Patricia Lamounier (texto & fotos) – É isso aí: o passeio aos Gêiseres del Tatio começa de madrugada. É preciso disposição para acordar muitooooo cedo! Apesar dos gêiseres estarem ativos 24h, é entre 6h e 7h da manhã que os jatos de água água são espetaculares. Nesse horário existe um contraste maior entre a temperatura do ambiente (no dia em que visitei era de 0ºC) e a temperatura da água (a ebulição nesta altitude começa aos 8ºC).
A região de El Tatio está sobre um vulcão adormecido, que pode acordar a qualquer momento. Sua bacia geotermal é contornada por vulcões. A atividade ali é grande, com muitos gêiseres e fumarolas.
O passeio aos Gêiseres del Tatio deve ser um dos últimos que o turista fará na região, pois o tour exige aclimatação. San Pedro está a 2.400m acima do mar e os gêiseres a 4.320m. Não é todo mundo que sente o “soroche” ou “mal de altitude”, mas esteja ciente que em menos de 2h, seu corpo passará por uma variação de 1.920m e o ar estará cheio de enxofre na região.
Leia nossa matéria sobre: Mal de altitude, Doença das alturas ou Soroche: sintomas e como cuidar


Como contratar o passeio aos Gêiseres del Tatio
Quase todas as agências de turismo de San Pedro de Atacama oferecem este tour e por começar de madrugada já buscam os turistas, nos horários marcados, em seus hotéis, hostels ou pousadas. Eu preferi ir de excursão. Quase todos os turistas preferem também. O passeio termina por volta das 13h ou 14h.
Para aqueles que decidem ir de carro, o caminho está sinalizado. Muitos motoristas preferem acompanhar as vans ou micro-ônibus pois está escuro e o caminho é desconhecido por eles. Vá de 4×4.
Para chegar aos gêiseres, são 95km subida acima, numa estrada cheia de curvas, estreita e com buracos!
O que é um gêiser

Vista parcial dos Gêiseres del Tatio, Atacama
O gêiser é um tipo de fonte termal que em espaços de tempo (regulares ou não) libera para cima uma enorme coluna de água quente. A duração de cada erupção é irregular, podendo ser segundos, minutos ou horas. A altura que um gêiser atinge também é variada, oscilando entre 1m e 100m. A quantidade de água jorrada vai de poucos litros até dezenas.
A fumaça se forma porque a coluna de água que está debaixo da terra, ao entrar em contato com uma rocha vulcânica quente, se evapora. O superaquecimento faz com que a pressão da água aumente. No momento em que a água atinge a pressão máxima, ela tem de escapar de alguma forma. É aí que ela encontra um buraco ou uma fissura e se lança violentamente ao ar.
Nos Gêiseres del Tatio a temperatura da água varia entre 85ºC a 100ºC e os jatos podem atingir uma altura de 10 metros. Existem mais de 40 gêiseres e outras tantas fumarolas no complexo, que é considerado o terceiro campo o mundo e o mais alto de todos.
A palavra gêiser se origina de uma fonte chamada Geysir, localizada na Islândia.

Fissura (buraco) que a água encontra para escapar, Passeio aos Gêiseres del Tatio, Atacama
Veja também nossos posts: Valle de La Luna é passeio obrigatório no Atacama, San Pedro de Atacama: o que fazer neste charmoso vilarejo e San Pedro de Atacama: como ir e onde ficar hospedado
Como é o passeio

Turistas passeando entre os gêiseres
As vans das agências de turismo começam a circular na cidade a partir das 3h da manhã, buscando os turistas em seus hotéis, hostels ou pousadas. É preciso chegar cedo para ver os gêiseres em ação!
Após todos estarem acomodados nas vans, começa então o caminho de subida à Cordilheira dos Andes. Os gêiseres estão a 95km ao norte de San Pedro. Em 2004, a administração do complexo foi delegada ao povo atacameño.
Deve-se pagar uma taxa para entrar no complexo (o valor não está incluído na excursão). A taxa é paga no escritório da administração, 2km antes da entrada do complexo dos gêiseres.
O acesso ao parque deve ser por volta das 6h, pois é ao amanhecer a melhor hora de ver os fumacês dos gêiseres saindo dos buracos do chão.
Após a explicação do guia, minha amiga Miki e eu andamos pelos caminhos e trilhas sinalizadas com pedras. Paramos em vários locais para tirar fotos. Em alguns pontos é possível chegar bem pertinho dos gêiseres. É importante não sair das trilhas.
Após uns 40 minutos, todos os que estavam na van se reuniram novamente. Hora de um singelo café da manhã: café, leite, chá, pães, bolo e biscoitos (o lanche é incluído no tour).
Após o café, seguimos para a piscina de água termal, vizinha à área dos gêiseres.




As Termas do Gêiseres del Tatio

Vestiário dasTermas dos Gêiseres
Pense em você num lugar muito frio e com algum vento e à sua frente uma piscina quente, aliás bem quente, formada pelas águas dos gêiseres. Pois é! Desejo de estar dentro daquela água não falta. O difícil é ter coragem de tirar a roupa (vá de maiô ou biquíni por baixo de suas inúmeras camadas de roupas), entrar na água, ficar 20 minutos, sair, secar, trocar e…. vestir tudo novamente!
A água dessa piscina vem do solo, através de pequenos buracos. Por isso o local é mantido sempre quente. A piscina não é funda e na parte rasa dá para ficar sentado com água nos ombros. Só cuidado ao andar pois pode acontecer desavisadamente você pisar em um dos buracos que sai água…. A água é bem quente!
O fundo da piscina é meio barrento e o ar e a água tem um leve cheiro de enxofre. Normalmente a temperatura da água varia entre 29ºC e 35ºC. Recomenda-se não ficar mais que 20 minutos dentro da piscina. Não prove ou beba desta água!
Complicado tirar a roupa, complicado sair da piscina, complicado esperar por uma cabine naquele frio, complicado vestir a roupa dentro da cabine! Toda esta logística às 8h ou 9h da manhã, para mim foi fora de cogitação. Só molhei os pés!

Turistas nas termas

Termas do Gêiseres del Tatio
O caminho de volta
Todos reunidos novamente na van, hora de partir. Paramos em alguns mirantes para fotos (lindas fotos!!!) e seguimos em direção ao pequeno povoado de Machuca, onde se pode ver uma pequena igrejinha no alto do morro e algumas casas (construção típica da região!).
Além disso, para quem gosta ou quer experimentar a gastronomia local é possível adquirir empanadas de queijo de cabra ou churrasquinhos de lhama.


Dicas para o passeio aos Gêiseres del Tatio!
-Para esse passeio é necessário que seu organismo já esteja melhor aclimatado à altitude
– Vá bem agasalhado, no modo efeito cebola! Leve luvas, gorro, cachecol e roupas leve por baixo…De madrugada é bem frio, com temperaturas variando de -10º C a 3ºC , mas às 12h a temperatura sobe bastante
– Mantenha-se hidratado o tempo todo. Leve água!!
– Antes de sair do hotel, hostel ou pousada tente comer algo. Nem que seja uma fruta, uma barrinha de cereal ou biscoitos
– Leve protetor solar e hidratante labial,
– Vá de tênis ou bota de caminhada
– Se for entrar nas termas, sugiro que já com biquíni ou maiô. Estará frio do lado de fora! Leve uma toalha e roupas de baixo secas para vestir depois que tirar o biquíni molhado
– No dia anterior, não beba muito álcool, evite alimentação pesada e durma cedo! Lembre-se que as saídas para o passeio aos Gêiseres del Tatio é de madrugada!
– Li em algum lugar que fotografar quando ainda está escuro ou lusco-fusco, pode fazer com que as fotos fiquem um pouco tremidas…

Miki Kuwano e eu nos gêiseres
Viaje conosco
*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você!
Breve explicação
*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria “Passeio aos Gêiseres del Tatio começa de madrugada ” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem, Miki Kuwano. Esta é a política do blog, de total transparência.
*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.
Perfeita reportagem sobre os Gêiseres del Tatio eu diria apenas que se for no inverno, neva bastante e com o sol vira gelo, muito perigoso andar sem botas especiais para neve.nos Estados Unidos vendem um acessorio para revestir a sola do calçado feito de molas ( fazem o efeito das correntes em pneus dos carros) é economico (U20) (não sei dizer o nome de loja porque ganhei o meu e perguntei o preço ,mas foi comprado na California) resolve o problema , fora isso é uma aventura e tanto ,observando bem, cheguei a ficar com um certo medinho o lugar é alucinante, eu usei touca ninja por baixo do capuz e os labios realmente precisam de protetor .Antes disso tive problemas com a altura e fui medicada,um dia no hotel e ja estava boa. Muito bem detalhado seu post,eu me senti em outro planeta por lá.
Rose, obrigada pelo elogio. É tão bom saber que o que escrevemos detalha o passeio perfeitamente. Obrigada pela sugestão. Vou incluir no post. Eu não fui no inverno. Andar no “primeiro gelo”, naquela camadinha fina e bem “sliperry” é muito perigoso. Eu normalmente viajo com botas de caminhada que tem travas, aquelas meio antiderrapantes. Mas vou dar esta sugestão também!!! Obrigada mais uma vez!!! Abraços Patricia