confira os 6 navios que estarão por aqui (o Poesia da MSC é o sétimo navio, mas não vai embarcar ninguém no Brasil).
Leia também – Cruzeiros marítimos:Preziosa abre temporada no Brasil
Os sites disponibilizam passeios virtuais em 360 graus. Então, dá pra entrar nos decks, nos lounges, e principalmente nas cabines. Porque a preocupação com as cabines? São váááários tipos: cabine interna, cabine externa, cabine externa com varanda, vários tipos de suítes,etc. E existem aqueles cabines com vista obstruída (ou seja, tem vista mas é obstruída). Então, cuidado com promoções.
A localização das cabines tem influência nos preços. Quanto mais alto o deck, mais caras. Para quem enjoa como eu, o posicionamento delas também é muito importante: quanto mais baixo o deck, menos enjoo e quanto mais para o meio da embarcação também. No entanto, quanto mais alto o deck, melhor a vista. Então, é uma escolha complicada.
Existem vários planos e pacotes diferenciados que dão direito ou não a vários serviços e prioridades do navio. É bom prestar a máxima atenção a isso. E mais uma vez discuta com seu agente.
Como são os custos a bordo?
*Pacotes de bebidas, excursões, pacotes de spa, internet podem ser comprados antecipadamente em reais, divididos em 10 vezes sem juros, juntamente com os preços dos cruzeiros. Para quem tem intenção de usar estes serviços de forma maciça vale a pena, uma vez que dentro dos navios, tudo é cobrado em dólar.
*Já embarcados, os passageiros têm normalmente 48 horas para cadastrar seus cartões de crédito na recepção – aconselho a fazer isso já na chegada.
*Sugiro fortemente entrar nos sites das companhias, nas abas “Termos e condições gerais ou Condições gerais”, porque cada uma tem suas regras, e discutir as dúvidas antes com seus agentes de viagem.
*É bom lembrar ainda que diariamente são debitadas taxas de serviço, como por exemplo, um simples atendimento no bar, na sua conta a bordo.
*O que normalmente está incluído no que você vai pagar ao comprar um cruzeiro: 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar); a cabine escolhida na reserva e a limpeza diária da mesma; as atividades diárias de animação;os espetáculos musicais e artísticos; acesso às piscinas e às discotecas; salas de ginásticas; academias; bibliotecas; cofres individuais.
*O que normalmente não está incluído: refeições nos restaurantes especializados que têm que ser reservadas; serviços no spa; cabeleireiro; bebidas em restaurantes, bares e mini-bar; atendimento médico; room-service; simuladores de corrida; cinema 4D; transfers, etc.
Quanta bagagem posso levar?
Também cada companhia tem suas regras: a MSC, segundo o site, permite levar 2 malas e 2 malas de mão de mão/pessoa ou total de 8 malas por cabine, até o limite máximo de 100kg por cabine. Já a Costa Cruzeiros permite 1 mala/pessoa de até 23kg e 1 bagagem de mão para roteiros de até 7 noites; para roteiros de 8 a 14 noites, valem 2 malas e 1 bagagem de mão/pessoa.
Lembre-se que em dias de navegação, você vai usar mais roupas de piscina como shorts, bermudas, saídas, roupas leves. Leve um casaquinho porque o ar-condicionado em algumas áreas dos navios pode incomodar. No interior da embarcação, não são permitidas roupas de banho – e sim saídas de banho, camisetas e sandálias.
Como serviços de lavanderia são pagos à parte, em dólar e com taxas, há pessoas que gostam de levar malas grandes. Vai de cada um, mas é comum voltar com metade das roupas sem usar e tem que ver o limite permitido nos transportes aéreos. Gente, vamos no sensato? Peças combinando entre si e espaço na mala para as compras no navio e que forem feitas em terra não vale mais a pena?
Para a noite do jantar com o capitão, há muito tempo não se usam mais roupas de gala (quem quiser, fica à vontade, claro): separe um vestido mais chiquezinho para a ocasião e está de bom tamanho. Para os homens, um paletó e se quiser, uma gravata, está de bom tamanho.
Quanto mais compacta a mala, menos volume atravancando a cabine, ainda mais se ela for do tipo mais simples. Se for uma cabine tripla ou quádrupla então, nem precisa falar né.
Atenção aos espertinhos de plantão: muita gente leva garrafas de uísque escondidas na mala. Não é permitido e tem Raio-X igual ao de aeroporto. Sei de gente que levou sua garrafinha e não foi pega. Mas o perigo é grande de passar carão e ficar sem o precioso líquido.
Como fazer os passeios em terra?
As companhias estão facilitando as coisas para quem quer comprar as excursões com elas, com antecedência: em reais e divididas de 10 vezes. Deixou pra decidir dentro do navio? Aí, vai pagar na moeda do navio, ou seja, em dólar. Se esse for o caso, sugiro, logo no primeiro dia, informar-se sobre estes passeios, conversar com o grupo em que está, e decidir quais vão comprar.
Quer fazer por conta? Ao desembarcar, você encontrará agências locais vendendo passeios logo depois da área dos píers. As prefeituras que são responsáveis por essa organização.
Bom, se você quer ficar independente, ficar sozinho e nunca foi à cidade, sugiro pesquisar antes sobre o local e decidir os pontos que quer conhecer, como vai chegar até lá e dar uma cronometrada no tempo. Eu prefiro dimensionar o dia com mais tempo para poucas atividades do que ficar correndo pra lá e pra cá.
Os navios atracam bem cedinho às 6h30, 7h, e às 16h30 já estão dando adeus às cidades. E não esperam. Sei de gente que teve que pegar a embarcação no porto seguinte e acredite, é um estresse!
Vou dar alguns exemplos do que já fiz em terra, talvez sirva pra vocês (torcendo aqui!). Num cruzeiro da Costa que fazia Brasil, Argentina e Uruguai, a gente contratou city-tours em Punta del Este (achei válido porque deu tempo para conhecer pontos turísticos principais e a Casapueblo) e para o primeiro dia em Buenos Aires. O segundo dia em B.A já ficamos por nossa conta porque já tínhamos noção de onde queríamos ir (Calle Florida), depois de ter conhecido a parte central da cidade, Caminito, Casa Rosada, e tudo o mais. Não compramos no navio.
Como ir à Casapueblo e porque ela é tão especial
O que fazer em Punta del Este em apenas um dia
Buenos Aires: lugares para visitar e se encantar
Em Salvador, durante outro cruzeiro, desta vez pela MSC, o Mercado Modelo, na Cidade Baixa – 5 minutos de caminhada do porto. Dali, subi o Elevador Lacerda para o Pelourinho, na Cidade Alta, visitei a Igreja de São Francisco e, de táxi, fui conhecer a Igreja do Bonfim, no Alto da Sagrada Colina. Facilitou estar em grupo de 4 pessoas para dividir o táxi e ganhar tempo. Fomos almoçar no Sorriso de Dadá e deu ainda para visitar o Forte de Santo Antônio da Barra.
Já em Búzios, o navio atraca muito cedo: não tem nada na Rua das Pedras. As lojas estão fechadas (pelo menos quando fui era assim). Vale pegar um ônibus-jardineira e percorrer as praias num passeio de mais ou menos 1hmeia, escolher uma delas pra ficar (Búzios tem 26 praias). As praias com acesso mais fácil são Ferradura, João Fernandes, Geribá, Armação. Depois de tomar um sol e nadar, aí sim, voltar ao Centrinho ou na Orla Bardot (um charme!), escolher um lugar para almoçar e passear pela cidade linda (amo Búzios!).
Quais documentos levar?
Parece mentira mas a falta de documentação certa manda muita gente pra trás. São necessários RG atualizado (com menos de 10 anos), ou outro documento de identificação com foto, como a CNH, CREA,OAB, CRM (mas esses só dentro do Brasil), ou passaporte válido (mínimo de 7 meses antes de sua expiração). Não é necessário carteira de vacinação. Argentina e Uruguai aceitam RG mas tem que estar dentro da validade.
Para menores de 18 anos, devem ser apresentados os documentos de identificação dos pais para comprovação da filiação, bem RG ou a Certidão de Nascimento. Não vale só a certidão. Para menores viajando desacompanhados de um dos pais ou acompanhados de terceiros maiores, designados pelos pais, devem portar autorização judicial.
É bom fazer um seguro-saúde já que o custos com atendimento médico no navio são bem altos e é interessante também um seguro-cancelamento de viagem, para o caso de acontecer algum imprevisto e não ser possível o embarque. Se isso acontecer, o dinheiro pago não é devolvido.
O que fazer a bordo?
Se eu fosse fazer mais um cruzeiro, separaria uma grana para gastar a bordo com coisas como spa e outros mimos. E pagaria isso antecipadamente, junto com o pacote, em reais. Ia preferir um cruzeiro temático e um navio que ainda não conhecesse, além de um roteiro com algum destino novo.
Mas vamos à realidade. Não tenho viagem de navio à vista e nos cruzeiros que fiz foi o basicão mesmo. Então para quem vai no basicão, alguns macetes: piscinas e ofurôs vão enchendo mais à medida que o pessoal que participou das festas noturnas ou se soltou nas boates vai acordando, certo? Então, quem quer espaço, deve ir cedo! O mesmo vale para as espreguiçadeiras. Também quem quer ficar torrando ao sol do meio-dia?
Atividades –Todos os dias, à noite ou de manhã são colocados os jornais de bordo com as atividades do dia. É legal já ver o que vai ter, se você é da turma que quer socializar, participar das gincanas e tudo o mais. Não é muito a minha. Paga-se bastante mico, mas é engraçado também assistir.
Restaurantes –Nunca falta comida, pode apostar. Pode dar fila, isso sim. Principalmente logo após o embarque no porto, vejo muita gente tão ansiosa na fila que chega a dar medo. É preciso calma. Com o tempo, a gente aprende a sacar quais os melhores horários para achar os lugares menos cheios. Nos restaurantes especializados (comida italiana ou japonesa, geralmente) é preciso reservar.
Turno do jantar – Quanto mais cedo comprar uma viagem de navio, mais certo que você possa escolher o turno do jantar. Eu e minha turma gostamos de ter optado pelo jantar depois do show, porque aí ninguém ficava com sono. E a gente ficou melhores amigas das garçonetes que serviam a mesa, claro. E elas comemoraram com a gente o aniversário de uma de nós.
Mesmo que bata o sono, depois do jantar é sempre bom ir pra pista de dança sacudir o esqueleto. Assim você garante que todas aquelas calorias do dia, se você não malhou na academia, nem participou das gincanas, vão embora pelo menos um pouco.
Lojas a bordo – São tentadoras, até para alguém não muito consumista como eu. Só abrem com o navio em movimento, são duty-free e, teoricamente, teriam preços competitivos em perfumes, óculos, relógios, produtos eletrônicos, roupas esportivas de marca, etc. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Se você já tem em mente algum item, dá uma pesquisada antes de embarcar. Mais para o fim do cruzeiro, costumam pintar umas promoções. Fiquem atentas!
Adorei Marlyana! Seu jeito de contar e detalhar os passeios. Adoro viajar e ler sobre estas experiências. Adorei. Parabéns.