Patricia Lamounier (texto & fotos) – Sempre desejei conhecer o Salar de Uyuni. Entretanto, havia sempre um porém, um percalço ou uma desistência. Até que minha amiga Miki e eu resolvemos ir de férias para o Atacama. O plano era nos encontrarmos em Santiago e de lá voar para Calama, porta de entrada para San Pedro e deserto do Atacama! Então, seguiríamos em excursão de 4 dias para o Salar de Uyuni, na Bolívia.

E assim fizemos! As agências de turismo de San Pedro de Atacama oferecem o pacote para o Salar de Uyuni, que pode ser de 3 ou 4 dias!

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com uma extensão de 12.000 m2 e altitude de 3.600 m. Está localizado próximo às cidades de Uyuni e de Potosí. A paisagem é incrível. Um grande deserto branco que chega a ofuscar a visão. Sem óculos escuros fica difícil de enxergar! Durante quase todo o ano, o salar é seco!

Mas SE você tiver a sorte (ou azar!) como eu tive, você verá um mar! Eu conheci o Salar de Uyuni alagado, frio, com água até os joelhos e ondas em alguns pontos! O que eu encontrei lá, não acontecia há mais de 20 anos!

Mesmo com frio e chuva, a viagem foi maravilhosa em todos os sentidos! E quando havia um”perrengue”, ríamos sem parar! Quero muito voltar para conhecer o salar com sol, só que desta vez, será via La Paz!

salar-de-uyni-jipe-na-chuva, foto patricia lamounier

Salar de Uyuni: dia frio e chuvoso!

 

salar-de-uyni-miki-e-eu-no-topo-do-jipe, foto patricia lamounier

Salar de Uyuni: Eu e Miki nos divertindo!

QUANDO VISITAR O SALAR DE UYUNI

O Salar de Uyuni recebe visitantes o ano inteiro. Eu fui em abril e coincidiu com o restinho da estação das chuvas, que normalmente acontece entre dezembro e março. Isto significa que o deserto fica espelhado. Mas se for em um período de muita chuva (como no ano em que eu fui), alguns trechos ficam inacessíveis. Mas é verão neste período e a temperatura está mais amena.

O inverno no Uyuni  é seco e acontece entre os meses de junho, julho e agosto e as temperaturas são muito baixas. Especialmente ao amanhecer e anoitecer.

Uma dica: se deseja meia estação vá em setembro ou outubro. Não aconselho ir em em abril ou maio. Além do “restinho” da estação chuvosa, as temperaturas começam a baixar enormemente. A temperatura média na região é de -6ºC. No inverno gira em torno de -12ºC e  no verão, de 1ºC. 

AS VÁRIAS MANEIRAS DE CHEGAR A UYUNI

salar-de-uyni-a-cidade-de-uyni-3.1 foto patricia lamounier

Cidade de Uyuni: porta de entrada para o salar

Existe uma infinidade de opções para chegar ao Salar de Uyuni. Pode ir pelo Peru, Argentina ou Chile. Entretanto, é preciso chegar a cidade de Uyuni. Ali é a porta de entrada para o Salar. Na cidade de Uyuni, existem várias agências de turismo com visitas ao deserto saindo em vários horários.

Tem 2 rotas que as pessoas normalmente utilizam: via La Paz (Bolívia) ou San Pedro de Atacama (Chile). Nestas cidades também existem agências que trabalham exclusivamente com o tour para o Salar de Uyuni. O passeio é oferecido nas opções: ida e volta ou somente ida. A quantidade de dias também varia de acordo com o pacote e a sua localização: 3 ou 4 dias!

Uma coisa é certa: todos os passeios e excursões tem pit-stop de saída para o Salar de Uyuni na cidade que leva o mesmo nome: Uyuni!

uyni-cidade-chegada-foto patricia lamounier

Cidade de Uyuni, Bolívia

SALAR DE UYUNI VIA BOLÍVIA

Onde quer que você esteja na Bolívia, vá para a cidade de Uyuni. Várias são as maneiras de chegar até lá. As mais utilizadas são de ônibus ou de carro. O que não falta são “buses” saindo das mais diversas cidades da Bolívia para Uyuni. Os ônibus não são tão confortáveis… Portanto, verifique antes o tipo de ônibus!

Do Brasil via Bolívia, o melhor mesmo é ir para La Paz. O Aeroporto Internacional de El Alto é o mais perto da cidade de Uyuni. São 555 km. Depois, tente usar a viação Todo Turismo que é uma linha executiva e super cotada para o trajeto La Paz-Uyuni.

Outra opção em La Paz é pegar um aviãozinho para a cidade de Uyuni. A viagem é rápida e dura menos que uma hora. A empresa responsável por este trajeto é a BoA ou Amaszonas. 

Se decidir por La Paz, fique alguns dias na capital. É uma ótima cidade para visitar e também aclimatar … O mal de altitude, Soroche ou doença das alturas costuma atacar!

O Aeroporto Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Viru Viru) também oferece vôos diretos para Uyuni através das companhias aéreas Amaszonas e BoA. A distância é maior. São 884 km entre Santa Cruz e Uyuni.

Uma vez na cidade Uyuni, pernoite. A cidade é pequena, muitoooo simples e com bastante bares. Sua principal fonte de renda é o turismo. A maior parte dos hotéis e restaurantes estão nas cercanias da “Plaza Arce”. Os hotéis são como a cidade: simplesssss demaiisss!!! Procure adequadamente e reserve seu hotel.

Na cidade, contrate um tour para o Salar de Uyuni! Até às 17h30 é possível contratar um tour para o dia seguinte. Normalmente as agências de turismo funcionam de 7h da manhã às 19h. Tem também os agentes que ficam na rua oferecendo os passeios. Saiba negociar! Os tours partem para o salar nas mais variadas horas. Quem sabe se levantar cedinho…

SALAR DE UYUNI VIA CHILE 

Esta foi a opção que escolhemos!!! Saímos de San Pedro do Atacama num tour de 4 dias!  Existe a opção de 3 dias. Ela só é interessante se você for viajar de Uyuni para outra cidade na Bolívia. Caso contrário, é melhor regressar para San Pedro do Atacama na opção de 4 dias.

O trajeto é quase o mesmo, com algumas diferenças na ordem das visitas e nas pernoites nos alojamentos. Verifique nas agências em San Pedro. Miki e eu olhamos em 3 agências e negociamos preço antes de fechar o pacote.

Na compra, tiramos todas as dúvidas, ganhamos um mapa do roteiro, ficamos sabendo o que estava incluído e o que era necessário levar (inclusive quantidade de dinheiro!).

Conversando na agência de turismo na Bolívia, descobri que os preços dos passeios saindo de Uyuni são mais baratos. É o mesmo roteiro, mesma agência, mas o valor é mais em conta na Bolívia do que no Chile!  

Algumas dicas 

Mesmo a comida estando incluída, leve alguns extras, como suquinhos, biscoitos e barras de chocolate. Nada em grande quantidade e nada muito pesado!

Troque o dinheiro por Bolivianos em San Pedro do Atacama! Você vai precisar durante todo o caminho. As agências normalmente estimam o quanto de dinheiro levar. Nós trocamos 120 dólares na época (para 2 pessoas).

A agência também te dirá o que é preciso levar para a viagem (item e quantidade como água, papel higiênico, filtro solar, casaco de frio, óculos etc). 

Se você tiver um saco de dormir, leve-o. As roupas de cama não são trocadas todos os dias…

Mantenha sempre papel higiênico  e lenços umedecidos na sua mochila ou bolsa de mão. As condições de higiene por lá são péssimas!

O QUE ESPERAR DO CAMINHO

salar-de-uyni- os componentes do carro, foto patricia lamounier

Em direção ao Salar de Uyuni: primeira foto tirada dentro do carro!

A viagem saindo por San Pedro de Atacama passa pelas fronteiras Chile-Bolívia. Aduana de saída e entrada. Não é complicado a imigração, mas deve-se pagar uma taxa na Bolívia!

Se o dia estiver frio e ventando, e com certeza estará, vá preparado! Efeito cebola!

As atrações pelo caminho até o salar são muitas, são lindas e surpreendentes!!! Sim, por que o percurso é dentro do Parque Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. Os quase 500 km até a cidade de Uyuni, é feito em 4X4, num jipe para 7 pessoas: 6 turistas e o motorista (que também é guia e em vários momentos, cozinheiro!). A bagagem vai na parte de cima do carro!

O trajeto passa por uma infinidade de “spots” legais:  Laguna Verde, Laguna Blanca, Deserto de Salvador Dali, Águas termais, Geisers, Laguna Colorada (maravilhosa!!), Árvore de Pedra, Hotel de Sal, Cemitério de Trens, San Crisbobal e outros!!!

salar-de-uyni-caminho foto patricia lamounier

Parque Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa: caminho para a cidade e Salar de Uyuni.

Abaixo na sequencia: Águas termais, Geisers, Árvore de Pedra e Laguna Colorada!

PONTOS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO

salar-de-Uyni-quartos-foto patricia lamounier

Viagem para o Salar de Uyuni: quartos a compartir no Refugee Camp

Algumas pessoas podem achar o passeio cansativo. Você viaja num carro com mais 6 pessoas, num trajeto árido (areia e sol) por quase 6 horas diárias. Claro que existem as paradas. Afinal e inquestionavelmente, o passeio impressiona pelos cenários!

Muitos dos albergues no caminho possuem quartos a compartir. Miki e eu compartilhamos um quarto para 6 na primeira noite. Depois conseguimos quartos com 2 camas. As acomodações são simplérrimas e sem aquecimento interno. Fico me perguntando se as roupas de cama são trocadas diariamente…Mas descobri que não adianta em nada perguntar! Se tiver um saco de dormir, leve-o.

Em geral, as condições de higiene na Bolívia não são lá muito boas. Achar um banheiro limpinho e higienizado é missão quase que impossível!

Os banheiros dos hostels são obrigatoriamente compartilhados! E o banho é frio. Se quiser quente, deve pagar por isto. Não é muito, mas paga-se. Ah! E não adianta querer pagar mais para ser a primeira a tomar banho quente!  A fila deve ser respeitada!!!

salar-de-uyni-hostel-uyni foto patricia lamounier

Salar de Uyni: nossa hospedagem no hostel na cidade de Uyuni (paredes feitas de blocos de tijolo de sal)

A comida (café da manhã, almoço e jantar) está incluída no preço do pacote. O grupo no qual fiz a viagem não teve problema algum com a comida mas sei que para alguns, a comida fica a desejar. Não tem carne (exceto lhama!) e é sempre a mesma combinação: salada, arroz, macarrão, ovo, pão, café, leite em pó, chá, biscoitos, margarina, achocolatado e doce de leite. Em alguns momentos, frutas: banana ou maçã!

Sobre San Pedro e o Deserto do Atacama, leia também: Valle de La Luna é passeio obrigatório no Atacama,  Passeio ao Salar de Tara, Conheça o povoado de Machuca, San Pedro de Atacama: o que fazer neste charmoso vilarejo, San Pedro de Atacama: como ir e onde ficar, Lagunas Altiplânicas

Viaje conosco

*Se você estiver interessada (o) em viajar para San Pedro do Atacama e clicar em nossos links, ganhamos uma pequena comissão do Booking.com e do Rentcars.com do qual somos afiliados. Isso não influi em nada no preço final que você pagará em suas diárias. Essa comissão nos ajuda a pagar os custos do blog e continuar trazendo as melhores informações para você! 

Breve explicação

*Todos os custos da viagem como hospedagem, passeios, e traslados incluindo passagens aéreas e da matéria ” Salar de Uyuni, Bolívia:quando ir e as várias maneiras de chegar  ” – foram bancados por mim e pela minha companheira de viagem, Miki Kuwano. Esta é a política do blog, de total transparência. 

*Caso venhamos a viajar com algum apoio, isso estará explicitamente citado no post.