Patricia Lamounier – Viagem de trabalho? Difícil não ir, né? Viajar de lazer renova as energias para estarmos novamente plenos!

Mas como viajar tranquila e deixar parte da família ou a família inteira para trás? Viajar e deixar quem amamos em casa é doloroso, mas muitas vezes necessário! Bate sempre uma culpa de ir sozinha e fica a curiosidade e a ansiedade de saber se tudo vai ficar bem na sua ausência, certo?

Nós mulheres, ficamos bem “boladas” quando isto acontece. Esta ansiedade é normal. Independentemente do motivo da viagem, não é fácil!

Segundo Ana Vasconcelos, da Praticità Gestão Residencial, o importante é viajar despreocupada e confiante sabendo que alguém ou uma empresa cuidará da sua casa e da rotina de todos enquanto estiver fora!

*Para conhecer melhor Ana Vasconcelos e a Praticità veja também o post : Como montar uma mala de 10kg

Se você vai contar com amigas ou parentes para dar aquela força ou vai contratar uma empresa especializada, o certo é que, antes de sair, também terá que fazer o seu dever de casa. A Ana Vasconcelos fez uma listinha das orientações que você não pode esquecer de deixar para quem vai ficar no seu lugar. Tudo para você viajar bemmmm tranquila. Veja abaixo.

Como viajar deixando a casa organizada

Monte um calendário das rotinas da casa para que ela funcione bem na sua ausência (dias de limpeza e o que deve ser limpo, cardápio, contas a pagar, etc);

Liste o roteiro da viagem com locais, hospedagem e contatos (mesmo com o uso do celular, isso é fundamental);

Separe documentos pessoais e de saúde de quem fica, bem como contatos de emergência, médicos e hospitais (ninguém quer usar, mas é preciso prevenir);

Eleja um responsável de confiança, da família ou amigo, para apoio e oriente o mesmo sobre a rotina da casa, dos filhos e de quem mais ficar ou necessitar;

Não mude a rotina de quem fica… No caso de filhos pequenos, nada de dormir em outra casa, por exemplo…. Quem fica deve se sentir dentro da rotina normal! Quem vai viajar é você!

Use a tecnologia a seu favor, caso seja necessário! Ligue, faça vídeos, mande zaps… Mantenha-se presente, mas não o tempo todo senão você que não vai aproveitar;

Converse  com os que ficam sobre a viagem (duração, local, visitas, etc, etc… seja criativo!). Não faça isto com  muita antecedência para não gerar muita ansiedade, principalmente nas crianças pequenas!

Fonte: Ana Vasconcelos, da Praticità, empresa que cuida do planejamento, organização e/ou monitoramento da rotina da casa, dos filhos, pais ou pets, compras e pagamentos de contas da casa (praticita@praticitagestaoresidencial.com.br)