Patricia Lamounier (texto & fotos) – As empresas de turismo de San Pedro do Atacama vendem este tour como passeio à Laguna Cejar, mas existem outras paradas. A entrada para o complexo da Laguna Cejar está a 20 km da cidadezinha de San Pedro. As cores da água, por causa da salinidade, é maravilhosa. O visual da região também é lindo. Então, você jamais vai se decepcionar com este passeio!
O roteiro tem 3 “pit-stops” distintos: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenquinche. O tour sai de San Pedro do Atacama às 15h30, retornando por volta das 19h30. Lanche com direito a “pisco sour” e pôr do sol estão incluídos neste passeio mas o ingresso de entrada deve ser pago. A agência informará o valor.
Se estiver com pouco tempo, concilie o passeio da Cejar com outro passeio pela manhã.
Checking list para o passeio a Laguna Cejar: roupa de banho, roupa de troca, toalha, protetor solar, chapéu ou boné, óculos escuros, sandálias de praia, escova de cabelos ou pente, band-aid e anti-séptico, casaco corta vento, casaco mais pesado (bem quentinho) e garrafa de água mineral.
Legenda das foto: (1) Laguna de Piedra (complexo Cejar), (2) Ojos del Salar e (3) Patricia na Laguna Tebenquiche.
Laguna Cejar
Laguna Cejar dá o nome ao complexo, mas está dentro de um parque composto por 3 lagunas: Cejar, Piedra e Baltinache. O ingresso deve ser pago à parte.
A singularidade destas lagunas, no meio de um deserto, é dada pela concentração de sal na água. Imaginem o Mar Morto, onde a salinidade é 10 vezes maior do que os oceanos e nada cresce ou sobrevive. Assim é a Cejar, Piedra e a Baltinache. Só que com muito mais concentração de sal. Dizem que chega a 80%.
Na Cejar, é permitido chegar até o mirante pois é área de proteção ambiental. De qualquer forma, é lindo, vale a contemplação e o som do nada! Silêncio absoluto!!!
É permitido nadar na Laguna Piedra. Por causa da alta concentração de sal é difícil mergulhar. Dá para boiar. Muitos turistas tomam um susto enorme quando querem mudar de posição. Ali a água pesa mais que o corpo humano. Adorei nadar nesta laguna, mas não foi minha primeira experiência neste tipo de água salinizada. Visitei Israel anos atrás…
No complexo há vestiários, sanitários e chuveiros coletivos ao ar livre para tirar o sal do corpo. É interessante já ir com protetor solar e biquíni ou maiô por baixo da roupa. Escolha uma roupa fácil de tirar para agilizar seu tempo. A espera por vestiários pode ser longa. Vá de havaianas também. Deixe seu tênis ou sapato na van.
Dica: Não mergulhe, não molhe o rosto e nem beba desta água. Como o sal muitas vezes é duro e pode ser pontudo, cuidado para não cortar os pés ao andar dentro da lagoa e principalmente nas suas bordas. Passe pelos chuveiros depois de nadar!
Passeio a Laguna Cejar: verão, primavera ou outono
Apesar de estar no deserto, sol magnífico e céu de brigadeiro, a água da Cejar é gelada! Tipo 15C. Leve mudas de roupas para trocar e uma toalha para enxugar. No pôr do sol venta muito e faz frio!!! Leve casaco!
Passeio a Cejar no inverno
A temperatura da água é ainda mais fria! Gelada!!! Se tiver coragem para entrar, leve uma toalha bem quentinha ou roupão para sair e andar até os chuveiros e casacos pesados para o pôr do sol, que apesar de lindo é de esfriar os ossos! E venta muuuuito!
As fotos abaixo são referentes ao Complexo da Laguna Cejar.
OJOS DEL SALAR
Depois de nadar bastante no Complexo Cejar, tirar fotos, e passar pelos chuveiros, o turista tem 2 opções. Continuar com a roupa de banho, se for nadar nos Ojos del Salar ou trocar de roupa.
Os Ojos del Salar são 2 crateras ou buracos cheios de água doce no meio do deserto. Na verdade, devido ao vento a água tem um ligeiro gosto salgado. Ali, é possível mergulhar, brincar e pular das pedras. Ou seja, se jogue! O difícil é subir de volta. Nas beiradas não existe apoio nem escadas! E não tem vestiários, chuveiros ou sanitários para troca de roupas. Trocar dentro da van será sua melhor opção!!!
Fiquei a pensar: como 2 crateras fundas aparecem no meio do nada…
O pit-stop nos Ojos del Salar é de aproximados 20 minutos. Este tempo dependerá das pessoas que estiverem nadando.
Veja também as matérias: Valle de La Luna é passeio obrigatório no Atacama, San Pedro de Atacama: o que fazer neste charmoso vilarejo, San Pedro de Atacama: como ir e onde ficar
LAGUNA TEBENQUICHE
Para visitar é necessário pagar o ingresso. Ao contratar o passeio as agências informam o valor.
A Laguna Tebenquiche também é uma lagoa de sal. Não se pode nadar. Só andar pelas trilhas ao seu redor. Entretanto, o visual é esplêndido e o pôr do sol…impossível de descrever a sensação.
Nossa guia preparou um lanche delicioso e, neste lugar, de tirar o fôlego e nos serviu pisco sour (bebida típica sul-americana, especialmente preparada no Chile e Peru) em taças de champanhe! O lanche e o coquetel estão incluídos no valor do tour.
Dica: Leve um casaco de frio e um corta vento!!!
Viaje conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
Breve explicação
*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria “Passeio a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche ” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem, Miki Kuwano. Esta é a política do blog, de total transparência.
*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.
comentários